García vence em festival de quedas da Moto3 na França. Acosta escala duas vezes e é 8º

Sergio García soube evitar os acidentes no caótico GP da França da Moto3, disputado com pista molhada, e venceu pela segunda vez na carreira. Filip Salac e Ricardo Rossi completaram o pódio. Pedro Acosta, líder do campeonato, sofreu de novo em Le Mans

Franco Morbidelli se acidentou enquanto praticava a troca de motos no fim do TL3 (Vídeo: MotoGP)

A pista molhada foi novamente fundamental para definir a Moto3 em Le Mans. Com muitas quedas e mudanças de posições, Sergio García sobreviveu ao caos para vencer o GP da França. É a segunda vitória do espanhol na categoria, a primeira desde o GP da Comunidade Valenciana de 2019, ano de estreia no Mundial.

Para conquistar a prova, no entanto, não foi fácil para García. Além de alguns sustos durante a corrida, o espanhol ainda chegou a ser superado por Filip Salac, mas recuperou-se na mesma volta para não largar mais a liderança e rumar para a vitória.

Sergio García sobreviveu em Le Mans para conquistar a segunda vitória na carreira (Foto: Aspar Team)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Salac ficou com a segunda posição e chegou ao pódio pela primeira vez na Moto3. Ricardo Rossi foi mais uma a estrear no pódio e foi terceiro na França.

John McPhee acabou como quarto colocado, seguido por Ayumu Sasaki, Adrián Fernández e Xavi Artigas. Pedro Acosta, líder do campeonato, largou em 21º, se recuperou, caiu e voltou para terminar em 8º. Deniz Öncü e Romano Fenati fecharam o top-10 em Le Mans.

Com o resultado desta quinta corrida do ano, Acoste chegou aos 103 pontos e abriu 54 de vantagem para García, que saltou para a segunda colocação. Migno tem o terceiro posto, à frente de Fenati e Niccolò Antonelli.

Pelo Mundial de Construtores, a KTM soma 116 pontos, 24 à frente da Honda. Com a primeira vitória, a GasGas vem na sequência, diante da Husqvarna. A Red Bull KTM Ajo lidera o Mundial de Equipes com 142 pontos, 65 a mais que a Snipers, a segunda colocada.

A Moto3 volta à ação no dia 30 de maio, com o GP da Itália, sexta etapa do calendário. Acompanhe a cobertura do GRANDE PRÊMIO sobre o Mundial de Motovelocidade.

Saiba como foi o GP da França de Moto3:

A Moto3 encarou uma pista molhada n a quinta etapa da temporada 2021. Às vésperas da largada, os termômetros mediam 13°C, com o asfalto chegando a 17°C. A velocidade do vento era de 8 km/h.

Carlos Tatay caiu quando se encaminhava para o grid (Vídeo: MotoGP)

Ainda a caminho do grid, Carlos Tatay foi vítima das condições. O piloto da Avintia caiu na curva 4, apenas metros depois de sair dos boxes. A equipe trabalhou rápido, permitindo que o piloto iniciasse a volta de aquecimento do pit-lane.

No instante em que as luzes se apagaram na província de Sarthe, Andrea Migno saiu bem e manteve a ponta nos primeiros metros, apesar de ter empinado a moto logo na saída. Na primeira curva, porém, o experiente italiano escapou da pista e acabou caindo para quinto, atrás de Niccolò Antonelli, Filip Salac, Jaume Masià e Riccardo Rossi.

Sergio García e Gabriel Rodrigo partiram para o ataque na sequência, derrubando Migno para a sétima colocação.

A largada do GP da França de Moto3 (Vídeo: MotoGP)

Ainda na primeira volta, Antonelli caiu na entrada da curva 14, a última de Le Mans, entregando a liderança para Salac. García tomou o segundo posto de Rossi, à frente de Masià, Rodrigo e Ayumu Sasaki. 21º no grid, Pedro Acosta já era o oitavo.

Tatsuki Suzuki também não foi muito longe na corrida e caiu na curva 6. Foi a sétima queda do japonês em nove corridas. Na sequência, Jeremy Alcoba e Jaume Masià também tombaram em incidentes separados.

O líder do Mundial escorregou na 3 pouco depois, mas levantou rápido e voltou para a pista, caindo para 21º mais uma vez.

Niccolò Antonelli liderava, mas caiu no fim da primeira volta (Vídeo: MotoGP)

Gabriel Rodrigo teve o mesmo destino ao passar do ponto da freada na curva 8, a Garage Vert, de Le Mans.

Em meio a tantas quedas, García tinha a liderança da disputa, seguido por Salac, Rossi, Ayumu Sasaki, John McPhee e Ryusei Yamanaka.

Diferente do que normalmente acontece na Moto3, os dois ponteiros conseguiram se descolar do pelotão. García e Salac vinham rodando mais rápido que os demais e se afastaram mais de 4s5 de Rossi, que tinha o terceiro posto.

Pedro Acosta também caiu, mas conseguiu voltar para a corrida (Vídeo: MotoGP)

Com 16 voltas para o fim, Kaito Toba caiu na curva 6, aumentando ainda mais a lista de acidentes nesta manhã de domingo.

Na pista, García tinha quebrado a resistência de Salac e se isolado na liderança com 1s002 e margem. Riccardo era o terceiro, também muito distante do rival da Snipers. Sasaki ocupava a quarta colocação, escoltado por McPhee, Xavier Artigas, Darryn Binder, Ryusei Yamanaka, Adrián Fernández e Jason Dupasquier. Acosta? Com 15 voltas para o fim, o espanhol já tinha subido para 15º.

Na nona volta, foi a vez de Darryn Binder ver o asfalto mais de perto. O sul-africano caiu na curva 3, mas levantou rápido para voltar para a corrida, ainda que em 21º.

Darryn Binder foi outra vítima da pista molhada em Le Mans (Vídeo: MotoGP)

Na metade da corrida na França, García seguia firme na ponta, agora com 1s395 de margem para Salac. Rossi era terceiro, com Sasaki, McPhee, Fernández, Artigas, Dupasquier, Yamanaka e Acosta fechando o top-10.

Salac, porém, começou a cortar rapidamente a diferença de García. Com dez giros para a bandeirada, a vantagem do espanhol tinha caído para 0s648. Rossi, porém, tinha mais de 7s5 de atraso na briga pela ponta.

No mesmo giro, García errou e escapou ligeiramente da pista na Garage Vert, permitindo a passagem de Salac. O titular da Aspar, porém, não entregou os pontos e ultrapassou de volta. O troco veio rápido, mas García conseguiu retomar a ponta e forçou o ritmo para abrir 0s6 de vantagem.

Sergio García e Filip Salac brigaram pela liderança (Vídeo: MotoGP)

Mais atrás, Acosta seguia com a segunda escala do dia. Na 15ª das 22 voltas, o piloto da Red Bull KTM Ajo vinha em oitavo, tentando cortar os mais de 4s de atraso para Artigas para seguir avançando.

Nesta reta final da disputa, García não era o único imprimindo um ritmo forte. As melhores voltas vinham de Adrián Fernández, que tentava chegar em McPhee para brigar pela quinta colocação. A diferença, contudo, era de mais de 15s.

Com seis giros para o fim, McPhee passou Sasaki e assumiu a quarta colocação. Rossi vinha à frente, mas a diferença era de 2s9. Mais atrás, Migno tinha subido para nono, à frente de Dupasquier, Romano Fenati e Yamanaka.

Sergio García levou a melhor no GP da França (Vídeo: MotoGP)

Fenati, aliás, atacou Migno pouco depois e tomou a nona colocação, já 5s4 atrás de Acosta, o oitavo. Atrás, Dupasquier e Yamanaka brigavam pela 11ª posição, com Deniz Öncü surgindo para se meter na disputa. O turco, aliás, não só conseguiu a posição, como também passou Migno após um susto do italiano para ser décimo.

Deniz não tardou também em passar Fenati, subindo para nono. Oitavo, Acosta tinha mais de 6s de frente e só restavam duas voltas neste GP da França.

Na volta final, já com a pista majoritariamente seca, os ponteiros seguiram todos firmes para confirmar as posições, apenas com Migno recuperando o 11º posto no último respiro.

Moto3 2021, GP da França, Moto3, Corrida:

1S GARCIAAspar KTM42:21.17222 voltas
2F SALACSnipers Honda+2.349 
3R ROSSIBOE KTM+5.589 
4A SASAKITech3 KTM+7.158 
4J MCPHEESIC Honda+14.882 
6A FERNÁNDEZMAX Husqvarna+27.279 
7X ARTIGASLeopard Honda+27.408 
8P ACOSTARed Bull KTM Ajo+29.880 
9D ÖNCÜTech3 KTM+35.314 
10R FENATIMAX Husqvarna+36.735 
11R YAMANAKAPrüstel KTM+42.080 
12A MIGNOSnipers Honda+42.128 
13J DUPASQUIERPrüstel KTM+42.319 
14I GUEVARAAspar KTM+51.402 
15M KOFLERCIP KTM+52.598 
16A FARID IZDIHARAsia Honda+52.713 
17S NEPABOE KTM+53.035 
18D FOGGIALeopard Honda+1:18.598 
19L FELLONSIC58 Honda+1:18.690 
20D BINDERSIC HONDA+1:51.839 
21K TOBACIP KTM+1 volta 
22J ALCOBAGresini Honda+1 volta 
23C TATAYAvintia KTM+1 volta 
24T MATSUYAMAAsia HondaAbandonou 
25G RODRIGOGresini HondaAbandonou 
26J MASIÀRed Bull KTM AjoAbandonou 
27T SUZUKISIC58 HondaAbandonou 
28N ANTONELLIAvintia KTMAbandonou 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.