Quartararo revela chave para conseguir primeira vitória na MotoGP: manter a calma

É claro que o ritmo ajudou o francês a triunfar no GP da Espanha do fim de semana, mas o piloto disse ter aprendido que nem sempre é necessário ser hiperativo

Fabio Quartararo conseguiu sua primeira vitória na MotoGP, no GP da Espanha do último domingo (19). Mas apesar de o ritmo de sua moto ter ajudado a alcançar o resultado, o francês apontou que manter a calma se mostrou essencial para terminar na frente em Jerez.

O fim de semana começou lento para o piloto da SRT, afinal, logo no primeiro treino teve de ficar 20 minutos sentado por conta de uma punição prévia. Entretanto, nas atividades seguintes, logo mostrou o potencial da moto – ficou em segundo no TL2 e liderou o terceiro.

A classificação veio para confirmar o bom ritmo. O piloto de 21 anos obteve a pole-position com direito a recorde – 1min36s705. Na prova, apesar de perder posições na largada, escalou o pelotão, assumiu a ponta e dali não saiu mais.

Fabio Quartararo está em seu segundo ano na MotoGP (Foto: Divulgação/MotoGP)

“Não foi a melhor maneira de começar uma corrida. Quando Jack [Miller] me ultrapassou, pensei que estava em outra categoria porque estava muito rápido. Mas mantive a calma e o superei no mesmo lugar, pois sabia que poderia contar com nossa velocidade em curvas de alta”, apontou.

“No ano passado, estava nervoso, mas [agora] consegui manter a calma. Isso também é algo que aprendi na quarentena: nem sempre precisa ser hiperativo, tem de ficar calmo. Isso foi o mais importante para vencer”, completou o francês de Nice.

E o triunfo no circuito de Jerez não garantiu apenas o primeiro de Quartararo na classe rainha do Mundial. Ainda rendeu a marca de oitavo piloto mais jovem a vencer na categoria, com 21 anos e 90 dias. ‘El Diablo’ foi mais precoce do que Valentino Rossi, por exemplo, que subiu no degrau mais alto do pódio com 21 anos e 144 dias.

Além de atual líder da classificação, também quebrou jejum de quase 21 anos sem vitórias da França na MotoGP. A mídia, é claro, comemorou a “grande façanha”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.