Pasini segura Oliveira e comanda primeiro treino na Tailândia. Líder da Moto2, Bagnaia é quarto

Em uma manhã onde o top-23 rodou no mesmo segundo, Mattia Pasini se impôs e ditou o ritmo no primeiro treino em Chang. 0s093 mais lento, Miguel Oliveira ficou com o segundo posto, à frente de Álex Márquez. Francesco Bagnaia foi o quarto melhor

Mattia Pasini se impôs no calor tailandês na manhã desta sexta-feira (5). Em uma sessão onde 23 pilotos rodaram no mesmo segundo do líder, o piloto da Italtrans garantiu a liderança ao cravar 1min37s757 na 16ª de suas 21 voltas em Chang.
 
Vice-líder do campeonato, Miguel Oliveira apertou o passo na parte final da sessão, mas só conseguiu alcançar a segunda colocação, 0s093 atrás do #54. Mais 0s073 atrás, Álex Márquez completa a lista dos três mais rápidos. 
Mattia Pasini liderou o TL1 em Buriram (Foto: Divulgação/MotoGP)
Com a melhor de suas 21 voltas em 1min37s949, Francesco Bagnaia assegurou o quarto posto, seguido por Augusto Fernandez, que andou entre os ponteiros em boa parte da atividade.
 
0s226 mais lento que Pasini, Tetsuta Nagashima fez o sexto tempo, seguido por Niki Tuuli, Sam Lowes e Jorge Navarro. Fabio Quartararo fecha a relação dos dez melhores.

Saiba como foi o primeiro treino da Moto2 em Chang:
 
O calor é mesmo uma marca da Tailândia. Com o passar das horas, a temperatura foi subindo na manhã desta sexta-feira. Na hora do TL1 da Moto2, os termômetros mediam 31°C, com o asfalto chegando a 48°C. A velocidade do vento estava em 10 km/h.
 
Ao contrário do que aconteceu na MotoGP, quando os primeiros minutos foram dominados por Marc Márquez, o começo da sessão da Moto2 viu muitas trocas no topo da tabela, com Xavi Vierge sendo sucedido por Fabio Quartararo e Miguel Oliveira, que acabou na ponta com 1min38s489.
 
Ainda nos primeiros minutos da sessão, Stefano Manzi registrou sua 27ª queda na temporada com um tombo sem maiores consequência físicas em Buriram. Pouco depois, a curva 12 também registrou uma queda de Edgar Pons, que substitui Danny Kent na Speed Up.
 
Enquanto isso, Oliveira permanecia na liderança com 1min38s332, 0s199 melhor que Álex Márquez. Vierge vinha em terceiro, com Bagnaia e Pasini completando o top-5.
 
Na sequência, Mir tomou brevemente a ponta, mas superado quase que imediatamente por um Bagnaia 0s076 mais rápido. O #42, porém, tampouco ficou na ponta, já que Márquez passou melhor. O tempo de Francesco, aliás, foi cancelado pouco depois por ele ter excedido os limites da pista.
 
Com 1min37s828, Pasini saltou para a liderança, 0s125 melhor que Márquez. Fernández apareceu em terceiro, seguido por Mir e Lecuona.
 
Antes de parar nos boxes da KTM, Oliveira anotou 1min38s021 e saltou para o quarto posto, 0s193 mais lento que Pasini. 
De volta à pista, Pasini melhorou sua marca para 1min37s757 e ampliou para 0s166 a vantagem em relação a Márquez. Bagnaia agora vinha em terceiro, 0s192 atrás do #54.
 
Instantes depois, Oliveira superou Bagnaia por 0s005 e ficou com o terceiro posto, se colocando a 0s187 do líder Pasini. Na sequência, Miguel subiu para segundo, deixando Márquez, 0s052 atrás.
 
Ao fim da sessão, ninguém conseguiu bater Pasini, que ficou com a liderança do primeiro treino livre da Moto2 em Buriram.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.