Navarro escapa no fim e conquista primeira vitória da carreira no GP da Catalunha. Líder da Moto3, Binder é segundo

Jorge Navarro foi impecável no fim da manhã deste domingo (5) na Catalunha e escapou do pelotão rumo a seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade. Brad Binder conseguiu se recuperar após ter sido atrapalhado por um rival e ficou em segundo, à frente de Bastianini

Jorge Navarro conquistou seu primeiro triunfo no Mundial de Motovelocidade neste domingo (5). O piloto da Estrella Galicia 0,0 teve uma atuação impecável nos giros finais, escapou do pelotão e recebeu a bandeirada no GP da Catalunha com 0s564 de margem para Brad Binder. Enea Bastianini completa o pódio em Montmeló.
 
Como tradicionalmente acontece na categoria menor, a Moto3 teve inúmeros candidatos à vitória, mas foi Navarro quem conseguiu abrir uma margem boa o suficiente para evitar os ataques no vácuo da reta principal.
Jorge Navarro comemora sua primeira vitória na Moto3 (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
Líder do Mundial, Binder esteve forte na briga pela ponta, mas acabou atrapalhado por Gabriel Rodrigo, que errou em uma tentativa de ultrapassagem e empurrou o #41 para fora da pista. Depois de cair para a oitava colocação, o sul-africano remou bastante e, com uma bela última volta, garantiu o segundo posto, limitando o avanço do #9 na briga pelo Mundial. 
 
Depois de uma sequência de provas apagas, Bastianini conseguiu voltar ao pódio, recebendo a bandeirada com 0s253 depois do piloto da Red Bull KTM Ajo.
 
Romano Fenati aparece na sequência, à frente de Nicolò Bulega. Arón Canet ficou em sexto, seguido por Fabio Quartararo e Joan Mir. Fabio Di Giannantonio e Jakub Kornfeil completam o top-10.
Após a bandeirada, Binder, que foi companheiro de equipe de Luis Salom, rodou pela pista com uma bandeira exibindo o número do espanhol. O ‘Mexicano’ também foi homenageado por Navarro, que dedicou sua primeira vitória a ele.
 
Salom faleceu na última sexta-feira em decorrência das lesões sofridas em um forte acidente na curva 12 de Montmeló. Por conta da morte do piloto da SAG, o Mundial modificou o layout da pista e está usando a configuração da F1.
 

#GALERIA(5688,125509)

Saiba como foi o GP da Catalunha de Moto3:
 
Assim como aconteceu ao longo de todo o fim de semana, Montmeló amanheceu com um dia de sol e temperaturas elevadas. Quando os pilotos da Moto3 alinharam no grid, os termômetros apontavam 25°C, com o asfalto alcançando os 36°C. A velocidade dos ventos estava em 13 km/h.
 
Pela segunda vez na carreira, Brad Binder tinha a pole-position e a missão de quebrar a sequência de 11 corridas sem vitória do piloto que larga na ponta na Moto3. Niccolò Antonelli vinha na sequência, à frente de Jorge Navarro. 
 
Neste fim de semana, os pilotos da classe menor do Mundial podiam escolher entre os compostos dianteiros macios e médios e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, os pares de pneus médios foram os mais populares.
 
Na hora da largada, Binder conseguiu se manter na ponta, com Bastianini pulando para o segundo posto, à frente de Antonelli, Pawi e Navarro.
 
Pawi passou Antonelli e assumiu o terceiro, com o italiano sendo atacado por dentro por Navarro.
 
Na abertura da volta seguinte, Pawi aproveitou o vácuo e entrou primeiro na curva 1, seguido por Bastianini, Navarro, Binder, Bagnaia, Antonelli, Canet, Ono, Rodrigo e Bulega. Brad chegou a passar Jorge, mas levou o troco na curva cinco.

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

No giro seguinte, Bastianini tomou a ponta, com Navarro pulando para o segundo posto, à frente de Binder e Pawi. O #9 atacou metros depois e assumiu a liderança, mas sem conseguir se afastar do pelotão.
 
Surpreendente neste início de corrida, Rodrigo avançou no pelotão e surgiu na terceira colocação, atacando Navarro pouco depois para assumir o segundo posto atrás de Binder.
 
Ainda no terceiro giro, María Herrara caiu na curva dez, mas conseguiu levantar e voltar para a pista, Na sequência, na curva dois, Jules Danilo e Hiroki Ono se acidentaram, mas tampouco se feriram.
 
Enquanto isso, Rodrigo seguia exibindo um ritmo surpreendente e pressionava Binder pela ponta. Navarro era o terceiro, diante de Canet.
 
