Redding surpreende, supera Dovizioso por 0s1 e lidera TL2 da MotoGP no Catar. Dupla da Tech3 bate titulares da Yamaha

Scott Redding conseguiu superar um fim movimentado de sessão e garantiu a liderança do segundo treino da MotoGP no início da noite desta sexta-feira (24) no Catar. 0s100 mais lento, Andrea Dovizioso ficou com o segundo posto, com Jonas Folger aparecendo como a melhor Yamaha

 
O dia em Losail foi realmente atípico. Depois de uma forte tempestade atingir o circuito localizado em uma região de clima desértico, o calor e o vento forte foram suficientes para secar o asfalto, permitindo uma sessão movimentada para a MotoGP no início da noite desta sexta-feira (24). O clima, no entanto, não teve nada a ver com a liderança de Scott Redding no TL2.
 
A bordo de uma GP16, a moto da Ducati do ano passado, o representante da Pramac superou uma fim de sessão bastante agitado para cravar 1min55s085 na melhor de suas 16 voltas e bater Andrea Dovizioso por 0s100 para ficar com a liderança da MotoGP.
Scott Redding liderou segundo treino em Losail (Foto: Pramac)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Reafirmando a boa forma demonstrada até aqui, Jonas Folger foi apenas 0s123 mais lento que o líder e ficou com o terceiro posto, à frente de Jonas Folger, o quarto.

Líder do primeiro treino em Losail, Maverick Viñales sofreu sua primeira queda a bordo da YZR-M1 e acabou com o quinto tempo, 0s293 mais lento que o ponteiro.
 
0s036 atrás do novo companheiro de Yamaha, Valentino Rossi ficou com a sexta posição, à frente de Álvaro Bautista, que voltou a exibir a boa performance dos testes da pré-temporada.
 
Jorge Lorenzo conseguiu melhorar em sua penúltima volta e garantiu a oitava colocação, 0s519 mais lento que o líder. 0s094 atrás do #99, Marc Márquez ficou em nono, com Aleix Espargaró colocando a Aprilia para fechar o top-10.
 
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP no Catar:
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Não é mesmo a semana de sorte do Mundial de Motovelocidade. Visitando um país de clima desértico, o campeonato conseguiu encontrar um dos cerca de 8,8 dias de chuva do ano no Catar nesta sexta-feira. Em meados da tarde catari, uma forte chuva atingiu o circuito de Losail, inclusive com pedras de granizo aparecendo para atrapalhar os trabalhos.
 
Cerca de uma hora após a tormenta, entretanto, o sol apareceu e o vento forte ajudou a secar a pista. Quando os pilotos da MotoGP entraram na pista, o céu estava parcialmente nublado, com os termômetros marcando 22°C no ambiente e 24°C na pista. A velocidade dos ventos era de 23 km/h no sentido sul.
Quando a pista foi liberada, os pilotos não tardaram a sair para dar início aos trabalhos. Muita gente tentou garantir a passagem para o Q2 ainda no primeiro treino do fim de semana, mas, se a pista mostrar condições, os tempos devem seguir caindo.
 
Líder do primeiro dia de testes em Losail, Viñales abriu a sessão na ponta, com 1min56s770, 0s049 melhor que Álvaro Bautista, o segundo colocado. Danilo Petrucci aparecia em terceiro, com Rossi e Iannone completando o top-5.
 
Na volta seguinte, Jonas Folger, que vem fazendo uma bela estreia na MotoGP, saltou para a ponta com 1min55s800, 0s022 melhor que Viñales, que também tinha melhorado. Márquez era agora o terceiro, à frente de Bautista e Redding.
Andrea Dovizioso ficou com o segundo tempo (Foto: Ducati)
Maverick reagiu pouco depois e tomou a ponta com 1min55s378, abrindo 0s422 de margem para Folger. Márquez manteve o terceiro posto, com Redding e Dovizioso surgindo logo atrás.
 
Márquez, então, subiu para a segunda colocação, reduzindo a vantagem de Viñales para 0s320. Folger caiu para terceiro, à frente de Dovizioso, Redding, Bautista, Rins, Zarco, Rossi e Crutchlow.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Após o primeiro dia de treinos, Rossi avaliou que a YZR-M1 está em boa forma, mas reconheceu que tem dificuldades com os pneus escolhidos pela Michelin para a etapa catari.
 
Depois de uma volta sem melhorar, Viñales abriu um bom giro, mas acabou caindo na curva ao perder a frente da YZR-M1. Foi o primeiro tombo do espanhol com o protótipo Yamaha, mas ele escapou ileso e voltou de carona aos boxes.
 
Passados os primeiros 15 minutos de sessão, Viñales tinha o comando do exercício, 0s320 à frente de Márquez, o segundo colocado. Folger vinha em terceiro, com Dovizioso, Redding, Zarco, Crutchlow, Bautista, Rins e Rossi completando a lista dos dez mais rápidos.
 
De volta à pista, Iannone baixou para 1min56s090 e saltou para a sétima colocação, 0s712 mais lento que o líder. O italiano ainda não se entendeu por completo com a GSX-RR da Suzuki.
 
Karel Abraham também foi mais rápido e pulou para a 11ª colocação, 0s092 mais rápido que Rossi, que seguia longe de sua tradicional performance.
 
Depois de mais alguns minutos, os pilotos partiram para a última rodada de pit-stops antes do ataque final à tabela. Viñales seguia no topo da tabela, mas agora tinha Dovizioso 0s190 atrás. Márquez era terceiro, seguido por Folger, Petrucci, Redding, Zarco, Iannone, Crutchlow e Bautista. Rossi era 13º, à frente de Lorenzo e Pedrosa.
Maverick Viñales sofreu sua primeira queda com a YZR-M1 (Foto: Yamaha)
Com sua GP17 calçada com um par de pneus macios, Petrucci abriu outro bom giro, mas não manteve o ritmo e não conseguiu avançar para além do quinto posto.
 
Depois de muita demora, Rossi abriu um bom giro, cravando as duas melhores parciais, mas o italiano logo encontrou Abraham pelo caminho. Com dois pneus médios na M1, o italiano baixou para 1min55s873 e pulou para a sétima colocação, 0s495 mais lento que Viñales.
 
Quem também foi mais veloz foi Bautista, que subiu para a terceira colocação, 0s203 atrás do #25 da Yamaha.
 
Nestes minutos finais da sessão, muitas parciais vermelhas apareciam na tela de cronometragem da MotoGP.
 
Rossi fez uma nova tentativa e saltou para segundo, 0s036 atrás de Maverick. Logo em seguida, o #46 caiu para terceiro, com Zarco registrando 1min55s316 para pegar o comando.
 
Folger, então, passou o companheiro de Tech3, mas não ficou com a liderança, já que Redding virou 0s019 melhor. O piloto da Pramac, no entanto, não pôde comemorar, já que Dovizioso foi 0s004 mais rápido para assumir a liderança.
 
Na passagem seguinte, as posições voltaram a se inverter. Redding cravou 1min55s085 e assumiu a liderança, superando Dovizioso por 0s100. Mais atrás, Lorenzo também melhorou e se instalou em oitavo, à frente de Márquez.
 
Com pouco mais de um minuto para a bandeirada, as coisas acalmaram um pouco, com as parciais vermelhas desaparecendo da cronometragem. Alguns pilotos, porém, ainda vinham melhorando seus registros pessoais.

MotoGP, GP do Catar, Losail, 2º Treino Livre:

 
1 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI 1:55.085  
2 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 1:55.185 +0.100
3 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 1:55.208 +0.123
4 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 1:55.316 +0.231
5 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:55.378 +0.293
6 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:55.414 +0.329
7 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI 1:55.581 +0.496
8 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI 1:55.604 +0.519
9 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:55.698 +0.613
10 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA 1:55.750 +0.665
11 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI 1:55.760 +0.675
12 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:55.828 +0.743
13 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA 1:55.959 +0.874
14 17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI 1:56.003 +0.918
15 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 1:56.069 +0.984
16 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 1:56.179 +1.094
17 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA 1:56.368 +1.283
18 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI 1:56.501 +1.416
19 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 1:56.530 +1.445
20 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI 1:56.934 +1.849
21 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 1:57.116 +2.031
22 22 SAM LOWES ING APRILIA 1:57.517 +2.432
23 38 BRADLEY SMITH ING KTM 1:58.020 +2.935
             
RECORDE JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:54.927 168.5 km/h
MELHOR VOLTA JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:29.401 170.0 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 22ºC | pista: 25ºC
 

#GALERIA(6965)

PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube