MotoGP

Rossi é punido por toque com Márquez na Malásia e vai largar em último na final da MotoGP em Valência

Valentino Rossi foi considerado culpado pela queda de Marc Márquez na Malásia e punido com três pontos de advertência. Como já tinha um ponto no carnê, o italiano caiu para a última colocação do grid de Valência, prova final da temporada

Warm Up / JULIANA TESSER, de São Paulo
A cobertura completa do GP da Malásia no GRANDE PRÊMIO

A pretensão de Valentino Rossi de conquistar o título de 2015 da MotoGP sofreu um duro golpe neste domingo (25). O italiano foi considerado culpado pelo acidente de Marc Márquez na sétima volta do GP da Malásia e recebeu três pontos de punição. Como já tinha um ponto por uma infração anterior, o italiano vai largar em último na Comunidade Valenciana.
 
Rossi e Márquez travaram um duro embate nas voltas iniciais da prova de Sepang, mas o duelo terminou na 7ª volta, quando o espanhol tentou passar o italiano e caiu após um toque.
Acidente entre Rossi e Márquez (Foto: Reprodução/Twitter)
Imediatamente, a direção de prova anunciou que iria avaliar acidente após a corrida, ouvindo os dois pilotos. Após a cerimônia do pódio, que contou com Rossi no terceiro lugar, o italiano e representantes da Yamaha se reuniram com Márquez e integrantes da Honda para avaliar o choque.
 
A direção de prova, que é composta por representantes da FIM (Federação Internacional de Motociclismo), da IRTA, a associação das equipes, e um representante da Dorna, ouviu os dois e decidiu pela sanção ao italiano. 

De acordo com a direção de prova, Valentino “deliberadamente abriu a trajetória na curva 14 para forçar outro piloto para fora da linha, resultando em um contato que causou a queda de outro piloto”.
 
“Isso é considerado direção irresponsável, colocando em perigo outros competidores e, portanto, uma infração do artigo 1.21.2 do regulamento da FIM”, explicou.
 
A Yamaha recorreu a FIM, mas não teve sucesso. Agora, o time de Iwata pode acionar a Corte Disciplinar Internacional da entidade, o que envolveria os advogados do órgão máximo do esporte.
 
De acordo com a imprensa inglesa, Jorge Lorenzo, rival de Rossi na luta pelo título, entrou na sala da direção de prova exigindo uma punição ao companheiro de equipe. Falando à imprensa após o anuncio da punição, o espanhol negou que tenha ido cobrar uma sanção ao rival, mas reiterou várias vezes que o multicampeão deveria perder pontos no Mundial por sua ação.
 
                                   


 

SAIU A SENTENÇA: Rossi chega à frente nos pontos a Valência, mas largando do fim do...

Posted by Grande Prêmio on Domingo, 25 de outubro de 2015