MotoGP retoma pré-temporada, e Bautista põe satélite Gresini na ponta no 1º dia de testes em Sepang

Álvaro Bautista foi o mais rápido no primeiro dia de testes da segunda bateria da pré-temporada da MotoGP na Malásia, nesta quarta-feira (26). O espanhol, da satélite Gresini, superou em 0s52 a marca de Aleix Espargaró, o segundo colocado. Melhor piloto de fábrica, Andrea Dovizioso, com a Ducati, foi o quarto

 

A MotoGP retomou as atividades da pré-temporada 2014 e, novamente na Malásia, realizou nesta quarta-feira (26) o primeiro de três dias de testes coletivos. E a Honda, de novo, foi a moto que ditou o ritmo, mas, desta vez, não com um piloto de fábrica. O melhor tempo em Sepang foi registrado por Álvaro Bautista, da satélite Gresini.

O espanhol completou 61 voltas pelo circuito malaio e na melhor delas, a penúltima, virou 2min00s848, 1s3 mais lento que a marca alcançada por Marc Márquez na primeira semana de testes, ainda no início do mês. O atual campeão, aliás, foi a grande ausência dos trabalhos em Sepang. Ainda se recuperando da fratura na perna direita, Márquez está fora das ações malaias.

Aleix Espargaró, mais uma vez, foi destaque. Andando com a Forward, equipada com motor da Yamaha de fábrica, o piloto ficou com a segunda colocação da tabela, apenas 0s052 atrás do líder. Aleix ainda viu o irmão, Pol, terminar em terceiro, com a Tech3, a satélite da equipe de Iwata. Andrea Dovizioso foi o melhor piloto de fábrica na folha de tempos. O italiano colocou a Ducati no quarto posto, seguido por Jorge Lorenzo.

Álvaro Bautista virou 2min00s848 para liderar o dia em Sepang (Foto: Getty Images)

Confira como foi o primeiro dia de testes da MotoGP em Sepang nesta quarta-feira

Os pilotos da MotoGP encontraram uma pista malaia mais suja, muito escorregadia e sem aderência nesta quarta, na abertura dos trabalhos para a segunda semana de testes da pré-temporada. Até por isso os tempos demoraram a cair e, apenas no fim do dia, as marcas foram melhorando. Ainda assim, hoje foi dia dos coadjuvantes.

Apesar das condições instáveis, os pilotos conseguiram trabalhar bastante no desenvolvimento e coleta de dados, mesmo sob um forte calor tropical. E Bautista foi quem acabou determinando o ritmo hoje. O espanhol testou um novo pneu traseiro da Bridgestone, além de outros componentes de sua Honda Gresini.

Aleix Espargaró mostrou grande desempenho com a Forward nesta quarta (Foto: Getty Images)

Aleix Espargaró também teve um início sólido de trabalho com a Forward, tendo ficado a apenas 0s052 do tempo de Álvaro. O mais velho dos Espargaró, entretanto, chegou a liderar por vários momentos a sessão desta quarta, treinando com um pneu mais macio, devido ao regulamento Open. O caçula Pol também foi bem com a Tech3.

O campeão da Moto2 mostrou melhor adaptação desta vez e impressionou com um ritmo bem próximo ao dos ponteiros. O jovem dedicou o dia à avaliação da eletrônica da M1. O companheiro de equipe, Bradley Smith, foi apenas o nono.

Melhor piloto de fábrica hoje, Andrea Dovizioso colocou a Ducati na quarta posição da tabela, finalizando o dia com o desenvolvimento da GP14 na configuração mais básica. Cal Crutchlow ajudou o companheiro na equipe italiana e também focou no acerto da moto de Borgo Panigale. O inglês foi apenas o 11º.

A quinta colocação ficou com Jorge Lorenzo. O bicampeão da Yamaha se concentrou no acerto mais fino de sua M1 com a nova opção do pneu traseiro mais duro, além do trabalho de adaptação à regra dos 20 l de combustível no tanque, obrigatória os representantes de fábrica. Lorenzo percorreu 56 voltas pelo traçado malaio, obtendo o giro mais rápido já no fim da sessão, quando saiu de sétimo para quinto.

Jorge Lorenzo conseguiu o quinto tempo nesta quarta em Sepang (Foto: Getty Images)

Dani Pedrosa e a Honda vieram na sequência. Único representante da equipe laranja, o catalão foi o sexto, logo à frente de Valentino Rossi, que continuou se dedicando ao acerto da Yamaha #46. O italiano ficou a pouco mais de meio segundo de Bautista depois de 65 voltas nesta quarta.

Stefan Bradl, com a LCR Honda, ficou em oitavo, depois de também concentrar o dia na avaliação dos freios, suspensão, geometria e eletrônica. Bradley Smith e Nicky Hayden completaram os dez melhores. A Suzuki também está na Malásia nesta semana novamente, com Randy de Puniet, que fechou os testes em 17º.

MotoGP, Sepang, Treinos coletivos, dia 1:

1 Álvaro BAUTISTA ESP Gresini Honda   2:00.848   61
2 Aleix ESPARGARÓ ESP Forward Yamaha   2:00.900 +0.052 31
3 Pol ESPARGARÓ ESP Tech 3 Yamaha   2:00.999 +0.151 57
4 Andrea DOVIZIOSO ITA Ducati   2:01.029 +0.181 47
5 Jorge LORENZO ESP Yamaha   2:01.158 +0.310 56
6 Dani PEDROSA ESP Honda   2:01.160 +0.312 47
7 Valentino ROSSI ITA Yamaha   2:01.349 +0.501 65
8 Stefan BRADL ALE LCR Honda   2:01.491 +0.643 50
9 Bradley SMITH ING Tech 3 Yamaha   2:01.644 +0.796 54
10 Nicky HAYDEN EUA Aspar Honda   2:02.227 +1.379 55
11 Cal CRUTCHLOW ING Ducati   2:02.319 +1.471 48
12 Andrea IANNONE ITA Pramac Ducati   2:02.334 +1.486 51
13 Hiroshi AOYAMA JAP Aspar Honda   2:02.709 +1.861 59
14 Colin EDWARDS EUA Forward Yamaha   2:02.743 +1.895 47
15 Yonny HERNÁNDEZ COL Pramac Ducati   2:02.823 +1.975 50
16 Héctor BARBERÁ ESP Avintia Kawasaki   2:02.975 +2.127 47
17 Randy DE PUNIET FRA Suzuki   2:03.341 +2.493 73
18 Scott REDDING ING Gresini Honda   2:03.553 +2.705 51
19 Michele PIRRO ITA Ducati   2:03.991 +3.143 40
20 Katsuyuki NAKASUGA JAP Yamaha   2:04.165 +3.317 45
21 Mike DI MEGLIO FRA Avintia Kawasaki   2:04.885 +4.037 59
22 Karel ABRAHAM TCH AB Honda   2:05.638 +4.790 45
23 Nobuatsu AOKI JAP Suzuki   2:07.302 +6.454 10

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.