A Moto3, de novo, ofereceu um espetáculo de primeira grandeza, com o vencedor do GP de Aragão sendo definido nos centímetros finais do MotorLand. Depois de uma prova intensamente disputada, Jorge Navarro ficou com a vitória, mas Brad Binder não desperdiçou seu primeiro match-point e assegurou o título da classe menor com quatro etapas de antecedência.
Primeiro rival na briga pelo título, Enea Bastianini fez o que pôde para adiar o conquista do sul-africano, mas não conseguiu impedir Brad de fazer o que era preciso para assegurar a taça de campeão.
CONTA-GIRO
Pronta para estreia na MotoGP, KTM corre atrás dos 'últimos décimos'
Jorge Navarro venceu e Brad Binder faturou o título da Moto3 (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Na volta final, Navarro deu o bote na concorrência e garantiu a vitória, com Binder recebendo a bandeirada 0s030 atrás para se tornar campeão.
Bastianini ficou em terceiro, apenas 0s077 atrás do rival pelo título. Companheiro de Gresini, Fabio Di Giannantonio aparece na sequência, com Joan Mir fechando o top-5.
Jorge Martín ficou como o sexto posto, com Aron Canet aparecendo em sétimo e Gabriel Rodrigo em oitavo. Juanfran Guevara e Phillip Oettl completam o rol dos dez melhores.
Com o segundo posto em Alcañiz, Binder chegou aos 249 pontos, abrindo 106 de margem para Navarro, que passou Bastianini pelo segundo lugar. Com 100 pontos ainda em disputa, o título da Moto3 é o primeiro a ser definido em 2016.
Saiba como foi o GP de Aragão de Moto3:
O temor pela chuva acabou não se confirmando, mas o sábado amanheceu com temperaturas mais baixas no MotorLand. Pouco antes da largada da Moto3, os termômetros marcavam 20°C, com o asfalto alcançando os 27°C.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
No circuito de Alcañiz, uma primeira fila dominada pela Honda, o que não acontecia desde o GP da República Tcheca do ano passado. Enea Bastianini puxava a fila, à frente de Jorge Navarro e Arón Canet. No primeiro match-point do título, Brad Binder tinha o quinto posto na grelha.
window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});
(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Para a prova deste domingo, a Dunlop levou para Aragão os pneus dianteiros macios e médios e traseiros macios ‘S1’ e médios ‘M1’. No grid, a maioria optou por um par de pneus médios, com exceção de Livio Loi, que colocou um par dos compostos mais macios e Jules Danilo, que colocou a borracha mais mole na dianteira.
Quando as luzes se apagaram, Bastianini se manteve na ponta, à frente de Navarro e Canet. Ainda na curva 1, dois pilotos se enroscaram, mas nada muito preocupante.
Sem muita demora, Binder passou Canet e assumiu o terceiro posto. O sul-africano conquista o título neste domingo se for primeiro ou segundo sem sequer depender dos resultados da concorrência.
Ainda no primeiro giro, Navarro passou Bastianini e assumiu a ponta, enquanto Rodrigo passou Binder, mas levou o troco pouco depois.
Na curva cinco, mais um acidente, agora com Kornfeil, Bulega e Herrera. Ninguém se feriu com gravidade, mas a cena foi assustadora, já que Nicolò ficou no meio da pista, quando os rivais ainda passavam por ali.
Sem muita esperança de reverter a situação no Mundial, Bastianini precisava vencer na pista de Alcañiz, então manteve a pressão em Navarro até recuperar a ponta. O espanhol, no entanto, reagiu na sequência e voltou para a ponta. Binder vinha em terceiro, 0s4 atrás dos ponteiros e pressionado por Oettl.
Brad Binder conquistou o título com quatro provas de antecedência (Foto: Red Bull KTM Ajo)
Na reta oposta, Bastianini encostou de novo, mas Navarro conseguiu defender bem a posição. Enea voltou a colar na reta, na abertura da volta quatro, mas não conseguiu atacar.
Mais atrás, Binder seguia em terceiro, agora com certa folga para Oettl, que vinha 0s3 atrás.
No terceiro setor de Aragão, Bastianini encontrou um caminho e passou Navarro, mas o troco veio pouco depois. Binder também chegou e entrou na briga pela ponta.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Não demorou muito para que Binder passasse Bastianini e assumisse o segundo posto. Navarro vinha 0s295 à frente.
