MotoGP vê equilíbrio entre fábricas, mas Marc Márquez surge como favorito na Tailândia
As cinco montadoras se colocaram no top-10 do primeiro dia da MotoGP na Tailândia, mas a Ducati segue à frente e ainda coloca Marc Márquez como favorito. Do outro lado da garagem, no entanto, Francesco Bagnaia sofreu com muitos problemas ao longo das atividades
A temporada 2025 da MotoGP finalmente começou. Com dois treinos nesta sexta-feira (28), já sabemos quem vai passar pelo Q1 e quem avança diretamente para a segunda fase da classificação deste sábado. E o que vimos na Tailândia, até o momento, foi um intenso equilíbrio entre as marcas do grid, mas um favorito em destaque: Marc Márquez.
No primeiro treino importante da temporada, as cinco montadoras estiveram presentes no top-10. Depois de dominar o ano passado, a Ducati colocou apenas três motos entre as principais do grid, mesmo número da rival Aprillia. A Honda surgiu com dois nomes no bolo enquanto Yamaha e KTM colocaram um único piloto.
Ainda que seja apenas a primeira corrida do ano e até mesmo os primeiros treinos, é notável um equilíbrio maior, parte do esforço da MotoGP com o esquema de concessões e regras que tentam aproximar as principais fábricas do grid. Pode ser que a pista de Buriram tenha características que facilitam essa proximidade, mas já é um avanço em relação aos últimos anos e algo que anima os torcedores.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ainda que o equilíbrio tenha sido a marca do dia, a Ducati segue com a moto mais forte do grid. Marc Márquez dominou o primeiro treino livre com a equipe de fábrica enquanto o irmão Álex liderou a dobradinha da família na sessão vespertina. Mas é o hexacampeão da MotoGP que surge como favorito por conta do desempenho obtido não só hoje, mas como nos testes de pré-temporada no mesmo circuito.
“Pecco [Bagnaia] e eu somos os que mais tínhamos ritmo, depois meu irmão e o [Marco] Bezzecchi. Estou contente, bem relaxado. Esperava começar bem e desde a primeira volta me senti como nos testes, então foi um bom dia”, afirmou Marc.
“Se olhar a classificação, vai ver três motos da Aprilia entre as dez primeiras. As demais marcas também se movimentaram, então precisamos continuar o trabalho. Por sorte, a Ducati segue na frente”, acrescentou o espanhol.
Mas a garagem da Ducati se dividiu entre sorrisos e preocupações. Se Márquez garantiu bom resultado, o companheiro Francesco Bagnaia ficou apenas no 13º lugar. Depois de mostrar dificuldades no TL1 e escapar várias vezes da pista, falhou em avançar diretamente para o Q2, com direito a ser atrapalhado por bandeiras amarelas e até por Franco Morbidelli na última tentativa. Marc tentou analisar o dia do colega de equipe.
“Durante a tarde, o Pecco estava bem, tinha ritmo, mas agora vou analisar a telemetria. Amanhã espero vê-lo na primeira fila, pois hoje teve problemas com as bandeiras amarelas”, pontuou.
Por mais que as cinco montadoras do grid tenham aparecido no top-10 deste primeiro dia da MotoGP na Tailândia, a expectativa é que a Ducati siga como força dominante, principalmente com Marc Márquez. A primeira etapa está apenas começando, mas já tem um claro favorito.
A MotoGP volta a acelerar neste sábado (1), a partir de 0h50 (de Brasília) com a definição do grid de largada para o GP da Tailândia, em Buriram. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
⭐ GUIA MOTOGP 2025 ⭐
⇝ MotoGP abre ano com Marc Márquez no foco e expectativa por japonesas
⇝ MotoGP opta por estabilidade e congela desenvolvimento à espera de 2027
⇝ MotoGP monta maior calendário da história, mas cria inchaço insustentável
⇝ MotoGP rejuvenesce grid com três novatos. E Ogura desponta como destaque
⇝ Ducati dribla dúvidas sobre motor para comprovar favoritismo e retomar #1
⇝ Marc Márquez e Bagnaia travam confronto sob holofotes da MotoGP
⇝ Morbidelli tenta fazer as pazes com vitória na MotoGP no aconchego da VR46
⇝ MotoGP vive impasse à espera de aprovação de negócio entre Dorna e Liberty
⇝ Aprilia aposta em renovação completa para incomodar Ducati na MotoGP
⇝ Martín inicia jornada na Aprilia como líder e tem dura missão de manter #1
⇝ Honda enfim desempaca, mas crescimento na MotoGP esbarra em rivais
⇝ Chantra chega com força do passaporte e vira ativo valioso para MotoGP
⇝ Moto3 abre leque de favoritos após domínio assombroso de Alonso
⇝ Yamaha avança em reformulações e dá primeiros sinais de evolução na MotoGP
⇝ Quartararo mira colher frutos após dois anos exercitando paciência na Yamaha
⇝ Moto2 vem renovada, com Canet favorito, Moreira em relevo e ânsia por Alonso
⇝ Moreira faz torcida sonhar e encara segundo ano na Moto2 cercado de expectativas

