Pol Espargaró lista perdas e diz que vantagem da Ducati começa a ser “revertida” em 2025

Piloto de testes da KTM, Pol Espargaró reconheceu a Ducati tem uma vantagem grande em relação às equipes rivais, mas avaliou que a diferença começa a ser revertida a partir do próximo ano

Pol Espargaró acredita que a vantagem da Ducati na MotoGP começa a ser revertida a partir da temporada 2025. Na visão do catalão, a perda da Pramac e de pilotos como Jorge Martín, Enea Bastianini e Marco Bezzecchi vai cobrar um preço.

Piloto de testes da KTM, Pol avaliou que o volume de Desmosedici na pista — hoje, o grid conta com oito Ducati: quatro do ano e outras quatro de 2023 — desequilibra a competição, já que dá à fábrica comandada por Gigi Dall’Igna uma enorme quantidade de dados para desenvolver os protótipos.

Relacionadas


O piloto de 35 anos, porém, vê esperança no equilíbrio maior de 2025. A Ducati seguirá sendo maioria, mas com seis motos. KTM, Aprilia, Honda e Yamaha terão quatro motos, cada.

“[A Ducati] é muito superior. Acredito que isso seja resultado de muitos anos tendo uma enorme vantagem de dados que as outras fábricas não tinham, entre outras coisas”, disse Pol. “Eles conseguiram se desenvolver muito mais rápido e agora nós sofremos com isso. Mas é normal quando você tem oito motos na pista por tantos anos enquanto os outros tinham duas ou quatro no máximo. Ter 50% menos motos na pista é uma loucura”, seguiu.

Pol Espargaró avaliou que a vantagem da Ducati vai diminuir com menos motos na pista (Foto: Rob Gray/ Polarity Photo)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Pouco a pouco, isso será revertido, começando pelo próximo ano, já que perderam uma equipe e alguns pilotos rápidos”, previu.

O fim de semana de casa da KTM não foi lá dos mais animadores, já que Brad Binder, que fechou em quinto no Red Bull Ring, recebeu a bandeirada com 18s6 de atraso para Francesco Bagnaia, o vencedor.

Apesar do atraso em relação ao vencedor, Pol fez um balanço positivo da performance da RC16, usando a Aprilia como padrão de comparação.

“A primeira não-Ducati foi a KTM. Muito atrás, mas não somos os únicos que sofrem na comparação com a Ducati”, ponderou. “A Aprilia, por exemplo, quando nós não estamos lutando com a Ducati, eles estão, e hoje Aleix [Espargaró] finalizou 2s atrás de mim”, indicou.

“Todos nós sofremos aqui, mas quem sofreu menos foi a KTM. Viemos com muito desejo e pensamos que poderíamos fazer melhor do que fizemos, mas a questão é que é muito difícil lutar com a Ducati”, encerrou.

MotoGP volta a acelerar entre 30 de agosto e 1º de setembro com o GP de Aragão, na Espanha, 12ª etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.