Pol Espargaró nega arrependimento por trocar KTM por Honda em 2021: “Posso ser rápido”

O caçula dos irmãos Espargaró considerou que pode ser competitivo com a RC213V, ainda que tenha de lutar tanto quanto fez para levar a RC16 ao pódio

Pol Espargaró não se arrependeu da decisão de trocar a KTM pela Honda a partir da temporada 2021 da MotoGP. O irmão de Aleix acredita que pode ser tão competitivo com a RC213V quanto está sendo com a moto austríaca no campeonato deste ano.

Antes mesmo da abertura da atual temporada, a Honda confirmou Espargaró como substituto de Álex Márquez no time principal a partir do próximo ano. O irmão de Marc Márquez vai descer para a satélite LCR, mas com um contrato direto com a HRC, a divisão esportiva da Honda.

2020, porém, tem sido um ano muito mais forte para a KTM do que para a Honda. Com Marc afastado por conta de uma fratura no braço ainda na primeira corrida do ano, a montadora da asa dourada não vence desde o GP da Comunidade Valenciana de 2019 e não conseguiu sequer um top-3 neste ano.

Pol Espargaró, MotoGP 2020, GP da Emília-Romanha, Corrida
Pol Espargaró soma três pódios na MotoGP. Todos com a marca austríaca (Foto: KTM)

LEIA TAMBÉM
Peter Pan, Rossi ainda tem espaço na MotoGP. Mesmo aos 41 anos
Viñales mostra velocidade e talento de Top Gun, mas decepciona com irregularidade
Dovizioso desperdiça chance de ouro e nem experiência parece ajudar na busca do título

Assim, a Honda tem apenas o quinto posto no Mundial de Construtores, 37 pontos atrás da KTM, a quarta, que venceu duas vezes ― com Brad Binder no GP da Tchéquia e com Miguel Oliveira no GP da Estíria ― e tem outros dois pódios pelo terceiro lugar com Pol.

Questionado se estava arrependido da decisão de trocar a competitiva pela RC16 pelo difícil protótipo japonês, Pol afirmou: “Quando toma uma decisão, você escolhe pelo melhor e, normalmente, quando toma a decisão, o faz conhecendo todos os fatos. Você coloca os fatos na mesa e decide qual é a melhor direção”.

“Então, no momento eu acho que posso ser rápido com a Honda, mas, de qualquer forma, não pensaria isso. Acho que quando você toma uma decisão, nunca é para pior”, defendeu.

Na visão do piloto de Granollers, olhar para trás é perda de tempo. E, por isso, melhor focar no fato de que é possível repetir com a RC213V a história que escrever com a KTM, onde começou em último e hoje briga pelo pódio.

“Voltar agora ao momento em que tomei a decisão e dizer ‘ah, agora eu deveria fazer isso’ ou ‘agora acho que foi uma escolha ruim’, é perda de tempo, pois quando toma uma decisão, é pelo melhor”, ponderou. “Se toma uma decisão para o pior, para ir para uma situação pior e sabe que está indo para uma situação pior ou faz isso por dinheiro, você é idiota”, opinou.

“No momento, estou realmente convencido de que posso conquistar os mesmos resultados com a Honda. Do contrário, vou levar meu tempo, mas vou lutar por isso da mesma forma que fiz com a KTM nos últimos quatro anos”, afirmou. “Comecei em último no Catar quarto anos atrás e agora estamos no pódio. Se fiz isso, vou fazer com a Honda lutando mais uma vez”, encerrou.

MotoGP tem apenas três vagas abertas no grid de 2021

Com o anúncio da Ducati na semana passada, com o anúncio da Ducati na semana passada, agora apenas LCR, Aprilia e Avintia têm vagas disponíveis para a temporada 2021 da MotoGP. Ainda assim, uma quarta vaga pode surgir de última hora para garantir o salto de Luca Marini da Moto2 para a classe rainha.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.