carregando
MotoGP

MotoGP visa dia de testes antes do primeiro GP e espera F1 por calendário

Diretor-executivo da Dorna, Carmelo Ezpeleta explicou os próximos passos para tentar reprogramar a temporada 2020 da MotoGP. O dirigente confirmou o plano de um dia de testes antes da primeira prova e explicou que quer esperar o calendário da Fórmula 1 para evitar coincidências

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
LEIA TAMBÉM
 Mundo do esporte a motor coloca a mão na massa no combate ao coronavírus

Um dia depois de confirmar um acordo para propor ao governo Espanhol a realização de duas etapas da MotoGP e uma do Mundial de Superbike em Jerez de la Frontera entre meados de julho e início de agosto, Carmelo Ezpeleta deu mais detalhes sobre os planos para a retomada e/ou início da temporada 2020. O dirigente confirmou a realização de um dia de testes antes da primeira corrida e contou que quer aguardar o calendário da Fórmula 1 para tentar evitar coincidências de datas.
 
Por conta da pandemia do novo coronavírus, apenas Moto3 e Moto2 conseguiram abrir a temporada no Catar. Na época, a corrida da classe rainha teve de ser cancelada por conta do veto à entrada de italianos ou de pessoas que tinham passado pela Itália em território catari sem um período de quarentena de 14 dias. Desde então, já foram canceladas as corridas de Alemanha, Holanda e Finlândia, e adiadas as etapas de Tailândia, Austin, Argentina, Espanha, França, Itália e Catalunha.
Carmelo Ezpeleta explicou que quer propor um novo calendário em junho (Foto: Divulgação/MotoGP)
Paddockast #60
OS PIORES PILOTOS DA HISTÓRIA DA F1

Ouça:
Spotify | iTunes | Android | playerFM

Na quinta-feira, a MotoGP anunciou um acordo com os governos de Andaluzia e Jerez de la Frontera para realizar duas etapas do Mundial de Motovelocidade e uma do Mundial de Superbike em Jerez. A proposta ainda depende da aprovação do governo da Espanha. 
 
“Ontem nós tivemos uma reunião: o vice-presidente do governo regional de Andaluzia, a prefeita de Jerez e eu. E concordamos com as condições para propor a realização de dois eventos da MotoGP e um do Mundial de Superbike aqui, em 19 e 26 de julho e no primeiro fim de semana de agosto, respectivamente”, disse Ezpeleta. “Concordamos com as condições e com a forma como poderíamos fazer isso, e a nossa ideia é propor ao governo espanhol a possibilidade de fazer isso seguindo um protocolo que estamos criando. Estamos esperando a resposta oficial do governo da Espanha em relação a isso”, seguiu. 
 
“Achamos que é algo em que estaremos em contato com eles na próxima semana depois de diferentes reuniões e aí, finalmente, saberemos se isso é o bastante para tornar possível a realização desses GPs nessa época”, detalhou. “Vamos começar a conversar conforme uma nova situação chega à Espanha, e na próxima semana nós vamos começar a conversar sobre sediar os GPs”, apontou.
 
Ainda, o dirigente confirmou que, antes da primeira corrida, as três classes do Mundial contarão com um dia de testes. 
 
“Nossa proposta é ter um teste na quarta-feira, antes do primeiro fim de semana”, revelou.
 
Por fim, Ezpeleta admitiu que também quer esperar pelo calendário da Fórmula 1 para tentar evitar a coincidência de datas.
 
“Estamos executando procedimentos similares com os governos de cada país para onde queremos ir, mas isso é separado e achamos que talvez possamos propor um calendário na primeira parte de junho”, afirmou. “Estamos olhando para diferentes datas, mas também estamos esperando o calendário da F1 ― e isso vai ser difícil, pois é um tempo curto e serão muitos eventos ― para tentar evitar coincidências”, encerrou.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.