MotoGP incha programação e anuncia calendário provisório de 21 etapas para 2022

Com a entrada de Indonésia e Finlândia e a etapa de Portugal se tornando fixa no calendário, a MotoGP tem previsto um calendário de 21 etapas para 2022

MOTO3 FLERTA COM TRAGÉDIA EM AUSTIN E ATÉ PILOTOS SUGEREM MUDANÇAS | GP às 10

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou nesta quinta-feira (7) o calendário provisório para a temporada 2022 da MotoGP. A programação conta com 21 etapas, com a introdução dos GPs da Indonésia e da Finlândia, e o GP de Portugal entrando como etapa fixa. Trata-se do mais extenso calendário do Mundial de Motovelocidade.

Desde o ano passado, as temporadas da MotoGP tiveram tamanho reduzido por causa da pandemia de Covid-19. Agora, porém, a organização considerou que era possível inchar o calendário, mas seguirá atenta ao desenrolar das infecções pelo novo coronavírus.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Circuito da Indonésia ainda depende da homologação (Foto: Divulgação)

WEB STORY
# Como ficou o calendário provisório da temporada 2022 da MotoGP?
# Como está o grid da MotoGP para a temporada 2022?

“Todas as datas e eventos, assim como a presença de espectadores, estão sujeitas à evolução da pandemia e a aprovação dos governos e autoridades correspondentes”, disse a MotoGP em nota à imprensa.

Como acontece tradicionalmente, a abertura está prevista com o GP do Catar, em 6 de março. Na sequência, o Mundial segue para a Indonésia, para debutar no circuito de Mandalika. A prova agendada para 20 de março, porém, ainda depende da homologação da pista. O traçado, aliás, deve receber o Mundial de Superbike ainda neste ano, em disputa agendada para 20 e 21 de novembro,

Depois, a programação prevê o retorno para a Argentina, visitada pela última vez em 2019. Recentemente, por sinal, Termas de Río Hondo renovou o contrato para receber o campeonato até 2025. O GP das Américas completa a visita ao continente, mas a realização da prova ainda não é uma certeza. Afinal, na semana passada os pilotos criticaram severamente as condições do asfalto e asseguraram que não voltariam se o circuito não fosse recapeado ao menos no trecho entre as curvas 2 e 10.

Em 24 de abril, o GP de Portugal abre a fase europeia da temporada. Espanha, França, Itália, Catalunha, Alemanha e Holanda vêm em sequência, com o GP da Finlândia agendado para 10 de julho. A prova no KymiRing foi cancelada nos últimos anos, mas o circuito tampouco conta com a homologação necessária.

Na sequência, o Mundial entra em férias, mas retoma as atividades em 7 de agosto, com o GP da Grã-Bretanha. Áustria, San Marino e Aragão vem logo depois, com a fase asiática começando em 25 de setembro, com o GP do Japão. Depois, a caravana viaja à Tailândia e tira uma semana de folga antes de Austrália e Malásia. A Comunidade Valenciana mais uma vez será palco no encerramento da temporada, agendado para 6 de novembro.

Apesar de longa, a programação traz uma ausência: o GP do Brasil. A prova tinha sido confirmada para 2022 ainda em outubro de 2019 e estava prevista para acontecer no Autódromo de Deodoro, no Rio de Janeiro. O circuito, que conseguiu um contrato até 2026 com a Dorna, promotora do Mundial, contudo, sequer existe.

MotoGP volta às pistas no próximo dia 24 de outubro para o GP do Feito na Itália e da Emília-Romanha, em Misano. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2021.

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

LEIA TAMBÉM
Quartararo aumenta vantagem e tem primeiro match-point da MotoGP em Misano
Marc Márquez devora adversários e reestabelece reinado no Circuito das Américas
Dez fatores que explicam por que Quartararo está a caminho do título da MotoGP
# Suzuki aparece irregular e longe das vitórias, e Mir vê defesa do título escapar
# Marc Márquez 2011 x Raúl Fernández 2021: recordistas de vitórias na estreia na Moto2

MotoGP 2022, Calendário provisório:

DATAETAPALOCAL
6/3GP do Catar¹Losail
20/3GP da IndonésiaMandalika
3/4GP da ArgentinaTermas de Río Hondo
10/4GP das AméricasAustin
24/4GP de PortugalPortimão
1/5GP da EspanhaJerez
15/5GP da FrançaLe Mans
29/5GP da ItáliaMugello
5/6GP da CatalunhaBarcelona
19/6GP da AlemanhaSachsenring
26/6GP da HolandaAssen
10/7GP da FinlândiaKymiRing
7/8GP da Grã-BretanhaSilverstone
21/8GP da ÁustriaRed Bull Ring
4/9GP de San MarinoMisano
18/9GP de AragãoMotorLand
25/9GP do JapãoMotegi
2/10GP da TailândiaBuriram
16/10GP da AustráliaPhillip Island
23/10GP da MalásiaSepang
6/11GP da Comunidade ValencianaValência
¹Etapa noturna
TRAGÉDIAS NO MOTOCICLISMO PRECISAM GERAR REFLEXÕES | GP às 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.