MotoGP

Oliveira retoma ponta após queda de Márquez e vence em Valência última prova da era das 600cc na Moto2

Álex Márquez parecia perto de encerrar um jejum de mais de um ano, mas caiu na 16ª das 25 voltas em Valência e devolveu a liderança para Miguel Oliveira, que foi impecável nas voltas finais para se tornar o último vencedor da era das 600cc na Moto2. Iker Lecuona ficou com o segundo posto, com o #73 conseguindo retornar à pista para ficar com o último posto do pódio
Warm Up / JULIANA TESSER, de São Paulo / NATHALIA DE VIVO, de São Paulo
 Miguel Oliveira (Foto: KTM Ajo)
Antes de embarcar rumo à MotoGP, Miguel Oliveira garantiu um espaço para si na história da Moto2. Ao receber a bandeirada neste domingo (18) na ponta do GP da Comunidade Valenciana, o #44 se tornou o último vencedor da era das 600cc, já que em 2019 a Triumph entra no certame com motores de 765cc.
 
Ao contrário do que aconteceu com a Moto3, a prova da Moto2 começou bastante tumultuada, com quedas de Luca Marini, Joan Mir e Lorenzo Baldassarri ainda na segunda curva.
 
Xavi Vierge tomou a ponta na largada, mas logo foi superado por Mattia Pasini, que, pouco depois, viu Miguel Oliveira assumir o comando. O português acabou se isolando na ponta com Álex Márquez, que tomou a liderança da prova ainda no sexto giro.
Miguel Oliveira venceu em sua despedida da Moto2 (Foto: KTM Ajo)
Uma vez na ponta, Márquez tratou de disparar e, no intervalo de apenas uma volta, abriu mais de 1s de margem para Miguel. O #73 seguiu abrindo, mas, na 16ª volta, caiu na curva 14 e devolveu a liderança de volta a Oliveira. O #73 conseguiu voltar, mas caiu para terceiro, 18s atrás do líder.

O piloto da Red Bull KTM Ajo, então, seguiu tranquilo rumo à bandeirada, apesar das condições difíceis por conta da chuva deste domingo, e completou sua última corrida na Moto2 com 13s201 de margem para Iker Lecuona, o segundo colocado. Márquez acabou em terceiro.
 
Sem vaga para 2019, Mattia Pasini ficou com o quarto posto, à frente de Remy Gardner e Fabio Quartararo, que também segue para a MotoGP. Marcel Schrotter ficou com o sétimo posto, seguido por Augusto Fernández, Andrea Locatelli e Simone Corsi.
 
Campeão antecipado, Francesco Bagnaia despencou no pelotão após ser tocado por Marini ainda nos primeiros metros e recebeu a bandeirada em 14º.

Com o resultado deste domingo, Bagnaia fecha o ano com 306 pontos, nove a mais que Oliveira. Binder ficou com o terceiro posto, com Márquez passando Baldassarri pela quarta colocação.
 
Saiba como foi o GP da Comunidade Valenciana de Moto2:
 
Exatamente como previam os meteorologistas, o tempo piorou mais uma vez e o domingo em Valência amanheceu frio e com chuva. Quando os pilotos da Moto2 alinharam no grid para a derradeira prova de 2018, os termômetros marcavam 14°C, com a pista alcançando os 14°C. 
 
Vindo de vitória na Malásia, Luca Marini tinha a pole-position, a segunda da carreira, à frente de Xavi Vierge e Marcel Schrotter. Campeão antecipado de 2018, Francesco Bagnaia ocupava a quarta colocação.
 
Com as luzes apagadas em Ricardo Tormo, Marini largou mal e perdeu posições. Enquanto isso, Vierge assumiu a primeira colocação, com Oliveira e Schrotter vindo logo atrás.
Então, o #10 acabou perdendo a moto na entrada da curva 2 e foi ao chão. Baldassarri e Joan Mir acabaram levando um tombo junto com o italiano. Nisso, outros pilotos acabaram escapando da pista.
Enquanto isso, na ponta do pelotão a briga pela primeira colocação estava bastante animada. Vierge, Oliveira e Pasini estavam bastante próximos, com o português assumindo a primeira colocação um pouco mais para frente.
 
