Viñales dá receita de boa fase na Yamaha: manter a mesma moto

Maverick Viñales avaliou que deixar de lado as atualizações e focar em se entender com a YZR-M1 fez a diferença em sua atual boa forma. O #12 conquistou na Malásia sua segunda vitória na temporada 2019

Maverick Viñales acredita que ter deixado de lado as atualizações da Yamaha fez diferença em sua atual boa forma. O espanhol conquistou no GP da Malásia sua segunda vitória na temporada 2019 da MotoGP.
 
Ao longo da temporada, Viñales testou vários componentes desenvolvidos pela Yamaha, mas ao contrário de Valentino Rossi, que insistiu em algumas corridas com o novo braço oscilante e o novo escapamento, o #12 optou por manter a moto padrão e tentar extrair o máximo da M1. 
Maverick Viñales (Foto: Reprodução)
Paddockast #40
QUEM VOCÊ ENTREVISTARIA NO GP DO BRASIL DE F1?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

“Os passos que demos foi simplesmente mantendo a mesma moto, tentando entender a maneira de pilotá-la, forçá-la ao máximo, trabalhar com a eletrônica. Esse foi o caso”, disse Viñales. “Tentar ser uma coisa só com a moto e isso foi o mais importante, manter o fluxo pelas curvas e tirar o máximo dos pontos positivos da Yamaha”, seguiu.
 
Viñales reconheceu que, como piloto de fábrica, seu papel é testar novos componentes, mas avaliou que este trabalho prejudica a compreensão da M1 de 2019.
 
“Tentei o ano todo, mas agora nós paramos de testar coisas. Quando você pilota uma moto de fábrica, você tem de testar muitas coisas”, declarou. “Durante a temporada, é sempre muito complicado manter a mesma moto e melhorar por si só. Então, em metade da temporada, eu mantenho a mesma moto, tentando melhorar a mim mesmo”, explicou.
 
“Ainda que tivessem novos itens, eu mantive a mesma moto, tentando entender a mim mesmo e entender melhor a moto”, concluiu.
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube