Pedrosa faz dever de casa, vence em Aragón e reduz vantagem de Lorenzo na liderança do Mundial

Daniel Pedrosa cumpriu seu papel para seguir vivo no Mundial e venceu em Aragón. O espanhol teve trabalho para passar Jorge Lorenzo, mas, uma vez na frente, tratou de abrir e garantir uma vitória tranquila

► Confira a classificação da MotoGP após a etapa de Aragón

Daniel Pedrosa não estava brincando quando disse que levaria a disputa pelo Mundial até a última prova. Neste domingo (30), o espanhol fez o que precisava e tratou de terminar a corrida à frente de Jorge Lorenzo.

O piloto da Yamaha manteve a ponta na largada, mas sempre foi seguido de perto pelo rival. Pedrosa teve trabalho para superar Lorenzo, mas, uma vez na frente, tratou de disparar na ponta e garantir sua quarta vitória na temporada.

Com o resultado, Dani chegou aos 257 pontos, e levou a vantagem de Lorenzo para os 33.
 

Pedrosa tirou cinco pontos da vantagem de Lorenzo (Foto: MotoGP)

Se a disputa na ponta não foi lá das melhores, o mesmo não se pode dizer da batalha entre Andrea Dovizioso e Cal Crutchlow. A dupla da Tech 3 travou um intenso duelo pela terceira colocação, com o italiano cruzando a linha 0s137 à frente do britânico.

Ben Spies, que fez uma boa largada e sustentou o terceiro posto durante parte da prova, não conseguiu segurar a dupla da Tech 3 e ficou com o quinto posto, à frente de Álvaro Bautista.

Em sua segunda prova na MotoGP, Jonathan Rea ficou com o sétimo posto. Valentino Rossi foi o oitavo. O italiano escapou da pista no início da disputa ao ser empurrado para fora pelo substituto de Casey Stoner e retornou na última posição, escalando o pelotão até o fim da corrida. 

Karel Abraham ficou em nono, 57s417 atrás do tempo de Pedrosa. Aleix Espargaró foi o melhor entre as CRT e ficou com o décimo posto. Randy De Puniet aparece na sequência, seguido por Héctor Barberá, o último entre os protótipos. 

Nicky Hayden não completou a prova no Motorland. O norte-americano sofreu um acidente no início da corrida ao escapar da pista, bater de frente em uma placa de publicidade e ser ejetado da moto. O piloto precisou ser levado ao centro médico de Aragón, mas passa bem.

 

Saiba como foi a corrida da MotoGP neste domingo:
 
Lorenzo manteve a ponta na largada, com Pedrosa em segundo e Spies pulando para terceiro. Crutchlow caiu para quarto, à frente de Stefan Bradl e Dovizioso.
 
Mais atrás, Rossi escapou da pista para evitar um toque com Rea, que não deixou espaço para o piloto da Ducati. O italiano conseguiu voltar à corrida, mas caiu para a última colocação. Valentino logo passou David Salom, subindo para o 20º posto.
 
Na terceira volta da disputa, Hayden escapou da pista e deu de frente na placa de publicidade. O piloto foi ejetado da moto e precisou da ajuda dos médicos. O titular da Ducati foi levado ao centro médico para ser avaliado, mas passa bem.
 
Na ponta, Lorenzo seguia liderando, mas vinha pressionado por Pedrosa. Bradl conseguiu passar Spies e assumiu o terceiro posto, mas caiu na sequência e abandonou. 
 
Com 17 voltas para o fim, Dani assumiu a ponta. Lorenzo tentou responder, mas Pedrosa conseguiu manter a frente. Uma vez na liderança, o piloto da Honda tratou de abrir vantagem e já tinha 0s598 de diferença para Jorge. Na passagem seguinte, Pedrosa sustentava 1s216 de folga, após o piloto da Yamaha cometer um erro. 
 
Mais atrás, Rossi vinha se recuperando e já aparecia em oitavo com 14 voltas para o fim. 
 
Enquanto Pedrosa se afastava de Lorenzo, Spies conseguia segurar Dovizioso e Crutchlow pelo terceiro posto. Demorou, mas Andrea, enfim, conseguiu tomar a posição de Ben. O norte-americano tentou reagir, mas o piloto da Tech 3 fechou a porta.
 
Com sete voltas para o fim, Pedrosa tinha 5s076 de vantagem para Lorenzo que, por sua vez, sustentava 7s282 de diferença para Dovizioso. Spies vinha na sequência, com Crutchlow em quinto e Bautista em sexto. Rea era o sétimo, seguido por Rossi, Abraham, De Puniet e Espargaró. 
Lorenzo segue líder com 33 pontos de vantagem (Foto: MotoGP)
Três giros mais tarde, Spies perdeu a quarta colocação para Crutchlow e caiu para quinto. Tentando se aproximar de Rea, Rossi acabou errando e escapou da pista, mas conseguiu evitar a queda e seguir na corrida ainda na oitava colocação. 
 
Com os dois ponteiros definidos, a briga pelo terceiro lugar seguia quente entre Dovizioso e Crutchlow, com o italiano mantendo a frente. Cal conseguiu passar, mas Andrea deu o troco e manteve a frente.
 
Crutchlow insistiu, passou, levou o troco e não conseguiu superar Andrea.

MotoGP, GP de Aragón, Motorland, Final:

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.