Rossi levanta torcida em Assen, encerra jejum e conquista 47º triunfo pela Yamaha. Heroico, Lorenzo é 5º

Valentino Rossi levantou a torcida holandesa e conquistou neste sábado (29) seu 47º triunfo pela Yamaha. Marc Márquez e Cal Crutchlow completam o pódio. Em prova heroica, Jorge Lorenzo foi quinto

Acompanhe a cobertura do GP da Holanda no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana
As imagens do sábado em Assen no Mundial de Motovelocidade

Valentino Rossi está de volta. Depois de 2 anos e 8 meses sem vencer – desde o GP da Malásia de 2010 –, o italiano volta ao degrau mais alto do pódio com uma vitória brilhante em Assen. Confirmando o bom ritmo apresentado neste fim de semana, o multicampeão cumpriu seu papel e bateu a dupla da Honda.
 
Além do triunfo de Rossi, o outro grande destaque da corrida foi Jorge Lorenzo. Pouco mais de 30 horas depois de ser operado em Barcelona, o espanhol alinhou no grid na 12ª colocação e depois de uma bela largada, conseguiu brigar entre os ponteiros.
Jejum durou 2 anos, 8 meses e 19 dias (Foto: Yamaha)

O bicampeão, entretanto, sucumbiu às dores e não conseguiu mais manter o mesmo ritmo, se isolando na quinta colocação. Ao chegar aos boxes da Yamaha, Jorge foi prontamente atendido pelo Dr. Claudio Costa, maior referência médica da categoria, e eram visíveis as lágrimas de dor.

O bicampeão da classe rainha, aliás, não foi o único a fazer uma ótima largada. Como sempre acontece, Dani Pedrosa saiu muito bem, pulando de quinto para a ponta. Marc Márquez assumiu o segundo posto, com Stefan Bradl em terceiro, à frente Rossi.
 
O italiano logo superou o piloto alemão e passou a buscar Márquez. Não demorou, a experiência de Rossi falou mais alto e Marc ficou para trás. Pedrosa passou a ser o alvo e a perseguição não durou muito tempo.
Uma vez na ponta, Valentino não conseguiu escapar facilmente, mas aproveitou a pressão de Márquez em Dani para abrir. Na sequência, Crutchlow foi se aproximando. Marc passou Pedrosa, que depois foi batido por Cal.
 
O piloto da Tech3 começou, então, a atacar o estreante da Honda e permitiu que a vantagem de Rossi aumentasse ainda mais. Tranquilo, o italiano cruzou a linha de chegada com 2s170 de vantagem para Márquez. Crutchlow foi o terceiro, com Pedrosa em quarto e Lorenzo em quinto.

Isolado a maior parte da corrida, Stefan Bradl ficou com o sexto posto. Álvaro Bautista venceu um duelo com Aleix Espargaró e ficou com o sétimo lugar, 31s598 atrás de Rossi. Bradley Smith ficou com a nona posição, com Andrea Dovizioso completando a lista dos dez primeiros.
Saiba como foi o GP da Holanda de MotoGP:
 
O GP da Holanda de MotoGP começou com Cal Crutchlow na ponta, à frente de Marc Márquez e Stefan Bradl. Valentino Rossi vinha em quarto, com Dani Pedrosa em quinto. Pouco mais de 30 horas após ser operado, Jorge Lorenzo alinhou na 12ª colocação do grid de Assen.
 
Para a prova deste sábado, os pilotos escolheram calçar as motos com pneus duros na frente e macios atrás, exceto Yonny Hernández que colocou compostos macios na dianteira.
 
Contrariando a previsão de chuva, a corrida começou com pista seca, temperatura ambiente na casa dos 16°C e o asfalto batendo a marca de 18°C.
 
Pedrosa, sempre bom em largada, saiu por dentro e tomou a ponta. Bradl assumiu o segundo posto, com Márquez e Rossi brigando pelo terceiro lugar. Lorenzo subiu para oitavo na largada.
Lorenzo conquistou um heroico quinto lugar em Assen (Foto: Yamaha)

Marc deixou Stefan para trás nos primeiros metros. Rossi logo colocou por dentro e passou o piloto da LCR, deixando o germânico para se defender de Crutchlow. Lorenzo logo se livrou de Espargaró e Bradley Smith, subindo para sexto.

 
Bradl também perdeu a posição para Crutchlow, que assumiu a quarta colocação. Na sequência, Jorge subiu para quinto ao ganhar a posição de Stefan.
 
Na ponta, Pedrosa tentava fugir, mas era acompanhado por Márquez, que vinha pressionado por Rossi, que anotava a volta mais rápida da disputa. Mesmo seguido por Valentino, Marc conseguiu reduzir a vantagem de Pedrosa. 
 
