Pierer Mobility anuncia troca no comando da KTM e tira CEO do cargo após 33 anos
Grupo que gerencia a KTM, a Pierer Mobility anunciou a saída de Stefan Pierer do cargo de CEO e escolheu Gottfried Neumeister para se tornar o novo responsável pela função
Apenas um dia após convocar uma reunião extraordinária para a próxima segunda-feira (27), com o intuito de eleger um novo conselho, o grupo Pierer Mobility anunciou uma mudança importante no cargo de liderança. Stefan Pierer, que passou a controlar a KTM em 1992, deixou a função de diretor-executivo tanto do Grupo quanto da KTM AG e entregou o comando de ambas nas mãos de Gottfried Neumeister, que se juntou à estrutura no ano passado.
Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a empresa deixou claro que “Stefan Pierer entregará o cargo de CEO da Pierer Mobility AG e da KTM AG a Gottfried Neumeister”, antes de acrescentar que Pierer “continuará apoiando [Neumeister] como co-CEO durante o processo de reestruturação”. Ou seja, o empresário permanece integrando o Conselho Executivo e acompanhando de perto cada etapa.
“Para mim, a KTM sempre foi mais do que um negócio. É uma paixão, uma missão, uma família. A decisão de entregar a liderança não foi fácil. Estou profundamente convencido que Gottfried Neumeister, com a sua visão estratégica e comprometimento, é a escolha certa para liderar a KTM para o futuro”, declarou Stefan no mesmo documento.
Como não poderia ser diferente, Neumeister também se manifestou e disse que “Stefan Pierer criou uma empresa única que reflete a paixão e espírito pioneiro de todos os funcionários. Vejo como minha missão preservar este legado e, ao mesmo tempo, abrir novos caminhos. A KTM representa coragem, inovação e paixão — valores pelos quais continuaremos a viver e levar para o futuro. Junto com a nossa equipe, iremos continuar a fortalecer a KTM e definir novos padrões para construir as melhores motos do mundo”.

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Atualmente competindo na MotoGP, a KTM demitiu centenas de funcionários e planejava pausar a fabricação das motos de rua nos primeiros dois meses de 2025. Em novembro passado, a Pierer Mobility anunciou que não espera segurar o financiamento necessário à tempo, iniciando um processo de reestruturação.
O método escolhido foi a autoadministração. A atual gerência da KTM seguirá no controle da companhia durante o processo, trabalhando sob supervisão judicial para implementar um plano de reorganização.
Além dos ativos da KTM, entram também no processo as subsidiárias KTM Componentes GmbH e KTM F&E GmbH. O objetivo era chegar a um acordo para o plano de reorganização com os credores em até 90 dias.
Além de interromper a fabricação de novas motos por dois meses, o processo de reestruturação também contou com a demissão de 750 funcionários e a reversão da aquisição da MV Agusta. A empresa também planeja a venda do projeto de veículo esportivo X-Bow.
A MotoGP volta a acelerar entre 5 e 7 de fevereiro de 2025 para os primeiros testes de pré-temporada, em Sepang, na Malásia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