Na abertura da quarta volta, Navarro passou à liderança, com Canet e Rogrido vindo logo atrás. Mais atrás, Fenati e Bulega vinham escalando o pelotão.
 
Imprimindo um ritmo forte, Navarro conseguiu abrir cerca de 0s3 de margem, o que foi suficiente para manter a liderança na abertura da volta seguinte. Rodrigo seguia em segundo, à frente de Canet, Binder, Fenati, Bastianini, Bulega, Pawi, Kornfeil e Migno.
 
Vendo o piloto da Estrella Galicia 0,0 escapar, Rodrigo apertou bem o passo, registrando as melhores parciais, mas Jorge, de novo, conseguiu passar pela reta sem ser atacado.
Brad Binder precisou remar depois de ser atrapalhado por Gabriel Rodrigo (Foto: Red Bull KTM Ajo)
No sexto giro, Juanfran Guevara perdeu a frente na curva dez e caiu, carregando Francesco Bagnaia juntos. Os dois escaparam sem maiores ferimentos.
 
Mantendo uma margem confortável de cerca de 0s3, Navarro seguia tranquilo na ponta, agora com o companheiro Canet responsável por conduzir o ataque. Rodrigo era o terceiro.
 
No sétimo giro, entretanto, Navarro cometeu um erro na freada da curva sete e perdeu não só a vantagem, mas também a liderança, caindo para a quinta colocação. Canet, então, assumiu a ponta, à frente de Rodrigo, Fenati e Binder.
 
No início o giro seguinte, Romano usou o vácuo para saltar para a ponta, diante de Rodrigo, Binder, Canet, Navarro e Bastianini.
 
Na nona volta, Binder assumiu o comando da corrida, à frente de Rodrigo, Navarro, Fenati e Pawi. Mais adiante, na curva dez, Romano encontrou um jeito de passar Gabriel e subiu para segundo, colado em Brad.
 
Na passagem seguinte pela reta principal, Rodrigo assumiu a ponta, deixando Navarro e Binder em segundo e terceiro. O piloto da Estrella Galicia 0,0 reagiu logo e tomou a liderança, com o rival da Red Bull KTM Ajo aproveitando para passar o argentino também.
 
Com 11 voltas para o fim, a liderança era de Binder, que vinha ligeiramente à frente de Navarro. O pelotão tinha também Bastianini, Rodrigo, Fenati, Bulega, Pawi e Canet. Nono, Antonelli já tinha 2s235 de atraso para o piloto que vinha na frente.
 
Pouco depois, Rodrigo saltou para a ponta, mas ficou pouco por lá, já que Fenati saltou para a ponta mais uma vez. Bastianini era o terceiro, diante de Navarro e Binder.
 
Na ponta, Fenati conseguiu um pequeno respiro, bom o bastante para manter a ponta na reta. Bastianini e Navarro passaram Rodrigo, mas o argentino respondeu logo e saltou para segundo mais uma vez.
 
Na 14ª volta, Navarro conseguiu recuperar a ponta, com Bastianini em segundo, à frente de Rodrigo, Fenati, Binder e Bulega. Romano logo atacou Gabriel e subiu para terceiro.
 
Enquanto isso, Navarro apertou bem o passo, abrindo quase 0s4 de vantagem para Bastianini. Pouco depois, Antonelli, que vinha em uma atuação bastante apagada, caiu na curva 15, mas levantou e voltou para a pista.
 
Na ponta da tabela, Navarro seguia no comando, agora 0s266 à frente de Bastianini, Fenati, Rodrigo, Binder e Bulega.
 
No início do giro subsequente, Bastianini usou o vácuo para saltar para a ponta, à frente de Navarro, Fenati, Binder e Rodrigo. O titular da Estralla Galicia 0,0, no entanto, respondeu rápido e voltou para a ponta.
 
Completando o dia ruim da Aspar, que já tinha perdido Guevara e o wild-card Albert Arenas, Jorge Martín caiu na curva dois e abandonou.
 
Na ponta, Bastianini voltou à liderança, à frente de Fenati e Binder. Rodrigo vinha em quinto, já 0s9 distante de Bulega.
 
Pouco depois, Romano pulou para a ponta, com Navarro em segundo e Bastianini, Binder e Rodrigo completando a lista dos cinco primeiros.
 
A passagem pela reta, no entanto, mudou tudo mais uma vez, com Bastianini saltando para a liderança, seguido por Binder, Rodrigo, Fenati e Navarro.
 