Mais atrás, Lorenzo já pressionava Crutchlow. Na terceira volta da corrida, Jorge passou Cal e subiu para a quarta colocação. Na abertura da volta seguinte, Rossi passou Márquez na curva 1 e passou a tentar buscar Pedrosa.
 
No quinto giro, Rossi registrou a melhor volta e reduziu pela metade a vantagem de Dani. No fim da volta, Valentino assumiu a ponta depois de passar Pedrosa.
 
Rossi tentou escapar, mas o espanhol acompanhava o ritmo. Márquez conseguiu chegar em Pedrosa, trazendo Lorenzo junto. Crutchlow vinha em quinto, não muito longe do espanhol da Yamaha.
 
Na briga pelo terceiro lugar, Lorenzo começou a pressionar Márquez. Jorge não conseguiu passar e perdeu um pouco de contato com Marc, se tornando alvo de Crutchlow.
 
Faltando 13 voltas para o fim, Rossi tinha quase 0s5 de folga para Pedrosa. Márquez vinha próximo em terceiro, com Lorenzo travando um duelo com Crutchlow pelo quarto posto.
 
Na volta seguinte, Crutchlow conseguiu passar Jorgee começou a escapar, tentando buscar a dupla da Honda. Bradl vinha em sexto isolado, com Bautista e Espargaró brigando pela sétima colocação. Hayden era o nono, seguido de perto por Dovizioso.
Crutchlow conquistou mais um pódio na temporada 2013 da MotoGP (Foto: TT Circuit Assen)
Faltando nove giros para o fim, Márquez chegou em Pedrosa e passou a preparar o ataque. Não demorou, Marc colocou por dentro e passou, mas Dani recuperou na curva seguinte. Márquez insistiu e passou, com 1s044 de atraso em relação a Rossi. Lorenzo acabou isolado na quinta colocação, mas assistia Crutchlow alcançar Pedrosa.
 
Ciente da inversão de posições entre Márquez e Pedrosa, Valentino passou a abrir mais, aumentando a vantagem para 1s707. Com seis giros para o fim, Crutchlow passou Pedrosa e via Márquez como próximo alvo. Rossi seguia firme na ponta, com 1s825.
 
Atrás de Márquez, Cal começou a se aproximar, reduzindo a vantagem pouco a pouco. Na frente, Valentino abria cada vez mais. Na última volta, Cal errou e se afastou de Márquez, ficando com o terceiro posto.

Valentino recebeu a bandeirada na primeira colocação pela primeira vez desde o dia 10 de outubro de 2010, quando conquistou aquele que até então era o seu último triunfo pela Yamaha. 

 
MotoGP, GP da Holanda, Assen, Final:
1
Valentino ROSSI
ITA
Yamaha
41.25.202
26 voltas
2
Marc MÁRQUEZ
ESP
Honda
+2.170
 
3
Cal CRUTCHLOW
ING
Tech3 Yamaha
+4.073
 
4
Dani PEDROSA
ESP
Honda
+7.832
 
5
Jorge LORENZO
ESP
Yamaha
+15.510
 
6
Stefan BRADL
ALE
LCR Honda
+27.519
 
7
Álvaro BAUTISTA
ESP
Gresini Honda
+31.598
 
8
Aleix ESPARGARÓ
ESP
Aspar
+32.405
 
9
Bradley SMITH
ING
Tech3 Yamaha
+33.751
 
10
Andrea DOVIZIOSO
ITA
Ducati
+33.801
 
11
Nicky HAYDEN
EUA
Ducati
+34.371
 
12
Randy DE PUNIET
FRA
Aspar
+57.674
 
13
Andrea IANNONE
ITA
Pramac Ducati
+1:01.424
 
14
Michele PIRRO
ITA
Pramac Ducati
+1:01.561
 
15
Karel ABRAHAM
TCH
AB
+1:04.426
 
16
Danilo PETRUCCI
ITA
Ioda
+1:11.114
 
17
Colin EDWARDS
EUA
Forward
+1:15.249
 
18
Claudio CORTI
ITA
Forward
+1:24.884
 
19
Yonny HERNÁNDEZ
COL
Paul Bird
+1:25.854
 
20
Héctor BARBERÁ
ESP
Avintia
+1:25.978
 
21
Bryan STARING
AUS
Gresini Honda
+1:26.256
 
22
Michael LAVERTY
ING
Paul Bird
+1:26.610
 
23
Iván SILVA
ESP
Avintia
+1:38.173
 
 
Lukas PESEK
TCH
Ioda
 
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
Pista seca
 
ar: 18°C | pista: 18ºC
 
 
 
 
 
 
 
POLE
Cal CRUTCHLOW
ING
Tech3
 
1:34.398
173.2 km/h
VMR
Valentino ROSSI
ITA
Yamaha
 
1:34.894
172.3 km/h
REC
Dani PEDROSA
ESP
Honda
 
1:34.548
172.9 km/h
MV
Casey STONER
AUS
Honda
 
1:33.713
174.4 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.