No adeus à Moto2, Márquez larga em último e vence em Valência após mais uma recuperação histórica

Marc Márquez deu mais uma demonstração de seu incrível talento e venceu em Valência após largar da última colocação. Julian Simon e Nico Terol completam o pódio

O GP de Valência deste domingo (11) foi mais uma exibição de gala de Marc Márquez. Largando da última posição após ser punido por um toque com Simone Corsi no segundo treino livre, o espanhol prometia ser cauteloso, mas seu estilo de pilotagem não combina com isso.

Já na largada, o campeão da temporada deixou para trás metade do pelotão e se instalou em 12º já na primeira volta. Não dá para dizer que ele não foi cuidadoso, mas vendo a oportunidade de ultrapassar, não aliviava.

Pouco a pouco, Márquez foi escalando o pelotão e se instalou no segundo posto a oito voltas para o fim. Os mecânicos da Avintia sinalizavam para que Julian Simon apertasse o passo, mas o espanhol não tinha mais o que tirar da Suter e acompanhava a aproximação de Marc.

Márquez encerrou passagem na Moto2 com mais uma atuação brilhante (Foto: MotoGP)

Faltando três voltas para o fim, o espanhol assumiu a ponta e garantiu seu nono triunfo no ano, completando a prova com 1s256 de vantagem para o rival da Avintia.

Nico Terol conseguiu encerrar o ano com uma boa atuação. Depois de uma temporada bastante ruim em seu ano de estreia na classe intermediária, o campeão de 2011 das 125cc se aproveitou de sua experiência em Valência para conquistar seu primeiro pódio na categoria, um terceiro lugar.

Thomas Lüthi ficou em quarto, à frente de Dominique Aegerter e Jordi Torres. Mika Kallio foi o sétimo, com Pol Espargaró em oitavo. Vice-campeão da temporada, o piloto da Pons não se dá bem com chuva e não conseguiu fazer uma boa prova, mas conseguiu pontuar mesmo depois de sofrer uma queda. 

Toni Elías ficou com o nono posto, com Tito Rabat completando o top-10 da última prova da temporada de 2012.

Eric Granado completou a prova na 29º colocação, uma volta atrás do líder. O brasileiro se envolveu em um toque com Elena Rosell e a dupla caiu, mas o piloto da JiR conseguiu voltar para a pista e terminar a corrida.


 

Saiba como foi a corrida deste domingo:
 
Espargaró conseguiu manter a ponta na largada, mas acabou perdendo a liderança para Terol. Márquez, mesmo prometendo uma corrida cautelosa, iniciou a disputa ganhando 22 posições posições e assumiu o 11º posto ainda na primeira volta. 
 
Com uma volta completada, Terol sustentava a liderança, seguido por Espargaró, Corsi, Simon, Lüthi, Aegerter, Simeon, Torres, Iannone e Márquez.
 
Com Nico abrindo na ponta, Simon tomou o segundo lugar de Espargaró, que agora era seguido por Corsi. Mais atrás, Márquez aparecia em nono com 24 voltas para o fim. O campeão de 2012 chegou a assumiu o oitavo lugar, mas Rea conseguiu dar o troco.
 
Na frente, Terol já tinha 1s072 de vantagem para Simon, que tentava se aproximar. Mais atrás, Rea conseguiu passar Aegerter, que se tornou alvo de Marc.
 
Na abertura da sétima volta, Aegerter conseguiu passar dois de uma vez, e subiu para sexto. Márquez entrou no bolo e subiu para a sétima colocação após uma bela ultrapassagem em Lüthi.
 
Espargaró, que vinha em quarto e não se dá bem com asfalto molhado, caiu após um toque com Corsi, mas conseguiu voltar para a pista.
 
Na ponta, Simon conseguiu chegar e tomou a ponta de Terol. Simeon tinha o terceiro posto, seguido por Aegerter, Rea e Márquez, que conseguiu passar Corsi. Na sequência, Simone também foi ultrapassado por Zarco e caiu para oitavo.
 
Cumprindo a promessa de que não correria muitos riscos, Márquez foi ultrapassado por Zarco e caiu para sétimo. Um pouco adiante, Simeon escorregou no asfalto molhado e caiu. O belga ficou revoltado e saiu chutando o vento. 
 
Zarco também não conseguiu se manter muito tempo à frente de Márquez, já que caiu e abandonou a disputa com 27 voltas para o fim. Granado vinha em 29º, atrás de Wilairot. 
 
Vendo o pódio perto, Márquez atacou Rea e assumiu o quarto posto, mas abriu demais e perdeu a posição. O campeão da temporada tentou pressionar, mas acabou sendo colocado para fora por Gino. No muro de Valência, Alzamora seguiu sua tradicional orientação e sinalizava pedindo para Márquez acalmar.
 
Só que Marc não é lá dos mais obedientes e tratou de reduzir a diferença para Rea e assumir o quarto posto a 13 voltas do fim. Não demorou, o espanhol deixou para trás Aegerter. No momento da ultrapassagem, Marc acabou tocando a perna de Dominique, e se desculpou com o rival na sequência, mantendo o terceiro posto. Enquanto perseguia Marc, Rea escorregou no asfalto molhado e caiu.
 
Faltando dez voltas para o fim, Simon liderava com 2s687 de folga para Terol. Márquez vinha em terceiro, 5s083 atrás de Nico.
 
Mais atrás, Granado e Rosell se encontraram e os dois acabaram caindo, mas o brasileiro conseguiu voltar para a pista.
 
Na ponta, Márquez pressionou Terol e assumiu o segundo posto com oito voltas para o fim. Em segundo, Márquez passou a tentar reduzir a vantagem de Simon, que era de 5s459.
 
Faltando três giros, Marc chegou em Simon e passou a preparar o ataque. Na abertura da penúltima volta, Márquez aproveitou a reta de Valência para assumir a ponta. Julian tentou pressionar, Mas Marc conseguiu manter a ponta.

MotoGP, GP de Valência, Ricardo Tormo, Final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.