Pedrosa volta a criticar pilotagem "sempre no limite" de Márquez e pede por maior ação dos comissários

Dani Pedrosa ainda não esqueceu o incidente com Marc Márquez neste domingo e criticou a tocada excessivamente agressiva do companheiro de Honda. "Eu gostaria de saber onde está o limite durante uma corrida, porque eu também posso pilotar de forma agressiva e acima desse limite", disse

Dani Pedrosa reclamou do colega de  Honda (Foto: Getty Images)

O acidente de Dani Pedrosa em Aragão no último domingo parece ter azedado o clima na Honda. O espanhol voltou a criticar o companheiro de equipe, Marc Márquez, acusando o jovem líder do campeonato de pilotar de maneira excessivamente agressiva. Pedrosa ainda pediu por uma maior atenção dos comissários aos incidentes de pista.  

Na sexta volta da corrida, Márquez vinha em terceiro logo atrás de Dani. Ambos perseguiam então líder da prova, Jorge Lorenzo. Na tentativa de recuperar o segundo posto, Marc freou mais tarde na entrada na curva 12 e acabou batendo de leve na lateral da moto #26. A colisão acabou danificando o cabo do controle de tração, e quando Dani começou a acelerar na saída da curva, a moto ricocheteou e jogou o piloto no asfalto com violência.

Pedrosa saiu fisicamente ileso da forte queda, mas praticamente disse adeus à disputa do título. Márquez ainda venceu a corrida e abriu 39 pontos para Lorenzo, o segundo colocado. Dani aparece em terceiro, mas 59 pontos atrás, restando apenas quatro etapas para o fim da temporada.

"Eu gostaria de saber onde está o limite durante uma corrida, porque eu também posso pilotar de forma agressiva e acima desse limite", disse Pedrosa em declaração à emissora britânica BBC. "Eu acho que todos deveriam ter as mesmas cartas para jogar dentro das mesmas regras", completou.

"A nossa relação sempre foi boa, mas é duro quando acontece algo assim, e isso ainda vem de seu próprio companheiro de time", acrescentou. "A única coisa que posso dizer agora é que estava fazendo a coisa certa e é uma pena que o que cara que tenta fazer tudo certo sempre acabe ficando com a pior parte", afirmou o piloto da Honda.

Nesta segunda-feira (30), o perfil oficial da MotoGP no Twitter informou que Pedrosa e Márquez foram convocados pela direção de prova para participar de uma reunião, na Malásia, durante a próxima etapa do Mundial, que vai "analisar tecnicamente o incidente de Aragão".

Não é a primeira vez que Márquez se envolve em polêmica por disputas mais severas na pista. Na Moto2, o piloto de 20 anos já sofreu sanções dos comissários. E, na MotoGP, também foi punido com dois pontos por ignorar as bandeiras amarelas em Silverstone, quando sofreu um forte acidente no warm-up. Se o espanhol alcançar quatro pontos, terá de largar da última posição do grid.

Marc Márquez e Dani Pedrosa (Foto: Honda)

"Marc está sempre andando no limite quando tem pilotos à frente. Desta vez, como ele vem fazendo o ano inteiro, quase bateu na traseira da minha moto. Mas quando tocou, acabou quebrando o sistema de controle de tração. E foi o fim da minha corrida. Caí por causa disso", falou Pedrosa também à imprensa espanhola.

"É óbvio que agora não importa o que eu diga, é tarde demais. Em dias assim você só ouve o vencedor, mas eu gostaria de dizer que a direção de prova precisa levar certas coisas mais a sério, coisas que vem acontecendo nos últimos anos. Um grande número de pilotos experientes, assim como eu, tenta aclamar os mais novos, mas, neste caso, como de costume, eles olham para o outro lado."

"Os que vêm alertando sobre isso nas últimas temporadas, como Jorge ou eu, também sabem como andar no limite, e está tudo bem", concluiu.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.