Na abertura da sexta volta, Oettl mergulhou e saltou para segundo, à frente de Binder. Bastianini, Canet, Di Giannantonio, Martín, Migno, Mir e Rodrigo.
Mais adiante, Bastianini passou Binder e subiu para terceiro, mas levou o troco pouco depois. Na ponta, Oettl passou Navarro e assumiu o comando da disputa.
Enquanto Navarro não conseguiu responder ao ataque de Oettl, a briga entre Binder e Bastianini seguia quente, com os dois se revezando no terceiro posto.
Bastianini acabou levando a melhor na disputa com Binder e logo passou Navarro para subir para o segundo posto. Jorge até tentou uma reação, mas não conseguiu.
Enea, então, pulou para a ponta, com Binder aproveitando para subir para a segunda colocação. Di Giannantonio era agora o terceiro, à frente de Navarro, Martín e Oettl.
Com 12 voltas para o fim, Binder colocou por dentro e passou Bastianini pela ponta. Na sequência, Di Giannantonio passou o #33 e se instalou em segundo.
Di Giannantonio tentou um ataque ao líder na entrada da curva 16, mas Brad recuperou a posição antes mesmo de entrar na curva 1. Pouco depois, Bastianini passou o companheiro de Gresini e se instalou em segundo.
Firme na ponta, Binder chegou a abrir 0s11 de margem, mas sem conseguir uma distância segura. Tentando pressionar, Bastianini errou e viu Di Giannantonio pular para segundo, à frente de Oettl e Martín. Navarro era o sexto.
Enea não tardou a reagir e retomar o segundo posto, mas agora com 0s223 de atraso para Binder. Di Giannantonio era o terceiro, seguido por Oettl, Martín, Mir e Navarro.
Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio travaram um bom duelo no MotorLand (Foto: Gresini)
Com bom ritmo, Di Giannantonio passou Bastianini e subiu para segundo. Quase que imediatamente, Oettl passou Enea e assumiu o terceiro lugar.
Na curva um, Di Giannantonio passou Binder e assumiu o comando da prova, com Oettl aproveitando uma escapada de pista do sul-africano para subir para segundo. Bastianini também passou o líder do Mundial, que caiu para quarto.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Oettl, então, partiu para cima de Di Giannantonio e assumiu a ponta, abrindo uma ligeira margem para Fábio.
Metros adiante, Di Giannantonio partiu para cima e acabou tocando com Oettl, que despencou na tabela. Bastianini assumiu a ponta pouco depois, à frente de Di Giannantonio, Binder, Navarro, Mir, Migno e Canet.
Com seis voltas para o fim, Di Giannantonio saltou para a ponta, com Navarro aproveitando para passar Binder pelo terceiro posto.
Brad partiu para o ataque e chegou a se colocar na ponta, mas levou o troco de Di Giannantonio na curva 17. O piloto da Red Bull KTM Ajo agiu na sequência e voltou para a liderança, com Bastianini subindo para segundo, à frente do companheiro de equipe.
No giro seguinte, Bastianini aproveitou um erro de Binder e assumiu a ponta, mas seguiu pressionado pelo sul-africano, que recuperou o comando da disputa metros adiante.
Restando quatro voltas para a bandeirada, Navarro passou DI Giannantonio e se instalou em terceiro.
Na volta seguinte, Navarro assumiu a ponta, com Bastianini e Di Giannantonio também se colocando à frente de Binder. O #41 deu uma errada na entrada da curva 16 e facilitou a passagem dos rivais.
Na sequência, Di Giannantonio passou Bastianini, deixando o companheiro de Gresini ao ataque de Binder.
Pouco depois, Di Giannantonio saltou para a ponta, com Bastianini, Navarro e Binder vindo logo atrás.
Na última volta, Bastianini saltou para a ponta, seguido de perto por Binder. Navaro atacou e passou o líder do Mundial. Di Giannantonio também colocou Brad para trás, assumindo o terceiro posto. Restavam poucos metros.
Binder atacou e retomou o terceiro posto, 0s2 atrás de Navarro. Nos metros finais, Navarro tomou a ponta de Enea, com Binder passando pouco depois para se instalar em segundo.
