Red Bull Ring apresenta nova chicane para aumentar segurança em etapas da MotoGP

A nova chicane do circuito austríaco, entre as curvas 1 e 3, vai ser utilizada apenas para o Mundial de Motovelocidade, com o objetivo de diminuir a velocidade e aumentar a segurança dos pilotos

BASTIANINI ESTÁ CERTO: LIDERANÇA DA MOTOGP AINDA NÃO IMPORTA

Depois de graves acidentes nos últimos anos, o Red Bull Ring passou por transformações para receber o Mundial de Motovelocidade a partir da temporada 2022. No calendário desde 2016, a pista austríaca é constante alvo de reclamações dos pilotos, que se sentem inseguros diante das altas velocidades nas longas retas.

A solução encontrada pelo autódromo, em parceria com a MotoGP, foi criar uma chicane entre as curvas 1 e 3 do traçado original. A mudança visa diminuir a velocidade do trecho, considerado muito perigoso pelos pilotos e que foi palco de grandes acidentes nas últimas visitas da categoria.

O maior desses acidente foi em 2020, quando Franco Morbidelli e Johann Zarco se chocaram na aproximação da curva 3. Ambos caíram e suas respectivas motos bateram em uma proteção interna de pneus, voltando com violência para o traçado e quase acertando as cabeças de Maverick Viñales e Valentino Rossi.

Veloz e perigoso, Red Bull Ring já foi alvo de críticas de pilotos da MotoGP (Foto: Repsol)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Em 2021, a MotoGP já tinha solicitado algumas modificações no traçado e o Red Bull Ring havia mudança as posição de algumas barreiras de proteção, visando dar mais segurança para os pilotos. Herman Tilke, responsável pela alteração atual, comentou a novidade.

“A redução de velocidade era necessária para a MotoGP nessa parte da pista. Isso foi alcançado com a sequência de curvas para esquerda e direita que evita impactar no restante do traçado. O plano era um desafio real por conta da mudança de altura do terreno”, afirmou.

Apesar da mudança, o traçado do Red Bull Ring segue o mesmo para as demais categorias que correm no local, como Fórmula 1 e Fórmula 2. A MotoGP volta ao circuito austríaco, dessa vez para a apenas uma corrida, entre os dias 19 e 21 de agosto.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.