Pandemia e logística fazem MotoGP cancelar GPs da Grã-Bretanha e da Austrália

Por conta da quarentena obrigatória de duas semanas exigidas pelos países, a MotoGP decidiu cancelar as provas. Com a decisão, já são cinco etapas fora do calendário inicial da categoria

A MotoGP confirmou, nesta sexta-feira (29), que as etapas da Grã-Bretanha e Austrália não vão acontecer na temporada 2020. Com isso, já são cinco provas canceladas neste ano.
 
A etapa da Grã-Bretanha, em Silverstone, estava inicialmente marcada para o dia 30 de agosto, enquanto a da Austrália, em Phillip Island, aconteceria no dia 25 de outubro.
 
O Reino Unido exigiu uma quarentena obrigatória de duas semanas para todos que chegarem ao local a partir de 8 de junho. A obrigatoriedade de realizar uma prova com portões fechados em Silverstone ajudou no cancelamento.
Largada da MotoGP em Silverstone (Foto: Michelin)
Esta é a segunda prova cancelada em Silverstone nos últimos anos. Em 2018, o GP da Grã-Bretanha não foi realizado porque o sistema de drenagem foi incapaz de conter a forte chuva que caiu no dia da corrida, quando seria utilizado novo asfalto.
 
O GP da Austrália foi cancelado pelo mesmo motivo de logística da Grã-Bretanha. Sem espaço para outras datas no calendário, devido ao clima ruim em Phillip Island, a prova só poderia ser realizada em outubro e a MotoGP optou por cancelar.
 
"Estamos tristes em anunciar o cancelamento deste icônicos eventos, depois de não encontrar soluções para os problemas de logística e operacionais oriundos da pandemia", disse Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna, organizadora do campeonato.
Fabio Quartararo em Phillip Island, na Austrália (Foto: SIC)
"Silverstone e Phillip Island são duas das mais emocionantes corridas da temporada, com pistas que nunca falham em entregar grandes provas", afirmou Ezpeleta. "Estamos de olho no retorno a estes locais no próximo ano", completou.
 
A MotoGP não correu no Catar, onde apenas Moto2 e Moto3 disputaram corridas. Também por conta da pandemia do novo coronavírus, as etapas da Holanda, Finlândia e Alemanha foram canceladas do calendário 2020. A categoria planeja retornar as atividades no dia 19 de julho, com o GP da Espanha.

Paddockast #62
QUAL O LUGAR DE VETTEL NA HISTÓRIA DA F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube