Viñales deixa concorrência para trás e dita ritmo no primeiro treino da MotoGP no Catar. Lorenzo é quinto

Maverick Viñales cumpriu com o esperado e liderou o primeiro treino livre para o GP do Catar. Dominante na pré-temporada, o espanhol fechou a quinta-feira (23) com 0s596 de margem para Marc Márquez, o segundo colocado. Dani Pedrosa completa o top-3

Maverick Viñales abriu a temporada 2017 da MotoGP do mesmo jeito que fechos os testes coletivos: no topo da tabela de tempos. Nesta quinta-feira (23), o #25 ditou o ritmo na maior parte dos 45 minutos de treino da classe rainha em Losail e registrou sua melhor volta em 1min54s316.
 
Nos instantes finais da sessão, a concorrência até tentou ameaçar o #25, mas o novo piloto da Yamaha se impôs e não deixou a liderança escapar. 
 
Depois de ver Jorge Lorenzo aparecer na frente, a dupla da Honda reagiu e avançou na tabela, com Marc Márquez pegando o segundo posto, à frente de Dani Pedrosa.
Maverick Viñales ditou o ritmo no primeiro treino de 2017 (Foto: Divulgação/MotoGP)
Jonas Folger também manteve a performance dos testes coletivos e aproveitou sua volta final para assegurar o quarto tempo, já 1s271 mais lento que Viñales.
 
Jorge Lorenzo chegou a flertar com o topo da tabela, mas acabou em quinto, 0s017 à frente de Loris Baz, que usa uma Ducati um tanto desatualizada.
 
Cal Crutchlow teve problemas de motor logo no início da sessão, mas ficou com o sétimo posto, à frente de Johann Zarco.
 
Valentino Rossi não conseguiu deixar o sofrimento dos testes de lado e aparece em nono, 1s483 mais lento que o companheiro de Yamaha.
 
Estreando na Aprilia, Aleix Espargaró colocou a RS-GP no décimo tempo, 1s556 atrás do líder. Aniversariante do dia, Andrea Dovizioso ficou em 11º, mas não usou pneus macios ao longo da sessão.
 
Entre os pilotos da KTM, o melhor foi Pol Espargaró, que cravou 1min57s630 para ficar como 21º tempo, 3s314 atrás do líder.
 

Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Losail:

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Enquanto a previsão de chuva não se cumpria, os pilotos da MotoGP entraram na pista de Losail com asfalto seco. Na hora do primeiro treino da classe rainha, os termômetros indicavam 22°C, mesma temperatura medida no asfalto. A velocidade dos ventos tinha subido para 21 km/h.
 
Márquez começou a sessão na ponta, 0s015 à frente de Pedrosa. Rossi, Redding e Miller vinham logo atrás.
 
Na contramão do #93, Cal Crutchlow começou com problemas, já que soltou muita fumaça na curva 1 ainda em seu primeiro giro. O britânico logo voltou aos boxes da LCR de carona.
 
Pouco depois, Dovizioso passou em 1min56s331 e assumiu a ponta, 0s284 melhor que Márquez. Folger aparecia agora em terceiro, à frente de Pedrosa, Zarco, Miller, Lorenzo, Rossi, Viñales e Redding.
 
Com um pneu duro na frente e um médio na traseira, Márquez baixou para 1min56s018 e reduziu para 0s145 a vantagem de Dovizioso. Viñales também foi mais veloz e saltou para a terceira colocação, à frente de Folger e Zarco.
 
Enquanto muitos iam parando nos boxes, Zarco aproveitou para subir para a terceira colocação, mas caiu para quarto na sequência, com Viñales se instalando 0s050 atrás de Dovizioso.
Marc Márquez ficou como segundo tempo (Foto: Honda)
Dominante na pré-temporada, Viñales, então, anotou 1min55s668 e assumiu a liderança, 0s205 melhor que Dovizioso. Mais atrás, Rossi subiu para sexto, 1s027 atrás do companheiro de Yamaha.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Crutchlow foi para a pista logo depois e começou a escalar a tabela. Primeiro, o britânico saltou para sexto, depois ocupando a quarta colocação.
 
Na sequência foi a vez de Pedrosa avançar. O #26 anotou 1min56s114 e subiu para o quarto posto, 0s446 atrás de Viñales. Melhor na volta seguinte, Dani subiu para terceiro. Mais atrás, Petrucci assumiu a quinta colocação, à frente de Miller.
 