Moto3, GP de Aragão, MotorLand, Corrida:
1 |
9 |
JORGE NAVARRO |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
39:37.556 |
20 voltas |
2 |
41 |
BRAD BINDER |
RSA |
RED BULL KTM AJO |
+0.030 |
|
3 |
33 |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.107 |
|
4 |
4 |
FABIO DI GIANNANTONIO |
ITA |
GRESINI Honda |
+0.162 |
|
5 |
36 |
JOAN MIR |
ESP |
KIEFER KTM |
+1.724 |
|
6 |
88 |
JORGE MARTÍN |
ESP |
ASPAR Mahindra |
+1.903 |
|
7 |
44 |
ARÓN CANET |
ESP |
ESTRELLA GALICIA 0,0 Honda |
+1.979 |
|
8 |
19 |
GABRIEL RODRIGO |
ARG |
RBA KTM |
+3.008 |
|
8 |
65 |
PHILIPP OETTL |
ALE |
SCHEDL GP KTM |
+3.101 |
|
10 |
58 |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
+3.559 |
|
11 |
16 |
ANDREA MIGNO |
ITA |
VR46 KTM |
+3.594 |
|
12 |
20 |
FABIO QUARTARARO |
FRA |
KIEFER KTM |
+6.883 |
|
13 |
17 |
JOHN McPHEE |
ING |
SAXOPRINT Peugeot |
+9.742 |
|
14 |
23 |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
+9.758 |
|
15 |
64 |
BO BENDSNEYDER |
HOL |
RED BULL KTM AJO |
+9.776 |
|
16 |
21 |
FRANCESCO BAGNAIA |
ITA |
ASPAR Mahindra |
+9.931 |
|
17 |
55 |
ANDREA LOCATELLI |
ITA |
KIEFER KTM |
+13.358 |
|
18 |
11 |
LIVIO LOI |
BEL |
RW Kalex Honda |
+13.645 |
|
19 |
95 |
JULES DANILO |
FRA |
ONGETTA Honda |
+18.776 |
|
20 |
76 |
HIROKI ONO |
JAP |
KIEFER KTM |
+22.193 |
|
21 |
24 |
TATSUKI SUZUKI |
JAP |
CIP Mahindra |
+22.800 |
|
22 |
89 |
KHAIRUL IDHAM PAWI |
MAL |
TEAM ASIA Honda |
+30.559 |
|
23 |
7 |
ADAM NORRODIN |
MAL |
SEPANG Honda |
+30.749 |
|
24 |
12 |
ALBERT ARENAS |
ESP |
SAXOPRINT Peugeot |
+36.510 |
|
25 |
48 |
LORENZO DALLA PORTA |
ITA |
VR46 KTM |
+43.028 |
|
26 |
40 |
DARRYN BINDER |
RSA |
WORLDWIDE Mahindra |
+43.441 |
|
27 |
42 |
MARCOS RAMÍREZ |
ESP |
WORLDWIDE Mahindra |
+43.478 |
|
28 |
6 |
MARÍA HERRERA |
ESP |
MH6 KTM |
+1:10.624 |
|
29 |
77 |
LORENZO PETRARCA |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
+1:14.198 |
|
30 |
18 |
GABRIEL MARTÍNEZ-ABREGO |
MEX |
WORLDWIDE Mahindra |
+1:45.935 |
|
31 |
8 |
NICOLÒ BULEGA |
ITA |
VR46 KTM |
NC |
|
31 |
43 |
STEFANO VALTULINI |
ITA |
TEAM ITALIA Mahindra |
NC |
|
33 |
84 |
JAKUB KORNFEIL |
TCH |
SEPANG Honda |
NC |
|
34 |
3 |
FABIO SPIRANELLI |
ITA |
CIP Mahindra |
NC |
|
|
|
|
|
|
|
|
POLE |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:58.293 |
148.5 54.5km/h |
VOLTA MAIS RÁPIDA |
JUANFRAN GUEVARA |
ESP |
RBA KTM |
1:58.858 |
153.8 km/h |
RECORDE |
NICCOLÒ ANTONELLI |
ITA |
ONGETTA Honda |
1:42.841 |
147.9 km/h |
MELHOR VOLTA |
ENEA BASTIANINI |
ITA |
GRESINI Honda |
1:57.755 |
155.2 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
SOL |
|
ar: 21ºC | pista: 27ºC |
PADDOCK GP #47 DISCUTE F1, FINAL DA INDY E FALA SOBRE ALEX ZANARDI
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.