Acosta quebra resistência de Foggia em Portugal e vence 2ª seguida na Moto3
Pedro Acosta de novo! Com uma grande ultrapassagem na volta final, o espanhol superou Dennis Foggia para vencer o GP de Portugal e ampliar a liderança no campeonato da Moto3. Foggia e Andrea Migno fecharam o pódio
O GP de Portugal da Moto3 não decepcionou os espectadores, com emoção do início ao fim. Com uma grande disputa entre Pedro Acosta e Dennis Foggia, o espanhol levou a melhor na última volta, com uma grande ultrapassagem e venceu por apenas 0s051 em Portimão.
Foggia ficou em segundo, com o pole Andrea Migno fechando o pódio. Ayumu Sasaki, Gabriel Rodrigo, Niccolò Antonelli, Romano Fenati, Sergio García, Jaume Masià e Ryusei Yamanaka fecharam o top-10.
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A corrida em Portimão ainda foi marcada por algumas quedas e toques. Rodrigo tocou em Xavier Artigas, causando o abandono do rival. Nas voltas finais, Kaito Toba e Tatsuki Sazuki deixaram a prova enquanto brigavam por posição.
Com o resultado, Acosta conseguiu um feito histórico. O espanhol é o primeiro piloto desde Daijiro Kato a subir no pódio nas três primeiras corridas no Mundial. A lenda japonesa foi ao top-3 em três wild-cards em 1996, 1997 e 1998, nas 250c.
Passadas as três primeiras corridas da temporada, Acosta lidera o Mundial de Pilotos da Moto3 com 70 pontos, 31 a mais que Masià, o segundo colocado. Darryn Binder é o terceiro, com Antonelli e Migno fechando o top-5. A KTM comanda o Mundial de Construtores com 19 pontos de vantagem para a Honda, enquanto a Red Bull KTM Ajo comanda com folga o Mundial de Equipes.
A Moto3 volta às pistas em 2 de maio, para o GP da Espanha, em Jerez de la Frontera. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.
Saiba como foi o GP de Portugal de Moto3:
Com o sol brilhando na região do Algarve, a Moto3 encontrou uma condição climática sólida para a terceira etapa da temporada 2021. Antes da largada, a temperatura estava na casa dos 23°, enquanto o asfalto chegava a 32°C. A velocidade do vento era de 11 km/h.
Assim como tinha acontecido na etapa anterior, a corrida da classe menor em Portimão teve um pit-lane agitado para a largada. Dois pilotos chegaram para este fim de semana carregando uma punição do GP de Doha. Envolvidos em uma briga ― física mesmo ―, John McPhee teve de largar do pit-lane, com 10s de atraso, enquanto Jeremy Alcoba também saiu dos boxes, mas com um atraso de 5s.
Mas, pouco antes da largada, a MotoGP anunciou que Darryn Binder e Deniz Öncü também iniciariam a corrida nos boxes por direção irresponsável no Q2, a fase final da classificação, com o turco entrando no grupo dos 5s de atraso.
No grid, a maioria dos pilotos optou pelo pneu dianteiro mais duro disponível, nomeado pela Dunlop como ADD014-7, mas Jaume Masià, Pedro Acosta, Niccolò Antonelli, Kaito Toba, Ryusei Yamanaka, Max Kofler, Carlos Tatay, Jason Dupasquier e Lorenzo Fellon colocaram uma borracha intermediária, a M. Na traseira, o H4 foi a opção da maioria, mas Darryn Binder e John McPhee escolheram o S2.
Na hora da largada, Andrea Migno, que estava na pole apenas pela segunda vez na carreira, saiu bem e mergulhou primeiro na curva 1, à frente de Xavi Artigas e Dennis Foggia. O espanhol logo tentou pressionar o integrante da Academia de Pilotos VR46 pela liderança, mas o rival da Snipers defendeu bem.
Ainda no fim da primeira volta, Artigas tomou a ponta, com Garcia e Foggia passando Migno no vácuo quase que de imediato. Líder do Mundial, Pedro Acosta vinha em quinto, seguido por Tatsuki Suzuki e Gabriel Rodrigo.
Migno atacou Foggia e recuperou uma posição, subindo para terceiro. Rodando na ponta, Artigas até conseguiu abrir um ligeiro respiro, mas Andrea logo retomou o segundo posto, colou em Xavier e aproveitou uma pequena escapada da linha para reassumir a liderança do GP de Portugal.
O piloto da Leopard devolveu o ataque pouco depois, mas tampouco ficou com a liderança, já que Foggia e Acosta passaram os dois. O italiano assumiu brevemente a ponta, mas logo perdeu o comando para Acosta.
Ainda na volta 4, Artigas caiu depois de ser tocado na traseira por Gabriel Rodrigo na curva 3. O piloto não aparentou ferimentos mais sérios, mas não escondeu a irritação. O Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) foi rápido em anunciar uma investigação.
Enquanto isso, Foggia recuperou o comando da corrida, 0s138 à frente de Acosta. Migno era o terceiro, seguido por Garcia, Rodrigo, Suzuki, Sasaki, Masià, Romano Fenati e Antonelli.