Mais atrás, Rossi melhorou sua marca, mas não o bastante para sair do 12º lugar. O italiano reduziu para 0s986 o atraso em relação a Viñales.
 
O #25 tentou um bom giro, mas não conseguiu melhorar. Márquez, por sua vez, foi mais veloz e assumiu a segunda colocação, 0s178 mais lento que o líder.
 
Perto da barreira de dez minutos para o fim da sessão, Viñales liderava, com Márquez, Dovizioso, Pedrosa, Folger, Crutchlow, Petrucci, Zarco, Miller e Lorenzo fechando o top-10. Rossi vinha em 12º.
 
De volta aos boxes, Lorenzo baixou para 1min55s813 e saltou para a segunda colocação, 0s145 mais lento que Viñales.
 
Na sequência, Pedrosa virou 0s099 melhor que o #99 e assumiu o segundo posto, mas caiu uma posição na sequência, já que Lorenzo baixou para 1min55s607 e pegou a liderança.
 
Sem demora, Viñales passou em 1min54s739 e enfiou 0s868 em Lorenzo para recuperar o comando da sessão. Márquez melhorou em seguida e se instalou em segundo, com Pedrosa pilando para terceiro. Mais atrás, Rossi subiu para décimo.
Com uma pilotagem suave e precisa, Maverick voltou a afastar a concorrência, baixando para 1min54s316 pouco antes da bandeirada, 0s596 melhor que Márquez, o segundo colocado.
 
Já com o cronômetro zerado, Rossi saltou para sexto, 1s483 mais lento que o novo companheiro de Yamaha.  Crutchlow e Zarco melhoraram em seguida, derrubando o #46 para sétimo.

MotoGP, GP do Catar, Losail, 1º Treino Livre:
 
1 25 MAVERICK VIÑALES ESP YAMAHA 1:54.316  
2 93 MARC MÁRQUEZ ESP HONDA 1:54.912 +0.596
3 26 DANI PEDROSA ESP HONDA 1:55.210 +0.894
4 94 JONAS FOLGER ALE TECH3 YAMAHA 1:55.587 +1.271
5 99 JORGE LORENZO ESP DUCATI 1:55.607 +1.291
6 76 LORIS BAZ ESP AVINTIA DUCATI 1:55.624 +1.308
7 35 CAL CRUTCHLOW ING LCR HONDA 1:55.639 +1.323
8 5 JOHANN ZARCO FRA TECH3 YAMAHA 1:55.792 +1.476
9 46 VALENTINO ROSSI ITA YAMAHA 1:55.799 +1.483
10 41 ALEIX ESPARGARÓ ESP APRILIA 1:55.872 +1.556
11 4 ANDREA DOVIZIOSO ITA DUCATI 1:55.873 +1.557
12 45 SCOTT REDDING ING PRAMAC DUCATI 1:56.000 +1.684
13 29 ANDREA IANNONE ITA SUZUKI 1:56.027 +1.711
14 19 ÁLVARO BAUTISTA ESP ASPAR DUCATI 1:56.128 +1.812
15 17 KAREL ABRAHAM RTC ASPAR DUCATI 1:56.399 +2.083
16 9 DANILO PETRUCCI ITA DUCATI 1:56.419 +2.103
17 43 JACK MILLER AUS MARC VDS HONDA 1:56.453 +2.137
18 42 ÁLEX RINS ESP SUZUKI 1:56.502 +2.186
19 53 TITO RABAT ESP MARC VDS HONDA 1:56.725 +2.409
20 8 HECTOR BARBERÁ ESP AVINTIA DUCATI 1:56.725 +2.409
21 44 POL ESPARGARÓ ESP KTM 1:57.630 +3.314
22 22 SAM LOWES ING APRILIA 1:57.887 +3.571
23 38 BRADLEY SMITH ING KTM 1:58.114 +3.798
             
RECORDE JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:54.927 168.5 km/h
MELHOR VOLTA JORGE LORENZO ESP YAMAHA 1:29.401 170.0 km/h
             
    Condições do tempo   PISTA SECA   ar: 22ºC | pista: 22ºC

#GALERIA(6965)

PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube