Jorge Navarro conquistou seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade neste domingo (5). O piloto da Estrella Galicia 0,0 teve uma atuação impecável nos giros finais, escapou do pelotão e recebeu a bandeirada no GP da Catalunha com 0s564 de margem para Brad Binder. Enea Bastianini completa o pódio em Montmeló.
Como tradicionalmente acontece na categoria menor, a Moto3 teve inúmeros candidatos à vitória, mas foi Navarro quem conseguiu abrir uma margem boa o suficiente para evitar os ataques no vácuo da reta principal.
Jorge Navarro comemora sua primeira vitória na Moto3 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Líder do Mundial, Binder esteve forte na briga pela ponta, mas acabou atrapalhado por Gabriel Rodrigo, que errou em uma tentativa de ultrapassagem e empurrou o #41 para fora da pista. Depois de cair para a oitava colocação, o sul-africano remou bastante e, com uma bela última volta, garantiu o segundo posto, limitando o avanço do #9 na briga pelo Mundial.
Depois de uma sequência de provas apagas, Bastianini conseguiu voltar ao pódio, recebendo a bandeirada com 0s253 depois do piloto da Red Bull KTM Ajo.
Romano Fenati aparece na sequência, à frente de Nicolò Bulega. Arón Canet ficou em sexto, seguido por Fabio Quartararo e Joan Mir. Fabio Di Giannantonio e Jakub Kornfeil completam o top-10.
Após a bandeirada, Binder, que foi companheiro de equipe de Luis Salom, rodou pela pista com uma bandeira exibindo o número do espanhol. O ‘Mexicano’ também foi homenageado por Navarro, que dedicou sua primeira vitória a ele.
#GALERIA(5688,125509)
Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, Montmeló amanheceu com um dia de sol e temperaturas elevadas. Quando os pilotos da Moto3 alinharam no grid, os termômetros apontavam 25°C, com o asfalto alcançando os 36°C. A velocidade dos ventos estava em 13 km/h.
Pela segunda vez na carreira, Brad Binder tinha a pole-position e a missão de quebrar a sequência de 11 corridas sem vitória do piloto que larga na ponta na Moto3. Niccolò Antonelli vinha na sequência, à frente de Jorge Navarro.
Neste fim de semana, os pilotos da classe menor do Mundial podiam escolher entre os compostos dianteiros macios e médios e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, os pares de pneus médios foram os mais populares.
Na hora da largada, Binder conseguiu se manter na ponta, com Bastianini pulando para o segundo posto, à frente de Antonelli, Pawi e Navarro.
Pawi passou Antonelli e assumiu o terceiro, com o italiano sendo atacado por dentro por Navarro.
Na abertura da volta seguinte, Pawi aproveitou o vácuo e entrou primeiro na curva 1, seguido por Bastianini, Navarro, Binder, Bagnaia, Antonelli, Canet, Ono, Rodrigo e Bulega. Brad chegou a passar Jorge, mas levou o troco na curva cinco.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
No giro seguinte, Bastianini tomou a ponta, com Navarro pulando para o segundo posto, à frente de Binder e Pawi. O #9 atacou metros depois e assumiu a liderança, mas sem conseguir se afastar do pelotão.
Surpreendente neste início de corrida, Rodrigo avançou no pelotão e surgiu na terceira colocação, atacando Navarro pouco depois para assumir o segundo posto atrás de Binder.
Ainda no terceiro giro, María Herrara caiu na curva dez, mas conseguiu levantar e voltar para a pista, Na sequência, na curva dois, Jules Danilo e Hiroki Ono se acidentaram, mas tampouco se feriram.
Enquanto isso, Rodrigo seguia exibindo um ritmo surpreendente e pressionava Binder pela ponta. Navarro era o terceiro, diante de Canet.
Na abertura da quarta volta, Navarro passou à liderança, com Canet e Rogrido vindo logo atrás. Mais atrás, Fenati e Bulega vinham escalando o pelotão.
Imprimindo um ritmo forte, Navarro conseguiu abrir cerca de 0s3 de margem, o que foi suficiente para manter a liderança na abertura da volta seguinte. Rodrigo seguia em segundo, à frente de Canet, Binder, Fenati, Bastianini, Bulega, Pawi, Kornfeil e Migno.
Vendo o piloto da Estrella Galicia 0,0 escapar, Rodrigo apertou bem o passo, registrando as melhores parciais, mas Jorge, de novo, conseguiu passar pela reta sem ser atacado.
Brad Binder precisou remar depois de ser atrapalhado por Gabriel Rodrigo (Foto: Red Bull KTM Ajo)
No sexto giro, Juanfran Guevara perdeu a frente na curva dez e caiu, carregando Francesco Bagnaia juntos. Os dois escaparam sem maiores ferimentos.
Mantendo uma margem confortável de cerca de 0s3, Navarro seguia tranquilo na ponta, agora com o companheiro Canet responsável por conduzir o ataque. Rodrigo era o terceiro.
No sétimo giro, entretanto, Navarro cometeu um erro na freada da curva sete e perdeu não só a vantagem, mas também a liderança, caindo para a quinta colocação. Canet, então, assumiu a ponta, à frente de Rodrigo, Fenati e Binder.
No início o giro seguinte, Romano usou o vácuo para saltar para a ponta, diante de Rodrigo, Binder, Canet, Navarro e Bastianini.
Na nona volta, Binder assumiu o comando da corrida, à frente de Rodrigo, Navarro, Fenati e Pawi. Mais adiante, na curva dez, Romano encontrou um jeito de passar Gabriel e subiu para segundo, colado em Brad.