Na liderança da disputa portuguesa, Foggia tentou imprimir um ritmo forte para se afastar do pelotão. O titular da Leopard até conseguiu 0s2 de respiro, mas logo sentiu a aproximação de Acosta, que trazia junto todo um grupo de outros 15 pilotos.
Restando 14 voltas para o fim da corrida, Kaito Toba caiu na curva 3 e coletou Izan Guevara, que nem teve a chance de se defender. Os dois escaparam de lesões maiores. No mesmo, a FIM anunciou que Rodrigo teria de cumprir a punição da volta longa por direção irresponsável por causa do incidente com Artigas.
Na frente da disputa, Foggia seguia firme na liderança, acompanhado de perto por Acosta. Garcia agora era o terceiro colocado, à frente de Migno, Masià e Suzuki.
Usando o vácuo, Garcia partiu para o ataque e tomou de Acosta o segundo lugar, já com Foggia 0s219 à frente. Migno seguia em quarto, à frente de Suzuki, Sasaki, Masià, Fenati, Adrián Fernández e Antonelli.
Acosta, porém, logo devolveu o ataque de Garcia e retomou a segunda posição para já pressionar Foggia pela liderança.
Com dez voltas para o fim do GP de Portugal, Migno passou Garcia e voltou ao pódio provisório, assumindo o terceiro posto, 0s141 atrás de Acosta, o segundo. Andrea, porém, não sustentou a posição, já que o troco de Garcia foi certeiro.
Pouco depois, Jaume Masià aproveitou a passagem pela reta e tomou o terceiro posto, seguido por Ayumu Sasaki e Tatsuki Suzuki, derrubando Migno para a sexta colocação, à frente de Garcia. Andrea respondeu, passou o piloto da Sic58 e assumiu a quinta colocação. Sergio fez o mesmo pouco depois para ser sexto.
Restando sete voltas para a bandeirada, Acosta deu uma pressionada mais firme em Foggia, mas o italiano da Leopard sustentou a posição. Migno vinha agora em terceiro, à frente de Masià e Sasaki.
No giro seguinte, Suzuki e Fernández caíram na curva 3 de Portimão depois de Adrián tocar a roda traseira de Tatsuki. Só o piloto da Red Bull KTM Ajo conseguiu voltar à pista.
Com quatro voltas para o fim, Acosta lançou um ataque, mas escapou da trajetória e viu Migno saltar para a liderança. Foggia, contudo, respondeu de imediato e voltou à liderança, enquanto Pedro passou Andrea para voltar ao segundo lugar.
Garcia também atacou e tomou a terceira colocação de Migno, mas o resultado estava longe de definido, já que o primeiro pelotão ainda era formado por nove pilotos. Mesmo com só duas voltas para o fim.
Migno, de novo, recuperou a terceira posição na curva 1 do traçado ao Algarve. Acosta tentou atacar Foggia, mas errou e precisou de esforço para se manter na moto. Masià tomou o terceiro posto pouco depois, mas caiu na sequência, na curva 5, devolvendo o terceiro posto.
No fim do terceiro setor, Acosta tomou a liderança de Foggia com uma bela manobra e conseguiu segurar para cruzar a linha de chegada com só 0s051 de margem.
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⇝ Como ficou o grid da MotoGP para o GP de Portugal?
Moto3 2021, GP de Portugal, Portimão, Corrida:
1 | P ACOSTA | Red Bull KTM Ajo | 38:01.773 | 21 voltas |
2 | D FOGGIA | Leopard Honda | +0.051 | |
3 | A MIGNO | Snipers Honda | +0.584 | |
4 | A SASAKI | Tech3 KTM | +0.615 | |
5 | G RODRIGO | Gresini Honda | +0.675 | |
6 | N ANTONELLI | Avintia KTM | +0.729 | |
7 | R FENATI | MAX Husqvarna | +0.773 | |
8 | S GARCIA | Aspar KTM | +1.245 | |
9 | J MASIÀ | Red Bull KTM Ajo | +12.487 | |
10 | R YAMANAKA | Prüstel KTM | +12.508 | |
11 | S NEPA | BOE KTM | +12.541 | |
12 | J DUPASQUIER | Prüstel KTM | +12.593 | |
13 | F SALAC | Snipers Honda | +12.833 | |
14 | J ALCOBA | Gresini Honda | +13.743 | |
15 | D ÖNCÜ | Tech3 KTM | +13.788 | |
16 | Y KUNII | Asia Honda | +15.214 | |
17 | C TATAY | Avintia KTM | +18.032 | |
18 | A FARID IZDIHAR | Asia Honda | +20.284 | |
19 | R ROSSI | BOE KTM | +20.343 | |
20 | D BINDER | SIC HONDA | +33.374 | |
21 | M KOFLER | CIP KTM | +33.410 | |
22 | L FELLON | SIC58 Honda | +33.502 | |
23 | J MCPHEE | SIC HONDA | +37.540 | |
24 | I GUEVARA | Aspar KTM | +1:08.404 | |
25 | K TOBA | CIP KTM | Abandonou | |
26 | A FERNÁNDEZ | MAX Husqvarna | Abandonou | |
27 | T SUZUKI | SIC58 Honda | Abandonou | |
28 | X ARTIGAS | Leopard Honda | Abandonou |