Às vésperas do último teste da pré-temporada, Yamaha apresenta M1 de 2013 em Jerez de la Frontera

A Yamaha apresentou no fim da manhã desta sexta-feira (22) a M1 da temporada 2013 da MotoGP. Evento foi realizado no circuito de Jerez de la Frontera, palco do último teste da pré-temporada

A Yamaha apresentou no fim da manhã desta sexta-feira (22) a YZR-M1 com que Jorge Lorenzo e Valentino Rossi disputarão a temporada 2013 da MotoGP. O evento foi realizado nos boxes do circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha, palco da última bateria de testes coletivos da classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Seguindo a tradição da casa de Iwata, o azul é a cor predominante da moto, que segue com sua pintura bastante semelhante àquela utilizada na temporada passada. Ao contrário de 2012, entretanto, quando a cor mais clara predominava, o azul ficou mais presente desta vez. 

 
Azul é a cor predominante na moto de 2013 (Foto: Yamaha)

Para acomodar a marca da Monster Energy, nova patrocinadora da equipe nipônica, a M1 ganhou uma faixa preta na lateral, onde o símbolo da fabricante dos energéticos foi inserido. A frente da M1 também ganhou um detalhe cromado, onde o 46 de Rossi e o 99 de Lorenzo estão em destaque. O cromado, aliás, também está presente na lateral da moto, desta vez para destacar o nome da marca dos três diapasões. 
Rossi era só sorrisos na apresentação da nova moto (Foto: MotoGP)

Além da já tradicional inscrição ‘Semakin Di Depan’, que significa “um passo à frente”, a nova YZR-M1 traz uma nova frase exposta em sua carenagem: “Revs your heart” (Acelera seu coração, do inglês).

A temporada 2013 da MotoGP marca o reinício da parceria entre Rossi e Lorenzo na Yamaha. A dupla dividiu os boxes do time entre 2008 e 2010 e viveu dias tumultuados. A relação tensa entre os dois, aliada à aposentadoria de Masao Furusawa, um dos grandes responsáveis pelo projeto vencedor da M1, culminou com a saída de Valentino para a Ducati no fim de 2010.
 
Como esperado, Lorenzo vai usar o 99 em 2013 (Foto: Yamaha)

Depois de dois anos bastante difíceis na fábrica de Borgo Panigale, Rossi acertou seu retornou a Iwata, e agora ele e o espanhol vivem uma maré calma. 
“Esta ano será, certamente, muito interessante, tendo os dois pilotos juntos outras vez”, destacou Lin Jarvis, diretor da Yamaha. “A situação mudou muito desde 2008, obviamente, porque em 2008 Valentino era uma estrela estabelecida e Jorge um novato. Existia um tipo de dinâmica diferente entre os dois pilotos e para nós era incerto o que Jorge faria”, lembrou o dirigente. 
 
“A diferença agora, é claro, são os papéis. Em certa medida, eles foram revertidos. Lorenzo é o atual campeão e Valentino está voltando para recuperar sua forma e desafiar outra vez”, ponderou. “Se eu estou animado? Absolutamente! É a mesma coisa? Não, acho que este ano será diferente, mas igualmente animador”, completou. 
Hiroyuki Yanagi, presidente da Yamaha Motor, destacou que 2013 marca o início de uma nova aventura para a fábrica de Iwata, que tenta, pela primeira vez desde 2010, conquistar os títulos de equipes e construtores. 
 
“Este ano a Yamaha embarca em mais um desafio, mirando o topo junto com o atual campeão, Jorge Lorenzo, e Valentino Rossi, que faz seu retorno à família Yamaha esta temporada”, falou o dirigente. “Todas suas manifestações de apoio e o suporte dos nossos patrocinadores são as forças por trás de cada uma de nossas vitórias e eu conto com seu contínuo apoio para esta temporada”, continuou. 
Siga o Grande Prêmio no Twitter
Curta a página do Grande Prêmio no Facebook

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.