Rossi confirma fim da parceria de 14 anos com Burgess e fala em decisão difícil: "É parte da minha família"

Valentino Rossi confirmou nesta sexta-feira (8) o fim da parceria com o australiano Jeremy Burgess, que atua como chefe de sua equipe na Yamaha. Os dois estiveram juntos nos sete títulos do italiano em um envolvimento de 14 anos

 

Valentino Rossi terá um novo chefe de equipe em sua garagem na Yamaha a partir da próxima temporada. O italiano confirmou nesta sexta-feira (8) a saída de Jeremy Burgess de seu time após um envolvimento de 14 anos. O australiano trabalhou com o multicampeão durante os sete títulos conquistados na MotoGP. A parceria terá fim depois do GP de Valência deste final de semana, última etapa de 2013.

"Ele não era apenas meu chefe de mecânicos, ele é parte da minha família, é meu pai dentro das pistas", afirmou Valentino, em coletiva de imprensa, no circuito espanhol. "Foi uma decisão muito difícil para mim porque tenho uma grande história com Jeremy."

Jeremy Burgess e Valentino Rossi – fim de uma parceria de 14 anos (Foto: Yamaha)

"Mas eu tomei essa decisão pensando no próximo ano. Eu preciso mudar alguma coisa para tentar encontrar uma nova motivação e um novo incentivo para melhorar o meu nível, a minha velocidade", acrescentou.

Burgess, de 60 anos, também passou mais de 20 com a Honda, vencendo ao lado de lendas do esporte como Mick Doohan e Wayne Garder, bem como com o próprio Valentino. O engenheiro seguiu o italiano na Yamaha em 2004 e, mais tarde, também esteve ao lado de Rossi nas duas temporadas sofríveis na Ducati, antes de retornar neste ano à equipe dos três diapasões.

Jeremy não escondeu a surpresa com a decisão do italiano. "Eu não esperava por isso. Mas eu sabia que, ontem, quando Valentino me chamou em seu motorhome, não era para um bônus de Natal. Obviamente, estou bastante decepcionado, mas eu posso entender que algum tipo de mudança era necessária", disse o australiano aos jornalistas.

"A história vai provar o resultado deste ajuste, mas o principal ajuste é tentar melhorar o pacote geral para Valentino. Se isto é o que ele quer, então será um sucesso. Estou tranquilo e tenho tudo que preciso em casa", emendou.

Burgess ainda possui contrato com a Yamaha para 2014, mas afirmou que não sabe qual será seu próximo passo na carreira.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.