Oliveira lidera primeiro treino livre da Moto3 no asfalto molhado do circuito de Valência

Miguel Oliveira bateu a marca de Jonas Folger nos minutos finais da sessão e foi o mais rápido no primeiro treino livre desta sexta-feira (9)

►Confira as melhores imagens do Mundial de Motovelocidade em Valência

O primeiro treino livre da Moto3 em Valência começou com o asfalto molhado por conta da chuva que atingiu a região horas antes. As condições do asfalto, entretanto, não serviram para afastar os pilotos, que foram para a pista assim que o cronometro foi disparado.

Ao contrário do que vem acontecendo nos últimos treinos – quando um piloto domina a maior parte da atividade – o exercício em Valência foi marcado pelo revezamento na ponta da tabela de tempos, mas foi Miguel Oliveira quem levou a melhor.

Ainda não se sabe onde Oliveira irá correr em 2013 (Foto: MotoGP)

O português anotou 1min53s147 em seu melhor giro e ficou a 0s55 de Jonas Folger, o segundo colocado. Luis Salom aparece em terceiro, à frente de Éfren Vázquez e Jack Miller.

Maverick Viñales foi o sexto, 0s742 atrás de Oliveira. Brad Binder aparece na sequência, à frente de Héctor Faubel e Adrian Martin. Sandro Cortese teve uma atuação bastante discreta durante o exercício, mas conseguiu melhorar no final e ficou com a décima marca. 
 

Saiba como foi o primeiro treino desta sexta:
 
O treino desta sexta-feira (8) começou com Salom na ponta. O espanhol anotou 1min57s384 e assumiu a liderança, à frente de Louis Rossi, Álex Márquez, Folger, Oliveira e Martin.
 
Com o asfalto de Valência molhado, o início da sessão foi marcado pela cautela. Jakub Kornfeil logo tomou a ponta, seguido por Salom e Márquez. Miller melhorou na sequência e assumiu o segundo posto. Viñales também foi mais rápido e aparecia em sétimo. 
 
Com 1min55s137, Oliveira se instalou na terceira posição, 1s264 atrás de Kornfeil, que seguia na ponta. Álex Rins tinha o terceiro tempo, à frente de Folger, Miller, Salom, Martin, Alessandro Tonucci, Rossi, Vázquez e Viñales.
 
Faltando pouco menos de 25 minutos para o fim da sessão, Folger assumiu a liderança ao anotar 1min54s412, mas logo viu Salom baixar sua marca em 0s159 e passar à frente.
 
Oliveira também conseguiu ser mais rápido e ocupou o segundo posto, 0s147 atrás de Luis. Em terceiro, Folger foi para os boxes da Aspar para trabalhar no acerto da acerto da moto. Rins tinha a quarta marca, seguido por ZulFahmi Khairuddin, Rossi, Miller, Tonucci, Martin e Márquez.
 
Na sequência, Miguel anotou 1min53s926 e passou a ditar o ritmo do exercício com 0s327 de vantagem para Salom. 
 
Com a atividade perto do fim, a maior parte dos pilotos se dirigiu aos boxes para tentar melhorar o acerto das motos para o recém asfaltado circuito de Valência. Oliveira tinha a ponta, seguido por Salom, Folger, Rins, Khairuddin, Rossi, Miller, Tonucci, Martin e Márquez. Viñales vinha apenas em 15º e Cortese em 20º.
Primeiro treino desta sexta foi realizado com pista molhada (Foto: MotoGP)
De volta a pista, Folger assumiu a frente ao registrar 1min53s202. Viñales também foi mais rápido e se instalou no segundo posto, 0s687 atrás do germânico da Aspar. 
 
Perto da barreira de cinco minutos para o fim, Oliveira baixou sua marca para 1min53s147 e assumiu a ponta com 0s055 de vantagem, à frente de Folger e Viñales.
 
Na parte final da sessão, Cortese conseguiu melhorar e assumiu o décimo posto ao cravar 1min54s404, 1s257 atrás da marca de Oliveira.

Moto3, GP de Valência, Ricardo Tormo, 1º Treino Livre:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.