Na passagem seguinte pela reta principal, Rodrigo assumiu a ponta, deixando Navarro e Binder em segundo e terceiro. O piloto da Estrella Galicia 0,0 reagiu logo e tomou a liderança, com o rival da Red Bull KTM Ajo aproveitando para passar o argentino também.
Com 11 voltas para o fim, a liderança era de Binder, que vinha ligeiramente à frente de Navarro. O pelotão tinha também Bastianini, Rodrigo, Fenati, Bulega, Pawi e Canet. Nono, Antonelli já tinha 2s235 de atraso para o piloto que vinha na frente.
Pouco depois, Rodrigo saltou para a ponta, mas ficou pouco por lá, já que Fenati saltou para a ponta mais uma vez. Bastianini era o terceiro, diante de Navarro e Binder.
Na ponta, Fenati conseguiu um pequeno respiro, bom o bastante para manter a ponta na reta. Bastianini e Navarro passaram Rodrigo, mas o argentino respondeu logo e saltou para segundo mais uma vez.
Na 14ª volta, Navarro conseguiu recuperar a ponta, com Bastianini em segundo, à frente de Rodrigo, Fenati, Binder e Bulega. Romano logo atacou Gabriel e subiu para terceiro.
Enquanto isso, Navarro apertou bem o passo, abrindo quase 0s4 de vantagem para Bastianini. Pouco depois, Antonelli, que vinha em uma atuação bastante apagada, caiu na curva 15, mas levantou e voltou para a pista.
Na ponta da tabela, Navarro seguia no comando, agora 0s266 à frente de Bastianini, Fenati, Rodrigo, Binder e Bulega.
No início do giro subsequente, Bastianini usou o vácuo para saltar para a ponta, à frente de Navarro, Fenati, Binder e Rodrigo. O titular da Estralla Galicia 0,0, no entanto, respondeu rápido e voltou para a ponta.
Completando o dia ruim da Aspar, que já tinha perdido Guevara e o wild-card Albert Arenas, Jorge Martín caiu na curva dois e abandonou.
Na ponta, Bastianini voltou à liderança, à frente de Fenati e Binder. Rodrigo vinha em quinto, já 0s9 distante de Bulega.
Pouco depois, Romano pulou para a ponta, com Navarro em segundo e Bastianini, Binder e Rodrigo completando a lista dos cinco primeiros.
A passagem pela reta, no entanto, mudou tudo mais uma vez, com Bastianini saltando para a liderança, seguido por Binder, Rodrigo, Fenati e Navarro.
No 19º giro, Rodrigo tentou passar Binder, mas errou e acabou forçando o sul-africano para fora da pista. Assim, o #41 despencou para a oitava colocação. Rival pelo título, Navarro tinha a ponta.
Instantes mais tarde, Pawi se juntou a lista de abandonos com uma queda na curva dez. A chicane da F1 não conseguiu mudar o histórico dessa área da pista.
Em sua melhor corrida da temporada, Rodrigo errou a freada na curva um e acabou caindo, perdendo a chance de pontuar bem neste fim de semana.
Navarro, por sua vez, seguia firme na ponta, agora com 0s5 de margem para Fenati. Bastianini era o segundo, à frente de Canet e Binder, que vinha tentando escalar o pelotão.
Na abertura da última volta, Bastianini passou Fenati e assumiu o segundo posto, mas não conseguiu fazer nada com a margem de Navarro.
Metros depois, Binder saltou para a segunda colocação com uma bela manobra por dentro na curva quatro, onde passou Fenati e Bastianini numa única tacada.
Apesar do ritmo forte, Binder já vinha um tanto longe de Navarro, que caminhava para a primeira vitória da carreira.
Sem dar chances ao rival, Navarro entrou na reta com folga e recebeu a bandeirada com 0s564 de margem para Binder. Bastianini, enfim, carimbou o passaporte de volta ao pódio.
Moto3, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
1 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
42:18.228 |
22 voltas |
2 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+0.564 |
|
3 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.817 |
|
4 |
5 |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
+0.925 |
|
5 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
+1.531 |
|
6 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+1.581 |
|
7 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+13.605 |
|
8 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+13.672 |
|
9 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+13.753 |
|
10 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
+14.814 |
|
11 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+14.840 |
|
12 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
AMBROGIO Mahindra |
+29.860 |
|
13 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+32.006 |
|
14 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+33.305 |
|
15 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
+33.766 |
|
16 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+34.986 |
|
17 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+36.384 |
|
18 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+41.731 |
|
19 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
+42.985 |
|
20 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+59.035 |
|
21 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
+1:29.713 |
|
22 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+1:30.640 |
|
|
98 |
KAREL HANIKA |
TCH |
AMBROGIO Mahindra |
+1 volta |
|
|
37 |
DAVIDE PIZZOLI |
ITA |
42 MOTORSPORT KTM |
+1 volta |
|
|
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+2 voltas |
|
|
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
|
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
NC |
|
|
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
NC |
|
|
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
TEAM ASIA Honda |
NC |
|
|
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
NC |
|
|
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
NC |
|
|
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
NC |
|
|
10 |
ALEXIS MASBOU |
FRA |
SAXOPRINT Peugeot |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
1:54.024 |
146.9 km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
ROMANO FENATI |
ITA |
VR46 KTM |
1:54.145 |
146.8 km/h |
RECORDE |
|
|
|
|
|
MELHOR VOLTA |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
1:54.024 |
146.9 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 23ºC | pista: 34ºC |
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.