O dia em Losail foi realmente atípico. Depois de uma forte tempestade atingir o circuito localizado em uma região de clima desértico, o calor e o vento forte foram suficientes para secar o asfalto, permitindo uma sessão movimentada para a MotoGP no início da noite desta sexta-feira (24). O clima, no entanto, não teve nada a ver com a liderança de Scott Redding no TL2.
A bordo de uma GP16, a moto da Ducati do ano passado, o representante da Pramac superou uma fim de sessão bastante agitado para cravar 1min55s085 na melhor de suas 16 voltas e bater Andrea Dovizioso por 0s100 para ficar com a liderança da MotoGP.
Scott Redding liderou segundo treino em Losail (Foto: Pramac)
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Reafirmando a boa forma demonstrada até aqui, Jonas Folger foi apenas 0s123 mais lento que o líder e ficou com o terceiro posto, à frente de Jonas Folger, o quarto.
Líder do primeiro treino em Losail, Maverick Viñales sofreu sua primeira queda a bordo da YZR-M1 e acabou com o quinto tempo, 0s293 mais lento que o ponteiro.
0s036 atrás do novo companheiro de Yamaha, Valentino Rossi ficou com a sexta posição, à frente de Álvaro Bautista, que voltou a exibir a boa performance dos testes da pré-temporada.
Jorge Lorenzo conseguiu melhorar em sua penúltima volta e garantiu a oitava colocação, 0s519 mais lento que o líder. 0s094 atrás do #99, Marc Márquez ficou em nono, com Aleix Espargaró colocando a Aprilia para fechar o top-10.
Saiba como foi o segundo treino da MotoGP no Catar:
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Não é mesmo a semana de sorte do Mundial de Motovelocidade. Visitando um país de clima desértico, o campeonato conseguiu encontrar um dos cerca de 8,8 dias de chuva do ano no Catar nesta sexta-feira. Em meados da tarde catari, uma forte chuva atingiu o circuito de Losail, inclusive com pedras de granizo aparecendo para atrapalhar os trabalhos.
Cerca de uma hora após a tormenta, entretanto, o sol apareceu e o vento forte ajudou a secar a pista. Quando os pilotos da MotoGP entraram na pista, o céu estava parcialmente nublado, com os termômetros marcando 22°C no ambiente e 24°C na pista. A velocidade dos ventos era de 23 km/h no sentido sul.
Quando a pista foi liberada, os pilotos não tardaram a sair para dar início aos trabalhos. Muita gente tentou garantir a passagem para o Q2 ainda no primeiro treino do fim de semana, mas, se a pista mostrar condições, os tempos devem seguir caindo.
Líder do primeiro dia de testes em Losail, Viñales abriu a sessão na ponta, com 1min56s770, 0s049 melhor que Álvaro Bautista, o segundo colocado. Danilo Petrucci aparecia em terceiro, com Rossi e Iannone completando o top-5.
Na volta seguinte, Jonas Folger, que vem fazendo uma bela estreia na MotoGP, saltou para a ponta com 1min55s800, 0s022 melhor que Viñales, que também tinha melhorado. Márquez era agora o terceiro, à frente de Bautista e Redding.
Andrea Dovizioso ficou com o segundo tempo (Foto: Ducati)
Maverick reagiu pouco depois e tomou a ponta com 1min55s378, abrindo 0s422 de margem para Folger. Márquez manteve o terceiro posto, com Redding e Dovizioso surgindo logo atrás.
Márquez, então, subiu para a segunda colocação, reduzindo a vantagem de Viñales para 0s320. Folger caiu para terceiro, à frente de Dovizioso, Redding, Bautista, Rins, Zarco, Rossi e Crutchlow.
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Após o primeiro dia de treinos, Rossi avaliou que a YZR-M1 está em boa forma, mas reconheceu que tem dificuldades com os pneus escolhidos pela Michelin para a etapa catari.
Depois de uma volta sem melhorar, Viñales abriu um bom giro, mas acabou caindo na curva ao perder a frente da YZR-M1. Foi o primeiro tombo do espanhol com o protótipo Yamaha, mas ele escapou ileso e voltou de carona aos boxes.
Passados os primeiros 15 minutos de sessão, Viñales tinha o comando do exercício, 0s320 à frente de Márquez, o segundo colocado. Folger vinha em terceiro, com Dovizioso, Redding, Zarco, Crutchlow, Bautista, Rins e Rossi completando a lista dos dez mais rápidos.
De volta à pista, Iannone baixou para 1min56s090 e saltou para a sétima colocação, 0s712 mais lento que o líder. O italiano ainda não se entendeu por completo com a GSX-RR da Suzuki.
Karel Abraham também foi mais rápido e pulou para a 11ª colocação, 0s092 mais rápido que Rossi, que seguia longe de sua tradicional performance.
Depois de mais alguns minutos, os pilotos partiram para a última rodada de pit-stops antes do ataque final à tabela. Viñales seguia no topo da tabela, mas agora tinha Dovizioso 0s190 atrás. Márquez era terceiro, seguido por Folger, Petrucci, Redding, Zarco, Iannone, Crutchlow e Bautista. Rossi era 13º, à frente de Lorenzo e Pedrosa.
Maverick Viñales sofreu sua primeira queda com a YZR-M1 (Foto: Yamaha)
Com sua GP17 calçada com um par de pneus macios, Petrucci abriu outro bom giro, mas não manteve o ritmo e não conseguiu avançar para além do quinto posto.
Depois de muita demora, Rossi abriu um bom giro, cravando as duas melhores parciais, mas o italiano logo encontrou Abraham pelo caminho. Com dois pneus médios na M1, o italiano baixou para 1min55s873 e pulou para a sétima colocação, 0s495 mais lento que Viñales.
Quem também foi mais veloz foi Bautista, que subiu para a terceira colocação, 0s203 atrás do #25 da Yamaha.
Nestes minutos finais da sessão, muitas parciais vermelhas apareciam na tela de cronometragem da MotoGP.
Rossi fez uma nova tentativa e saltou para segundo, 0s036 atrás de Maverick. Logo em seguida, o #46 caiu para terceiro, com Zarco registrando 1min55s316 para pegar o comando.
Folger, então, passou o companheiro de Tech3, mas não ficou com a liderança, já que Redding virou 0s019 melhor. O piloto da Pramac, no entanto, não pôde comemorar, já que Dovizioso foi 0s004 mais rápido para assumir a liderança.
Na passagem seguinte, as posições voltaram a se inverter. Redding cravou 1min55s085 e assumiu a liderança, superando Dovizioso por 0s100. Mais atrás, Lorenzo também melhorou e se instalou em oitavo, à frente de Márquez.
Com pouco mais de um minuto para a bandeirada, as coisas acalmaram um pouco, com as parciais vermelhas desaparecendo da cronometragem. Alguns pilotos, porém, ainda vinham melhorando seus registros pessoais.
MotoGP, GP do Catar, Losail, 2º Treino Livre:
1 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:55.085 |
|
2 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:55.185 |
+0.100 |
3 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
1:55.208 |
+0.123 |
4 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:55.316 |
+0.231 |
5 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:55.378 |
+0.293 |
6 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:55.414 |
+0.329 |
7 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:55.581 |
+0.496 |
8 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:55.604 |
+0.519 |
9 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:55.698 |
+0.613 |
10 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:55.750 |
+0.665 |
11 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:55.760 |
+0.675 |
12 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:55.828 |
+0.743 |
13 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:55.959 |
+0.874 |
14 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:56.003 |
+0.918 |
15 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:56.069 |
+0.984 |
16 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:56.179 |
+1.094 |
17 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:56.368 |
+1.283 |
18 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:56.501 |
+1.416 |
19 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:56.530 |
+1.445 |
20 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:56.934 |
+1.849 |
21 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:57.116 |
+2.031 |
22 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:57.517 |
+2.432 |
23 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:58.020 |
+2.935 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:54.927 |
168.5 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:29.401 |
170.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 22ºC | pista: 25ºC |
#GALERIA(6965)
PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE
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