Para “evitar qualquer mal entendido”, FIM esclarece regulamento para corridas interrompidas da MotoGP

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) esclareceu o regulamento da MotoGP com o objetivo de “evitar qualquer mal entendido” no caso de corridas interrompidas

A FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou um esclarecimento em relação às regras para corridas da MotoGP que são interrompidas, ratificando as modificações feitas pela Comissão de GP em um encontro em Madri no início do mês.
 
O regulamento atual não sofreu grandes alterações, mas a FIM optou por esclarecer as regras para “evitar qualquer mal entendido com os times, pilotos, equipes de transmissão e mídia”.
 
A principal modificação, porém, diz respeito aos pilotos que podem participar da relargada. A partir de agora, a MotoGP vai barrar aqueles que tomaram duas ou mais voltas do líder na primeira parte da disputa.
Regulamento para corridas interrompidas com bandeira vermelha foi detalhado pela FIM (Foto: Reprodução)
“Se o diretor de prova decide interromper uma corrida em qualquer ponto a partir da volta de aquecimento, então as bandeiras vermelhas serão exibidas na linha de chegada e em todos os pontos de fiscais e acionadas as luzes vermelhas ao redor do circuito. Os pilotos devem reduzir a velocidade imediatamente e voltar ao pit-lane. O resultado será aquele obtido no último ponto onde o líder e todos os pilotos ativos na mesma volta que o líder completaram uma volta inteira sem a exibição da luz vermelha”, diz o texto da FIM.
 
A regra, porém, tem algumas exceções:
 
     i.) Se a corrida for interrompida depois da bandeira vermelha, o seguinte procedimento será aplicado:
 
          1) Para todos os pilotos aos quais a bandeira quadriculada foi exibida antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no fim da última volta da corrida.
 
          2) Para todos os pilotos aos quais a bandeira quadriculada não foi exibida antes da interrupção, uma classificação parcial será estabelecida no fim da penúltima volta da corrida.
 
         3) A classificação completa será formada pelo combinado das duas classificações parciais levando em conta o procedimento de tempo de volta.
 
     ii.) Em uma corrida interrompida, se o líder e todos os pilotos ativos na mesma volta tiveram completado uma volta toda antes da exibição da bandeira vermelha, e, naquele momento, tem um piloto no pit-lane, que fecha por conta da bandeira vermelha sem que o piloto cruze o ponto de cronometragem, o resultado será considerado pelo último ponto de cronometragem que o líder da corrida e todos os outros pilotos ativos na mesma volta do líder passaram. Se houver um problema com o transponder de algum piloto, os resultados serão obtidos pela última linha de chegada.
 
No momento em que a bandeira vermelha é exibida, pilotos que não estão ativamente competindo na corrida não serão classificados. No prazo de cinco minutos após a exibição da bandeira vermelha, pilotos que não entraram no pit-lane passando pelo ponto determinado na cronometragem de entrada no pit-lane em cima da moto, não serão classificados. 
 
Uma exceção pode ser concedida em circunstâncias excepcionais (por exemplo, uma celebração pós-corrida em uma corrida interrompida que foi dada como encerrada. 
 
Além disso, a FIM também esclareceu que as corridas podem ser reiniciadas várias vezes, mas, caso seja necessário cancelar, então o resultado será validado levando em conta o número de voltas completadas.
 
“O regulamento atualmente permite múltiplas relargadas nas corridas interrompidas da MotoGP, com a possibilidade de múltiplas corridas reiniciadas. Em uma situação na qual não é possível reiniciar algumas dessas corridas, ficou decidido que o resultado só será baseado no resultado de uma corrida anterior que tiver cinco ou mais voltas completadas”, diz o texto. “As posições no grid serão baseadas no resultado da primeira corrida”, segue.
 
A maior mudança, porém, afeta os pilotos que já tomaram uma volta do líder.
 
“Pilotos que estão classificados uma volta atrás, vai reiniciar a corrida do pit-lane. Pilotos que estão duas voltas atrás, não poderão reiniciar”, completa.
 
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