Por prisão do proprietário e problemas com patrocinadores, Forward anuncia que está fora do GP de Indianápolis

A Forward anunciou que vai ficar de fora da etapa de Indianápolis da MotoGP, programada para dia 9 de agosto, por conta da prisão de Giovanni Cuzari, proprietário da equipe. O dirigente foi detido na Suíça por suspeita de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. A esquadra, entretanto, pretende voltar à competição no GP da República Tcheca

A Forward não vai correr em Indianápolis, na próxima etapa da temporada 2015 da MotoGP, devido à prisão do proprietário da equipe, Giovanni Cuzari. No início deste mês, o dirigente foi detido na Suíça por suspeita de fraude fiscal e lavagem de dinheiro. A investigação também aborda suspeita de patrocínios fictícios, ainda de acordo com a imprensa suíça.

Por meio de comunicado, a esquadra revelou que, apesar dos esforços para manter o time operando normalmente, alguns patrocinadores não efetuaram os pagamentos devidos em resposta à prisão de Cuzari e que, portanto, a situação pode não se resolver a tempo da etapa norte-americana, marcada para dia 9 de agosto.

"Infelizmente, a reação dos patrocinadores, a principal fonte de renda de uma equipe independente, foi imediata e resoluta", afirmou o comunicado. "Inevitavelmente, alguns cancelaram os contratos existentes e interromperam os pagamentos, criando mais problemas financeiros e que comprometem completamente a sobrevivência da equipe", completou.

Forward está fora da etapa de Indianápolis da MotoGP (Foto: Mirco Lazzari/Forward)

"As atividades nestes últimos dias estiveram focadas na reconstrução do relacionamento com os patrocinadores. A equipe também foi capaz de chegar a um consenso para recuperar a ajuda econômica vital para cobrir os custos das próximas corridas. Novos processos de cobrança e pagamentos foram ativados e novas modalidades operacionais foram acordadas com o Ministério Público de Lugano (na Suíça)", acrescentou a nota.

A Forward também entrou em acordo com a Associação das Equipes da MotoGP e vai se ausentar da etapa em Indianápolis no dia 9 de agosto, "com o objetivo de reunir todos os recursos necessários e organizar melhor as próximas viagens. Ainda assim, a intenção é voltar em Brno, na República Tcheca, na semana seguinte".

A decisão vai afetar a operação da esquadra também na Moto2. Portanto, Stefan Bradl, que já havia ficado ausente da etapa na Alemanha devido a uma lesão, Loris Baz, além de Simone Corsi e Lorenzo Baldassarri, ambos da classe intermediária, estão fora da corrida em Indy.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.