Poncharal diz que futuro do GP das Américas vai ser definido “no fim da próxima semana”

Presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), Hervé Poncharal não quis se antecipar e descartou fazer previsões sobre a realização ou não da corrida em Austin. Calendário segue em xeque por conta da epidemia de coronavírus

Presidente da IRTA (Associação Internacional das Equipes de Corrida), Hervé Poncharal evitou especular o destino do GP das Américas de MotoGP. O dirigente, que também é chefe da Tech3, afirmou que uma decisão será tomada “no fim da próxima semana”.
 
Na semana passada, a FIM (Federação Internacional de Motociclismo) divulgou um novo calendário para a temporada 2020, já que teve de mudar o roteiro por causa da epidemia de coronavírus. Depois de cancelar a etapa da classe rainha no GP do Catar e adiar o GP da Tailândia, a previsão era iniciar o Mundial para valer no GP das Américas, no início de abril, mas o governo de Austin declarou estado de desastre e cancelou um grande festival.
 
Assim, a programação mais atualizada segue em xeque. Além das barreiras em Austin, a situação na Itália também é um entrave, uma vez que o governo decidiu isolar diversas províncias, inclusive na região de Pesaro e Urbino, onde vivem pilotos como Valentino Rossi, Franco Morbidelli e Francesco Bagnaia.
Hervé Poncharal (Foto: Sebas Romero/KTM)
Paddockast #51
QUEM VENCEU 'DRIVE TO SURVIVE' 2?

Ouça:

Spotify | iTunes | Android | playerFM

“Nós tivemos uma reunião esta manhã [sábado] com a Comissão de GPs, na qual estavam o presidente da FIM e Carmelo Ezpeleta, da Dorna”, contou Poncharal à emissora holandesa Eurosport. “O que Carmelo nos disse é que a decisão que tomamos é a melhor decisão, que é positiva”, seguiu, se referindo ao calendário publicado na semana passada.
 
“O coronavírus vai ser expulso do paddock da MotoGP”, brincou. “Temos de olhar o lado positivo, o copo meio cheio. Neste momento, temos grandes corridas de Moto2 e Moto3, embora estejamos sentindo falta da MotoGP”, comentou. 
 
Perguntado sobre a possível suspensão do GP das Américas, Hervé avaliou que ainda é preciso esperar o desenrolar dos acontecimentos.
 
“Não vamos adiantar os acontecimentos, agora nós estamos no Catar. No final da próxima semana, tomaremos uma decisão sobre irmos ou não para Austin”, contou. 
 
Ainda assim, o chefe da Tech3 considerou que, no caso de um cancelamento, o “campeonato pode começar na Argentina”.
 
“A situação muda em tempo real, evolui um dia após o outro. Qualquer um que dê uma declaração agora ou faça uma previsão do que vai acontecer nessas semanas, pode ficar como um tonto, e não vai ser o meu caso”, concluiu.
 

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.