Para tornar classificação mais atraente, Dorna estuda mudança na regra da MotoGP para 2013

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, estuda maneiras de tornar o treino classificatório da MotoGP mais atraente para o público e avalia proposta para mudar regra na temporada de 2013. Proposta dividiria pilotos em dois grupos

 

A Dorna, empresa que promove o Mundial de Motovelocidade, estuda alternativas para tornar o treino classificatório da MotoGP mais atraente para o público. Em entrevista a emissora Telecinco, Carmelo Ezpeleta, presidente da empresa espanhola, confirmou que tem conversando com as televisões que transmitem a categoria na elaboração de um novo formato, que já foi apresentado aos pilotos e será debatido na próxima reunião da Comissão de GP. 
 
“Faz tempo que estamos falando com as televisões de todo o mundo para dar mais conteúdo e tornar mais interessante os treinamentos de sábado a tarde”, contou. “Há uma proposta e nós a apresentamos para os pilotos, porque é interessante saber a opinião deles do ponto de vista de segurança”, considerou. 
Dorna estuda maneira de mudar o treino classificatório da MotoGP (Foto: Bridgestone)
“Ela será apresentada na próxima reunião da Comissão de GP para que entre em vigor na próxima temporada e seria um sistema de classificação diferente”, falou.
 
Segundo o dirigente, de acordo com os tempos registrados nos treinos livres, os pilotos seriam divididos em dois grupos: um com os 12 mais rápidos e outros com os pilotos restantes. 
 
“Dependendo dos três treinamentos anteriores, os de sexta-feira e o de sábado de amanhã, teríamos uma classificação em que a metade mais lenta faria uma classificação e a metade mais rápida outra”, explicou. “Assim se consolidariam os pontos de um a 12 e de 12 até o final.”
 
“O que ainda precisa ser estabelecido é o tempo que durariam essas sessões”, ponderou. “A principio, haveria um quarto treino livre, de 30 minutos, e logo essas duas classificações de 15 ou 20 minutos”, completou. 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.