No 19º giro, Rodrigo tentou passar Binder, mas errou e acabou forçando o sul-africano para fora da pista. Assim, o #41 despencou para a oitava colocação. Rival pelo título, Navarro tinha a ponta.
 
Instantes mais tarde, Pawi se juntou a lista de abandonos com uma queda na curva dez. A chicane da F1 não conseguiu mudar o histórico dessa área da pista.
 
Em sua melhor corrida da temporada, Rodrigo errou a freada na curva um e acabou caindo, perdendo a chance de pontuar bem neste fim de semana.
 
Navarro, por sua vez, seguia firme na ponta, agora com 0s5 de margem para Fenati. Bastianini era o segundo, à frente de Canet e Binder, que vinha tentando escalar o pelotão.
 
Na abertura da última volta, Bastianini passou Fenati e assumiu o segundo posto, mas não conseguiu fazer nada com a margem de Navarro.
 
Metros depois, Binder saltou para a segunda colocação com uma bela manobra por dentro na curva quatro, onde passou Fenati e Bastianini numa única tacada.
 
Apesar do ritmo forte, Binder já vinha um tanto longe de Navarro, que caminhava para a primeira vitória da carreira.
 
Sem dar chances ao rival, Navarro entrou na reta com folga e recebeu a bandeirada com 0s564 de margem para Binder. Bastianini, enfim, carimbou o passaporte de volta ao pódio.

Moto3, GP da Catalunha, Montmeló, Final:
 
1 9 JORGE NAVARRO ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda 42:18.228 22 voltas
2 41 BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO +0.564  
3 33 ENEA BASTIANINI ITA GRESINI Honda +0.817  
4 5 ROMANO FENATI ITA VR46 KTM +0.925  
5 8 NICOLÒ BULEGA ITA VR46 KTM +1.531  
6 44 ARÓN CANET ESP ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda +1.581  
7 20 FABIO QUARTARARO FRA KIEFER KTM +13.605  
8 36 JOAN MIR ESP KIEFER KTM +13.672  
9 4 FABIO DI GIANNANTONIO ITA GRESINI Honda +13.753  
10 84 JAKUB KORNFEIL TCH SEPANG Honda +14.814  
11 64 BO BENDSNEYDER HOL RED BULL KTM AJO +14.840  
12 40 DARRYN BINDER RSA AMBROGIO Mahindra +29.860  
13 58 JUANFRAN GUEVARA ESP RBA KTM +32.006  
14 24 TATSUKI SUZUKI JAP CIP Mahindra +33.305  
15 17 JOHN McPHEE ING SAXOPRINT Peugeot +33.766  
16 11 LIVIO LOI BEL RW Kalex Honda +34.986  
17 65 PHILIPP OETTL ALE SCHEDL GP KTM +36.384  
18 16 ANDREA MIGNO ITA VR46 KTM +41.731  
19 55 ANDREA LOCATELLI ITA KIEFER KTM +42.985  
20 23 NICCOLÒ ANTONELLI ITA ONGETTA Honda +59.035  
21 3 FABIO SPIRANELLI ITA CIP Mahindra +1:29.713  
22 77 LORENZO PETRARCA ITA TEAM ITALIA Mahindra +1:30.640  
  98 KAREL HANIKA TCH AMBROGIO Mahindra +1 volta  
  37 DAVIDE PIZZOLI ITA 42 MOTORSPORT KTM +1 volta  
  19 GABRIEL RODRIGO ARG RBA KTM +2 voltas  
  89 KHAIRUL IDHAM PAWI MAL TEAM ASIA Honda NC  
  88 JORGE MARTÍN ESP ASPAR Mahindra NC  
  12 ALBERT ARENAS ESP ASPAR Mahindra NC  
  21 FRANCESCO BAGNAIA ITA ASPAR Mahindra NC  
  7 ADAM NORRODIN MAL SEPANG Honda NC  
  76 HIROKI ONO JAP TEAM ASIA Honda NC  
  95 JULES DANILO FRA ONGETTA Honda NC  
  6 MARÍA HERRERA ESP MH6 KTM NC  
  43 STEFANO VALTULINI ITA TEAM ITALIA Mahindra NC  
  10 ALEXIS MASBOU FRA SAXOPRINT Peugeot NC  
             
POLE BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO 1:54.024 146.9 km/h
VOLTA MAIS RÁPIDA ROMANO FENATI ITA VR46 KTM 1:54.145 146.8 km/h
RECORDE          
MELHOR VOLTA BRAD BINDER RSA RED BULL KTM AJO 1:54.024 146.9 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 23ºC | pista: 34ºC
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.