MotoGP remarca GP das Américas, cancela corrida no Japão e adia etapa da Tailândia

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou nesta quarta-feira (23) uma mudança no calendário da temporada 2021. O GP das Américas, em Austin, que tinha sido adiado no início do ano, agora vai acontecer em 3 de outubro

Como foi o GP da Alemanha de MotoGP vencido por Marc Márquez (Vídeo: GRANDE PRÊMIO com Reuters)

O calendário 2021 ganhou uma repaginada nesta quarta-feira (23). Ainda na esteira da pandemia de Covid-19, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) alterou a programação da MotoGP ao remarcar o GP das Américas, cancelar o GP do Japão e adiar o GP da Tailândia.

No início do ano, o GP das Américas precisou ser adiado por conta do descontrole da pandemia nos Estados Unidos. Agora, com 45,8% da população completamente vacinada ― de acordo com dados do Our World in Data ―, a prova de Austin foi reagendada para 3 de outubro, data originalmente reservada para o GP do Japão.

GP das Américas foi remarcado para outubro (Foto: Repsol)

LEIA TAMBÉM
⇝ Marc Márquez agarra chance e interrompe calvário para manter reinado em Sachsenring
⇝ Quartararo amplia liderança na MotoGP com pódio na Alemanha. Confira classificação
Vitória de Marc Márquez anima, mas pouco muda situação ruim da Honda na MotoGP

Por conta da mudança, o GP da Tailândia teve a data modificada em uma semana e agora vai acontecer em 17 de outubro. O GP do Japão, por outro lado, foi cancelado.

“A FIM, a IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida) e a Dorna Sport também precisam confirmar o cancelamento do GP do Japão. A pandemia em curso de Covid-19 e as complicações de viagens e restrições logísticas fazem com que não seja possível confirmar o evento neste momento, o que faz com que o evento não esteja presente no calendário de 2021”, disse a entidade máxima em nota. “O Mundial de Motovelocidade está ansioso para voltar a correr diante dos fãs japoneses na corrida de casa deles, em 2022”, completou.

A nota divulgada nesta quarta-feira não mencionou o GP da Argentina, que também está pendente na programação. O reagendamento da corrida adiada em Termas de Río Hondo vai depender do desenrolar da pandemia.

De acordo com dados reunidos pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o país sul-americano vive uma fase de transmissão comunitária do Sars-CoV2, com 10.395 novos casos nas últimas 24h e 301 mortes. No total, são 4.277.395 casos, com 89.490 vítimas fatais. Segundo o Our World in Data, apenas 8,3% da população argentina está completamente imunizada.

A pandemia, porém, não é o único desafio para a etapa no país vizinho, em fevereiro passado, um incêndio destruiu completamente a estrutura dos boxes, além de camarotes, sala de imprensa, cabines de transmissão e área VIP do autódromo localizado em Santiago Del Estero.

MotoGP 2021, Calendário:

DATAETAPACIRCUITO
28/3GP DO CATAR¹LOSAIL
11/4GP DE DOHA¹LOSAIL
18/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
16/5GP DA FRANÇALE MANS
30/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
6/6GP DA CATALUNHAMONTMELÓ
20/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
27/6GP DA HOLANDAASSEN
8/8GP DA ESTÍRIARED BULL RING
15/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
29/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
12/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
19/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
3/10GP DAS AMÉRICASAUSTIN
17/10GP DA TAILÂNDIABURIRAM
24/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
31/10GP DA MALÁSIASEPANG
14/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO
¹ Corrida noturna

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.