MotoGP

Pilotos criticam ondulações no asfalto e dizem que Austin “não cumpre com padrões da MotoGP”

Os pilotos deixaram bastante clara a insatisfação com as condições do asfalto em Austin. Após os primeiros treinos no Circuito das Américas, comentaram que a pista está bastante ondulada e como a situação está verdadeiramente crítica

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
As condições do asfalto do circuito de Austin têm estado no centro das reclamações dos pilotos. Após os primeiros treinos livres realizados na sexta-feira, uma chuva de críticas tomou conta do paddock, tudo direcionado às ondulações do asfalto.
 
Os pilotos mostraram verdadeira indignação com o que têm visto no Circuito das Américas. Apesar da curva 10 ter sido recapeada, todos indicaram que muitas outras curvas precisam passar também pelo reasfaltamento.
 
Aleix Espargaró, por exemplo, foi bastante incisivo, dizendo que a pista não está de acordo com o padrão do Mundial de Motovelocidade. “O circuito está em condições superperigosas, nunca pilotei em um circuito assim. Não está no nível que exige a MotoGP e não acredito que possamos correr outro ano nestas condições, não dá. Essa pista é fantástica, mas tem que reasfaltar. É uma questão de segurança”, indicou.
 
Outro que decidiu comentar o assunto foi o atual líder Marc Márquez. O espanhol afirmou que “este circuito muda a cada ano e é verdade que está com mais ondulação, mas sempre lembro dos mais importante: na curva 2, na saída da curva 9, na 16, 17 e 18”, falou.
Maverick Viñales e Valentino Rossi (Foto: Yamaha)
“Com o passar dos treinos vai se adaptando e tem a sensação que a coisa vai melhorar. Só está melhor na curva 10, que é a que recapearam. O resto está pior”, continuou. “Tem que recapear o mais breve possível, pois cada vez mais há mais ondulações”, emendou seu companheiro Jorge Lorenzo.
 
Quem também mostrou grande insatisfação foi Cal Crutchlow, que cutucou fortemente as condições. “As ondulações são horríveis. Tem que tentar encontrar a forma de melhorar o circuito pensando no futuro. É difícil de lidar com a situação, está muito ruim. Em 2013, a superfície era fantástica e agora está muito difícil. Aqui não tem ondulações, tem saltos”, pontuou.
 
A dupla da Ducati também não ficou de fora da esteira de reclamações, com Danilo Petrucci dizendo que “não cumpre o padrão da MotoGP. O que estamos vendo aqui é incrível”, e Andrea Dovizioso concordando com o colega. “É um dos melhores circuitos do campeonato.” 
 
“Mas se torna um dos piores quando tem que se focar mais nas ondulações do que no traçado. Temos que colocar mais pressão na Comissão de Segurança, mas não creio que teremos muita margem se não for feito um grande investimento, e não sei se pode ser feito”, seguiu.
 
Por fim, Valentino Rossi também deu sua visão sobre o assunto. “É a pior pista do ano em relação às ondulações. Tem ondulações daqueles que você encontra na rua. É uma pena, pois é um circuito muito bonito. Teriam que fazer o mesmo que fizeram na curva 10 [reasfaltar], em três ou quatro outras curvas”, encerrou.
 
Resultado de imagem para emoji microfonePaddockast #14: O melhor piloto de MotoGP de todos os tempos



 Ouça no Spotify
 Ouça no iTunes
 Ouça no Android
 Ouça no playerFM