MotoGP limita atualizações aerodinâmicas na próxima temporada para conter custos e torna airbags compulsórios em 2018

A MotoGP anunciou nesta terça-feira (18) que vai limitar o número de atualizações aerodinâmicas feitas ao longo do ano na próxima temporada para conter os custos. Além disso, a Comissão de GP tornou os airbags compulsórios a partir de 2018

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A MotoGP anunciou nesta terça-feira (18) mais uma mudança no regulamento aerodinâmico do Mundial. Depois de determinar o fim das asas, o certame passa a limitar a evolução aerodinâmica em 2017.
 
No Japão, a Comissão de GP, que é formada por Carmelo Ezpeleta, diretor-executivo da Dorna, a promotora do Mundial, Ignacio Verneda, diretor-executivo da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), Hervé Poncharal, da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e Takanao Tsubouchi, da MSMA (Associação das Fábricas de Motocicletas Esportivas), junto com Javier Alonso, também da Dorna, e Mike Trimby, da IRTA, decidiu limitar o número de atualizações aerodinâmicas ao longo do ano para conter os custos do esporte.

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A MotoGP terá limitações sobre a aerodinâmica na temporada 2017 (Foto: Yamaha)
“No interesse de conter os custos, haverá um número limitado de atualizações que uma fábrica pode fazer no design da carenagem e do para-lama dianteiro durante a temporada”, disse a FIM em um comunicado à imprensa. “Os designs iniciais serão homologados pelo diretor-técnico no primeiro evento da temporada”, seguiu.
 
“Depois, só uma atualização da carenagem e uma atualização do para-lama dianteiro é permitida por temporada”, anunciou. “A restrição será aplicada ‘por piloto’ e não por fabricante”, completou.
 
Além disso, a Comissão de GP também tornou compulsório o uso de airbags em todos os trajes a partir da temporada 2018. 
 
Também, a FIM iniciou uma busca por interessados em fornecer a ECU da Moto2 entre as temporadas 2019-2021.
 
Em Motegi, a Comissão de GP também confirmou que a Liqui-Moly seguirá como fornecedora de óleo de Moto3 e Moto3 entre 2018 e 2020.
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