MotoGP revisa calendário, promove rodada dupla no Catar e confirma Portugal em 2021

A temporada 2021 da MotoGP sofre com novas mudanças no calendário. Depois dos testes na Malásia serem cancelados pela pandemia de Covid-19, agora o campeonato vai começar com rodada dupla no Catar. As etapas na Argentina e nos Estados Unidos foram adiadas e não possuem novas datas definidas

A Dorna, organizadora do Mundial de Motovelocidade, e a FIM [Federação Internacional de Motociclismo] divulgaram mudanças no calendário 2021 da MotoGP. Agora, a temporada começa com rodada dupla no Catar, além da inclusão do GP de Portugal e o adiamento das etapas na Argentina e nos Estados Unidos — ambas sem datas definidas. Há dez dias, a MotoGP já havia cancelado a pré-temporada na Malásia após o país declarar emergência com o aumento de casos de Covid-19.

Com as modificações feitas, a MotoGP segue para uma rodada dupla no Catar, em 28 de março e 4 de abril. Em 2020, a classe rainha não correu no circuito de Losail por conta da pandemia de Covid-19. Moto2 e Moto3 disputaram as corridas normalmente porque estavam no país asiático para testes de pré-temporada.

A terceira etapa agora será em Portugal, no dia 18 de abril. A pista de Portimão fechou a temporada 2020 da MotoGP, foi muito elogiada pelos fãs e retorna ao calendário para o campeonato 2021.

O elogiado circuito de Portimão, palco do GP de Portugal, retorna ao calendário em 2021 (Foto: KTM)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

As provas em Termas de Rio Hondo, na Argentina, e Austin, nos Estados Unidos, acabaram adiadas. A Dorna ainda não divulgou quando devem ser encaixadas no calendário, mas vale lembrar que ambas foram canceladas no ano passado pela pandemia.

O resto do calendário da MotoGP segue intacto, inclusive com o espaço vago entre as etapas da Finlândia — que entra no cronograma neste ano — e da Áustria no meio do ano. A previsão de encerramento é na Comunidade Valenciana em 14 de novembro.

MotoGP vai terminar a temporada 2021 em Valência (Foto: Red Bull Content Pool)

Além disso, o Mundial mantém duas pistas na reserva: Igora Drive, na Rússia, e Mandalika, na Indonésia, que ainda depende de homologação.

O traçado russo fica próximo de São Petersburgo e leva a assinatura do arquiteto Hermann Tilke. Igora Drive deveria ter recebido etapa do DTM e da W Series neste ano, mas as corridas foram canceladas em virtude da pandemia.

O circuito da Indonésia estava previsto para entrar na MotoGP a partir de 2021, já que a Dorna assinou com o promotor local ainda em fevereiro do ano passado, mas ficou apenas para o caso de uma eventualidade.

MotoGP 2021, Calendário provisório:

DATAETAPACIRCUITO
28/3GP DO CATAR¹LOSAIL
4/4GP DO CATARLOSAIL
18/4GP DE PORTUGALPORTIMÃO
2/5GP DA ESPANHAJEREZ DE LA FRONTERA
16/5GP DA FRANÇALE MANS
30/5GP DA ITÁLIAMUGELLO
6/6GP DA CATALUNHAMONTMELÓ
20/6GP DA ALEMANHASACHSENRING
27/6GP DA HOLANDAASSEN
11/7GP DA FINLÂNDIA²KYMIRING
  
15/8GP DA ÁUSTRIARED BULL RING
29/8GP DA GRÃ-BRETANHASILVERSTONE
12/9GP DE ARAGÃOMOTORLAND
19/9GP DE SAN MARINO E DA RIVIERA DE RIMINIMISANO
3/10GP DO JAPÃOMOTEGI
10/10GP DA TAILÂNDIABURIRAM
24/10GP DA AUSTRÁLIAPHILLIP ISLAND
31/10GP DA MALÁSIASEPANG
14/11GP DA COMUNIDADE VALENCIANARICARDO TORMO

¹ Corrida noturna
² Pendente de homologação

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.