Na casa de Simoncelli, Lorenzo vence com Rossi e Bautista no pódio. Pedrosa abandona

Jorge Lorenzo contou com a sorte neste fim de semana e com uma vitória dominante abriu mais 25 pontos de vantagem na classificação do Mundial para Daniel Pedrosa, que foi derrubado por Hector Barberá e abandonou em Misano. Valentino Rossi contou com uma ótima largada e ficou com o segundo posto. Álvaro Bautista completa o pódio

► Confira a classificação da MotoGP após o GP de San Marino

A etapa de Misano não poderia ter sido mais emocionante. No circuito que recebeu o nome de Marco Simoncelli, Valentino Rossi conseguiu seu melhor resultado no seco com a Ducati e foi ao pódio atrás de Jorge Lorenzo, que conseguiu uma vitória dominante. Álvaro Bautista também conseguiu um resultado excepcional, indo ao pódio pela primeira vez com a Gresini que um dia foi do carismático italiano.

O resultado da prova deste domingo (16) começou a se desenhar já na volta de aquecimento, quando a moto de Dani Pedrosa apresentou problemas. A primeira largada precisou ser abortada por conta de um problema na moto de Karel Abraham. Antes de iniciar a segunda volta de aquecimento de pneus, a Honda teve problemas com a RC213V de Dani, que precisou voltar aos boxes.

Lorenzo teve uma vitória tranquila em Misano (Foto: MotoGP)

Com isso, o espanhol largou do fundo do grid. Seguindo sua tradição, Pedrosa saiu muito bem, mas foi derrubado por Héctor Barberá ainda na primeira volta e abandonou a disputa.

Lorenzo disparou na ponta e tratou de se impor e abrir vantagem. No segundo lugar, Rossi foi pressionado por Stefan Bradl na parte inicial da corrida, mas conseguiu se defender das tentativas do germânico. 

Álvaro Bautista veio da parte intermediária do grid, mas conseguiu chegar em Andrea Dovizioso e passar o italiano. O piloto da Gresini começou a pressionar Bradl e ganhou a posição do rival. O titular da LCR não desistiu, mas acabou perdendo rendimento e foi ultrapassado por Dovizioso e Spies. 

Apesar das tentativas de Andrea, Bautista conseguiu manter a terceira colocação e completou o pódio deste domingo por uma diferença de 0s003. Spies ficou com o quinto posto, à frente de Bradl e Hayden. O estreante Jonathan Rea ficou com o oitavo posto, 26s465 à frente de Randy De Puniet, o melhor entre os CRT.

O resultado complicou bastante a situação de Pedrosa no Mundial. Lorenzo agora tem 270 pontos, 38 a mais que o rival da Honda. Stoner segue na terceira posição da classificação, seguido por Dovizioso e Crutchlow. Rossi é o sexto, com 120 pontos, dois à frente de Bautista, o sétimo. 

Saiba como foi a corrida deste domingo:
 
A volta de apresentação começou complicada em Misano. Karel Abraham teve problemas e precisou da ajuda dos fiscais para sair. Dani Pedrosa também precisou de auxílio, mas conseguiu alinhar normalmente para largar na pole. 
 
Quando a largada foi dada em San Marino, Abraham voltou a ter problemas com a moto e o procedimento foi interrompido com bandeira amarela. Enquanto o novo procedimento de largada era realizado, o aquecedor do pneu da RC213V de Pedrosa ficou preso e o piloto teve de ir aos boxes para resolver o problema.
 
Quando saiu para a volta de apresentação, Pedrosa voltou a ter problemas e a Honda precisou preparar a moto reserva. No entanto, o espanhol conseguiu alinhar no grid, mas na última posição, já que sei motor teve de sair acionado no grid.
 
Lorenzo largou bem e manteve a ponta, mas foi Rossi que fez uma largada excepcional. Saindo da sexta colocação, o italiano assumiu a segunda posição, à frente de Bradl. Dani também começou bem e aparecia em 12º logo no início, mas foi derrubado por Barberá, que tocou no pneu traseiro da RC213V, ainda na primeira volta.
Rossi conseguiu seu melhor resultado no seco com a Ducati (Foto: MotoGP)
Abraham também sofreu uma queda violenta e abandonou a corrida, assim com o Mattia Pasini. 
 
Lorenzo disparou na liderança e Rossi conseguiu manter a segunda colocação, se defendendo dos ataques de um ótimo Stefan Bradl. Dovizioso vinha atrás, seguido por Crutchlow e Spies. Com 23 voltas para o fim, Cal sofreu uma queda e também abandonou. 
 
Mais atrás, Spies passou Bautista pela quinta colocação, mas o espanhol deu o troco e manteve a posição. Hayden vinha em sétimo, seguido por Rea e Espargaró. 
 
Na ponta, Lorenzo seguia sozinho, com 2s119 de vantagem para Rossi, que seguia firma à frente de Bradl. A disputa entre os dois, aliás, seguia acirrada, com a experiência do italiano pesando mais que a força da RC213V satélite de Stefan. Dovizioso seguia acompanhando a briga e tinha 0s775 de atraso em relação ao piloto da LCR.
 
Com 12 voltas para o fim, Rossi conseguiu, enfim, abrir 0s760 de vantagem para Bradl, que já vinha mais próximo de Dovizioso e Bautista. Álvaro logo conseguiu superar Andrea e arrancou aplausos da Gresini pela manobra. 
 
Vendo a aproximação de Bautista, Stefan apertou o passo e diminuiu a diferença para Rossi para 0s442. Com nove voltas para o fim, Álvaro passou Bradl e partiu em busca de Rossi. Dovizioso, por outro lado, não conseguia acompanhar a dupla de Honda satélite. Spies vinha em sexto, seguido por Hayden, Rea e De Puniet.
 
Bradl não desistiu do pódio e seguiu pressionando Bautista, ajudando Rossi a se afastar e abrir 1s660 de vantagem. Com quatro giros para o fim, Stefan foi ultrapassado por Dovizioso e caiu para a quinta colocação. Na sequência, Spies também passou o germânico.
Bautista conquistou seu primeiro pódio com a Gresini (Foto: MotoGP)
Na frente, Lorenzo seguia disparado na liderança, como Rossi isolado no segundo posto. Aleix Espargaró também se acidentou e abandonou a disputa. 
 
Nos metros finais, Dovizioso passou a pressionar Bautista, mas o espanhol conseguiu confirmar sua terceira colocação por uma diferença de 0s003.

MotoGP, GP de San Marino, Misano, Final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.