MotoGP insiste em formato e descarta aumentar grid até para acomodar nova fábrica
Diretor-esportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta deixou claro que a promotora não tem a intenção de abrir espaço para uma nova equipe. Dirigente condicionou a entrada de um novo construtor à união com uma das esquadras atuais
Diretor-esportivo da Dorna, Carlos Ezpeleta descartou abrir espaço para uma nova equipe na MotoGP. O dirigente insistiu no formato de 11 equipes e sublinhou que, mesmo um novo construtor, teria de se aliar a um dos atuais times.
A MotoGP hoje conta com cinco fábricas — Ducati, Aprilia, KTM, Yamaha e Honda — e outras seis equipes privadas — Pramac, Gresini, VR46, Trackhouse, Tech3 e LCR. Até 2022, a classe rainha do Mundial de Motovelocidade tinha seis construtores, mas acabou com um grid mais magro por causa da saída da Suzuki.
Relacionadas
“Nossa visão para a MotoGP continua sendo com 11 equipes e 22 pilotos”, disse Ezpeleta em entrevista à publicação alemã Speedweek. “A experiência, mesmo após a saída da Suzuki, mostrou que temos as melhores condições aqui”, seguiu.
“O fato é que temos um enorme tesouro com uma estrutura que ainda não exploramos totalmente. Os 22 pilotos ativos hoje representam 22 histórias incrivelmente boas. Vemos uma ação incrível em até 44 corridas. E acho que já estamos enfrentando um enorme desafio de contar essas histórias da melhor maneira possível. Com 24 pilotos, essa tarefa seria ainda maior”, ponderou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na visão do filho de Carmelo, a qualidade das equipes é mais importante. Ainda assim, o dirigente não fechou a porta para um novo construtor, mas impôs uma condição.
“No fim das contas, o que importa é a qualidade das 11 equipes. Se são atendidas por cinco ou seis fabricantes, aí é outra questão”, comentou. “Mas não é segredo que a nossa prioridade atualmente são cinco fabricantes. Isso não significa que queremos impedir a entrada de um sexto fabricante, mas significa que outro fabricante teria de trabalhar com uma das 11 equipes. 11 equipes e 22 pilotos: isso está resolvido”, encerrou.
A MotoGP volta às pistas entre os dias 16 e 18 de agosto com o GP da Áustria, no Red Bull Ring, 11ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.