Técnico exalta habilidade e revela apelido de Pedrosa na KTM: “Extraterrestre”
Esteban García, técnico da KTM, contou que Dani Pedrosa consegue desenhar a curva de potência de um motor ao testar e impressiona pela maneira com que consegue sentir as mudanças no comportamento da moto
Dani Pedrosa ganhou um apelido na KTM compatível com a habilidade de desenvolvimento: “extraterrestre”. Técnico da casa de Mattighofen, Esteban García contou que a capacidade do espanhol em sentir pequenas mudanças na RC16 segue impressionando.
García contou que achava que a reputação de Pedrosa era exagerada, mas logo percebeu que as histórias que ouvia sobre o #26 eram reais.
Relacionadas
“Sempre me contavam histórias de que um dia tinham mudado um clique no amortecedor, não falaram nada e Dani Pedrosa sentiu… Chegou um momento em que eu achei que tudo isso era fruto de umas cervejinhas, que talvez o tivessem deixado maior do que realmente é”, contou García no documentário ‘Test Rider: Dani Pedrosa’, do streaming espanhol DAZN. “Mas a verdade é que é assim. Por exemplo, quando testamos um novo motor, Dani é capaz de desenhar a curva de potência”, revelou.
“Vem gente do departamento de motor expressamente para um teste para ver se Pedrosa realmente acerta ou não. Aí Dani pega um papelzinho e desenha a curva de potência. E, depois, curiosamente aparece o técnico do departamento de motores, coloca uma em cima da outra, e é um decalque. E você se pergunta como é possível que ele sinta, pois muitas vezes as MotoGP estão limitadas por eletrônica”, comentou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
García indicou que, pela própria estatura, Pedrosa teve de desenvolver habilidades diferentes, o que, provavelmente explica a sensibilidade ao comportamento da moto.
“Ele sempre teve de ser muito fino pilotando, não podia se permitir um erro, não podia cansar em cima da moto… Dani Pedrosa precisa ser muito fino na hora de acertar a moto e desenvolvê-la. Assim, ele teve de desenvolver um certo talento para que a moto seja ágil, fácil de pilotar, que, somado ao talento natural que ele tem, criou essa superbomba”, ponderou. “Alguns na fábrica o chamam de extraterrestre, porque ele não é desse planeta. Ele sente coisas que são imperceptíveis nos dados”, relatou.
“Quando vem o departamento de aerodinâmica, às vezes eles não têm muito claro para onde ir, pois as motos são um pouco complicadas, já que tem o ângulo e o movimento próprio, então Pedrosa pega um papelzinho e, com cores diferentes, vai explicando as sensações que sentem a cada fase. E, rapidamente, os engenheiros tiram uma conclusão que poderia levar horas e horas diante de um computador e jamais conseguiram”, contou. “Dani escreve tudo no papel, dedica tempo a explicar e ser compreendido, e eles olham e dizem: ‘Caramba, agora entendo perfeitamente o que disse’. Acho que esse dom vem um pouco determinado pela estatura dele, complexão. Desde bem pequeno, teve de crescer desenvolvendo outro tipo de habilidades”, encerrou.
A MotoGP volta a acelerar entre 6 e 8 de fevereiro de 2024, com os testes de pré-temporada na Malásia, no circuito de Sepang. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.
RETROSPECTIVA 2023
📌 MotoGP estreia formato e vê Ducati ratificar reinado
📌 Ducati desfila força, bate recorde e atesta domínio na MotoGP
📌 Bagnaia e Martín brilham e iniciam rivalidade promissora na MotoGP
📌 KTM inova na aerodinâmica e vira incômodo para rivais
📌 Aleix Espargaró se salva em temporada mediana da Aprilia na MotoGP
📌 Moreira tem ano acidentado, mas brilha em 1ª vitória na Moto3
📌 Moto3 entrega ano quente com disputa feroz entre Masià e Sasaki
📌 Marc Márquez sofre com Honda e abisma MotoGP com troca histórica
📌 Honda atinge fundo do poço. E nem Marc Márquez evita desastre
📌 Yamaha evita lanterna em ano opaco e ganha esperança com concessões
📌 Acosta passeia na Moto2 e sobe para MotoGP cercado de expectativas
📌 Sprint assusta na estreia, mas conquista mesmo com resistência
📌 Festival de lesões e erros de comissários mancham ano da MotoGP