Com 23 voltas para terminar a corrida, a ordem no pelotão era Oliveira, Pasini, Márquez, Vierge, Lecuona, Brad Binder, Lowes, Schrotter, Lecuona e Corsi.
 
Assim como na Moto3, a classe intermediária estava apresentando um festival de tombos. Além de todas as quedas do começo da disputa, Cardelús , Sam Lowes e Brad Binder também foram ao chão.
 
Na ponta, Oliveira seguia na primeira colocação, mas Márquez começava a se aproximar do #44 após fazer bela ultrapassagem em cima de Vierge. Lecuona e Pasini completavam os cinco primeiros da disputa.
 
Então, o espanhol deu o bote certeiro em cima do titular da KTM para assumir a primeira colocação do pelotão. Mal tinha ultrapassado e já tinha uma vantagem de 0s474. Mais para trás, era a vez de Navarro cair.
Com 17 voltas para a bandeira quadriculada, Márquez seguia na primeira colocação, abrindo cada vez mais para o restante do pelotão. Nesta altura, o respiro já era de 1s308. Oliveira, Vierge, Lecuona e Pasini fechavam o top-5.
 
Quando figurava no pelotão da ponta, então, Vierge teve um grande golpe de má sorte. O piloto acabou sofrendo um tombo e acabou com suas chances de pódio na última corrida do ano.

Até que, com dez voltas para o fim, o improvável aconteceu. Com mais de 1s5 de vantagem na primeira colocação, Márquez acabou indo ao chão. Com isso, perdeu a ponta do pelotão e caiu para o terceiro posto e Oliveira assumiu a ponta.
Na reta final da disputa, Oliveira sustentava uma vantagem de mais de 8s na primeira colocação, com Lecuona, Márquez, Pasini e Tuuli completando os cinco primeiros do pelotão.
 
Sem mais nada mudando em Ricardo Tormo, Oliveira cruzou a linha de chegada na primeira colocação e venceu a última corrida do ano. Lecuona foi o segundo colocado, com Márquez tendo o desfecho mais positivo possível após a queda e encerrou o pódio do dia.

Moto2 2018, GP da Comunidade Valenciana, Ricardo Tormo, Final:

1 M OLIVEIRA Red Bull KTM Ajo 45:07.639 25 voltas
2 I LECUONA Interwetten KTM +13.201  
3 A MÁRQUEZ Marc VDS Kalex +22.175  
4 M PASINI Italtrans Kalex +28.892  
5 R GARDNER Tech3 Mistral 610 +30.106  
6 F QUARTARARO Speed UP +32.126  
7 M SCHROTTER Intact Kalex +33.086  
8 A FERNANDEZ PONS Kalex +33.950  
9 A LOCATELLI Italtrans Kalex +35.707  
10 S CORSI TASCA Kalex +37.019  
11 D AEGERTER Kiefer KTM +43.844  
12 T NAGASHIMA Tady Kalex +45.871  
13 S ODENDAAL RW NTS +49.113  
14 F BAGNAIA VR46 Kalex +53.288  
15 J RAFFIN SAG Kalex +1:08.712  
16 I VIÑALES Forward Suter +1:25.666  
17 X CARDELUS Stylobike Kalex +1:32.166  
18 J DANILO SAG Kalex +1:47.502  
19 F FULIGNI TASCA Kalex +1 volta  
20 L TULOVIC Forward Suter +1 volta  
  N TUULI SIC Kalex NC  
  X VIERGE Intact Kalex NC  
  J ROBERTS RW NTS NC  
  T MARCON Speed UP NC  
  J NAVARRO Gresini Kalex NC  
  B BINDER Red Bull KTM Ajo NC  
  S LOWES Interwetten KTM NC  
  K IDHAM PAWI Tady Kalex NC  
  L MARINI VR46 Kalex NC  
  L BALDASSARRI PONS Kalex NC  
  J MIR Marc VDS Kalex NC  
         
REC T LÜTHI Interwetten Kalex 1:35.312 151.2 km/h
MV J ZARCO Ajo Kalex 1:34.879 151.9 km/h
         
  Condições do tempo PISTA MOLHADA   ar: 14ºC | pista: 14ºC