Tempo colabora, e Lorenzo comanda dia de testes da MotoGP em Aragón com 0s358 de vantagem
Com intervalos de sol no Motorland de Aragón, Jorge Lorenzo foi o mais rápido nos testes desta quarta-feira (20). Espanhol foi 0s358 mais rápido que Marc Márquez, o segundo colocado. Dani Pedrosa ficou com o terceiro posto
Depois de comandar o dia de testes da MotoGP na Catalunha, Jorge Lorenzo voltou a colocar a Yamaha na ponta da tabela de tempos nesta quarta-feira (4). Após encerrar os testes em Montmeló, a casa de Iwata seguiu para Aragón para encontrar com a Honda e completar mais um dia de atividades.
Lorenzo completou 53 voltas e fez seu melhor giro em 1min48s076, 0s358 mais rápido que Marc Márquez, o segundo colocado. Dani Pedrosa registrou 1min48s928 e foi o terceiro, à frente de Valentino Rossi.
No Motorland, a Yamaha se dedicou aos testes com o novo pneu duro traseiro introduzido pela Bridgestone. Lorenzo trabalhou no acerto da M1, com Rossi se dedicando a melhorar sua performance com os freios.
A Honda não ficou para o teste da Catalunha e tinha optado por dois dias de exercícios em Aragón. A chuva atrapalhou os treinos na terça-feira, mas o clima colaborou nesta quarta e permitiu que os pilotos aproveitassem pista seca até as 17h20, na hora local.
Segundo na tabela, Márquez não conseguiu testar a RC213V desenvolvida pela Honda para a temporada 2014, mas vai ficar no circuito de Alcañiz com seu time para mais um dia de atividades.
Pedrosa completou seu programa com a moto de 2013 e também testou o protótipo de 2014 por nove voltas, por isso, não treinará na quinta. Dani destacou que ainda precisa de mais tempo para entender o novo protótipo e não vai colocá-la na pista em breve.
Bradl, que participou do teste em Montmeló, esteve em Aragón e aproveitou o dia para completar 14 voltas com a versão de 2014. Com o quinto tempo e seu melhor giro em 1min49s553, a avaliação do germânico é de que a nova moto é bastante similar à atual.
Bautista dedicou o dia ao trabalho com um novo garfo, ao amortecedor traseiro Showa e a vários novos componentes dos freios Nissin. Álvaro registrou a sexta marca, 2s004 atrás do líder da sessão.
A Suzuki deu sequência ao trabalho de desenvolvimento da XRH-1, nome código do protótipo desenvolvimento pela marca para seu retorno à MotoGP – confirmado para 2015. Assim como aconteceu na Catalunha, Randy de Puniet foi o responsável por guiar a moto e estabeleceu 1min50s860 como melhor marca, 2s784 atrás de Lorenzo. O francês sofreu com problemas no set-up do freio motor e com falta de aderência, e segue em Alcañiz para mais um dia de testes.
MotoGP, Aragón, Teste coletivo, Final:
1
|
Jorge LORENZO
|
ESP
|
Yamaha
|
|
1:48.076
|
|
53
|
2
|
Marc MÁRQUEZ
|
ESP
|
Honda
|
|
1:48.434
|
+0.358
|
71
|
3
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:48.928
|
+0.852
|
62
|
4
|
Valentino ROSSI
|
ITA
|
Yamaha
|
|
1:49.007
|
+0.931
|
54
|
5
|
Stefan BRADL
|
ALE
|
LCR Honda
|
|
1:49.553
|
+1.477
|
14
|
6
|
Álvaro BAUTISTA
|
ESP
|
Gresini Honda
|
|
1:50.080
|
+2.004
|
72
|
7
|
Randy DE PUNIET
|
FRA
|
Suzuki
|
|
1:50.860
|
+2.784
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
Sol
|
|
ar: 20°C | pista: 40°C
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
VMR
|
Dani PEDROSA
|
ESP
|
Honda
|
|
1:49.109
|
167.5 km/h
|
|
REC
|
Casey STONER
|
AUS
|
Honda
|
|
1:49.046
|
167.6 km/h
|
|
MV
|
Casey STONER
|
AUS
|
Honda
|
|
1:48.451
|
168.5 km/h
|
|
POLE
2012 |
Jorge LORENZO
|
ESP
|
Yamaha
|
|
1:49.404
|
167.0 km/h
|
|