Para tornar classificação mais atraente, Dorna estuda mudança na regra da MotoGP para 2013

A Dorna, promotora do Mundial de Motovelocidade, estuda maneiras de tornar o treino classificatório da MotoGP mais atraente para o público e avalia proposta para mudar regra na temporada de 2013. Proposta dividiria pilotos em dois grupos

 

A Dorna, empresa que promove o Mundial de Motovelocidade, estuda alternativas para tornar o treino classificatório da MotoGP mais atraente para o público. Em entrevista a emissora Telecinco, Carmelo Ezpeleta, presidente da empresa espanhola, confirmou que tem conversando com as televisões que transmitem a categoria na elaboração de um novo formato, que já foi apresentado aos pilotos e será debatido na próxima reunião da Comissão de GP. 
 
“Faz tempo que estamos falando com as televisões de todo o mundo para dar mais conteúdo e tornar mais interessante os treinamentos de sábado a tarde”, contou. “Há uma proposta e nós a apresentamos para os pilotos, porque é interessante saber a opinião deles do ponto de vista de segurança”, considerou. 
Dorna estuda maneira de mudar o treino classificatório da MotoGP (Foto: Bridgestone)
“Ela será apresentada na próxima reunião da Comissão de GP para que entre em vigor na próxima temporada e seria um sistema de classificação diferente”, falou.
 
Segundo o dirigente, de acordo com os tempos registrados nos treinos livres, os pilotos seriam divididos em dois grupos: um com os 12 mais rápidos e outros com os pilotos restantes. 
 
“Dependendo dos três treinamentos anteriores, os de sexta-feira e o de sábado de amanhã, teríamos uma classificação em que a metade mais lenta faria uma classificação e a metade mais rápida outra”, explicou. “Assim se consolidariam os pontos de um a 12 e de 12 até o final.”
 
“O que ainda precisa ser estabelecido é o tempo que durariam essas sessões”, ponderou. “A principio, haveria um quarto treino livre, de 30 minutos, e logo essas duas classificações de 15 ou 20 minutos”, completou. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube