Maverick Viñales abriu a temporada 2017 da MotoGP do mesmo jeito que fechos os testes coletivos: no topo da tabela de tempos. Nesta quinta-feira (23), o #25 ditou o ritmo na maior parte dos 45 minutos de treino da classe rainha em Losail e registrou sua melhor volta em 1min54s316.
Nos instantes finais da sessão, a concorrência até tentou ameaçar o #25, mas o novo piloto da Yamaha se impôs e não deixou a liderança escapar.
Depois de ver Jorge Lorenzo aparecer na frente, a dupla da Honda reagiu e avançou na tabela, com Marc Márquez pegando o segundo posto, à frente de Dani Pedrosa.
Maverick Viñales ditou o ritmo no primeiro treino de 2017 (Foto: Divulgação/MotoGP)
Jonas Folger também manteve a performance dos testes coletivos e aproveitou sua volta final para assegurar o quarto tempo, já 1s271 mais lento que Viñales.
Jorge Lorenzo chegou a flertar com o topo da tabela, mas acabou em quinto, 0s017 à frente de Loris Baz, que usa uma Ducati um tanto desatualizada.
Cal Crutchlow teve problemas de motor logo no início da sessão, mas ficou com o sétimo posto, à frente de Johann Zarco.
Valentino Rossi não conseguiu deixar o sofrimento dos testes de lado e aparece em nono, 1s483 mais lento que o companheiro de Yamaha.
Estreando na Aprilia, Aleix Espargaró colocou a RS-GP no décimo tempo, 1s556 atrás do líder. Aniversariante do dia, Andrea Dovizioso ficou em 11º, mas não usou pneus macios ao longo da sessão.
Entre os pilotos da KTM, o melhor foi Pol Espargaró, que cravou 1min57s630 para ficar como 21º tempo, 3s314 atrás do líder.
Saiba como foi o primeiro treino da MotoGP em Losail:
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Enquanto a previsão de chuva não se cumpria, os pilotos da MotoGP entraram na pista de Losail com asfalto seco. Na hora do primeiro treino da classe rainha, os termômetros indicavam 22°C, mesma temperatura medida no asfalto. A velocidade dos ventos tinha subido para 21 km/h.
Márquez começou a sessão na ponta, 0s015 à frente de Pedrosa. Rossi, Redding e Miller vinham logo atrás.
Na contramão do #93, Cal Crutchlow começou com problemas, já que soltou muita fumaça na curva 1 ainda em seu primeiro giro. O britânico logo voltou aos boxes da LCR de carona.
Pouco depois, Dovizioso passou em 1min56s331 e assumiu a ponta, 0s284 melhor que Márquez. Folger aparecia agora em terceiro, à frente de Pedrosa, Zarco, Miller, Lorenzo, Rossi, Viñales e Redding.
Com um pneu duro na frente e um médio na traseira, Márquez baixou para 1min56s018 e reduziu para 0s145 a vantagem de Dovizioso. Viñales também foi mais veloz e saltou para a terceira colocação, à frente de Folger e Zarco.
Enquanto muitos iam parando nos boxes, Zarco aproveitou para subir para a terceira colocação, mas caiu para quarto na sequência, com Viñales se instalando 0s050 atrás de Dovizioso.
Marc Márquez ficou como segundo tempo (Foto: Honda)
Dominante na pré-temporada, Viñales, então, anotou 1min55s668 e assumiu a liderança, 0s205 melhor que Dovizioso. Mais atrás, Rossi subiu para sexto, 1s027 atrás do companheiro de Yamaha.
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Crutchlow foi para a pista logo depois e começou a escalar a tabela. Primeiro, o britânico saltou para sexto, depois ocupando a quarta colocação.
Na sequência foi a vez de Pedrosa avançar. O #26 anotou 1min56s114 e subiu para o quarto posto, 0s446 atrás de Viñales. Melhor na volta seguinte, Dani subiu para terceiro. Mais atrás, Petrucci assumiu a quinta colocação, à frente de Miller.
Mais atrás, Rossi melhorou sua marca, mas não o bastante para sair do 12º lugar. O italiano reduziu para 0s986 o atraso em relação a Viñales.
O #25 tentou um bom giro, mas não conseguiu melhorar. Márquez, por sua vez, foi mais veloz e assumiu a segunda colocação, 0s178 mais lento que o líder.
Perto da barreira de dez minutos para o fim da sessão, Viñales liderava, com Márquez, Dovizioso, Pedrosa, Folger, Crutchlow, Petrucci, Zarco, Miller e Lorenzo fechando o top-10. Rossi vinha em 12º.
De volta aos boxes, Lorenzo baixou para 1min55s813 e saltou para a segunda colocação, 0s145 mais lento que Viñales.
Na sequência, Pedrosa virou 0s099 melhor que o #99 e assumiu o segundo posto, mas caiu uma posição na sequência, já que Lorenzo baixou para 1min55s607 e pegou a liderança.
Sem demora, Viñales passou em 1min54s739 e enfiou 0s868 em Lorenzo para recuperar o comando da sessão. Márquez melhorou em seguida e se instalou em segundo, com Pedrosa pilando para terceiro. Mais atrás, Rossi subiu para décimo.
Com uma pilotagem suave e precisa, Maverick voltou a afastar a concorrência, baixando para 1min54s316 pouco antes da bandeirada, 0s596 melhor que Márquez, o segundo colocado.
Já com o cronômetro zerado, Rossi saltou para sexto, 1s483 mais lento que o novo companheiro de Yamaha. Crutchlow e Zarco melhoraram em seguida, derrubando o #46 para sétimo.
MotoGP, GP do Catar, Losail, 1º Treino Livre:
1 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
1:54.316 |
|
2 |
93 |
MARC MÁRQUEZ |
ESP |
HONDA |
1:54.912 |
+0.596 |
3 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
1:55.210 |
+0.894 |
4 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
1:55.587 |
+1.271 |
5 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
1:55.607 |
+1.291 |
6 |
76 |
LORIS BAZ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:55.624 |
+1.308 |
7 |
35 |
CAL CRUTCHLOW |
ING |
LCR HONDA |
1:55.639 |
+1.323 |
8 |
5 |
JOHANN ZARCO |
FRA |
TECH3 YAMAHA |
1:55.792 |
+1.476 |
9 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
1:55.799 |
+1.483 |
10 |
41 |
ALEIX ESPARGARÓ |
ESP |
APRILIA |
1:55.872 |
+1.556 |
11 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
1:55.873 |
+1.557 |
12 |
45 |
SCOTT REDDING |
ING |
PRAMAC DUCATI |
1:56.000 |
+1.684 |
13 |
29 |
ANDREA IANNONE |
ITA |
SUZUKI |
1:56.027 |
+1.711 |
14 |
19 |
ÁLVARO BAUTISTA |
ESP |
ASPAR DUCATI |
1:56.128 |
+1.812 |
15 |
17 |
KAREL ABRAHAM |
RTC |
ASPAR DUCATI |
1:56.399 |
+2.083 |
16 |
9 |
DANILO PETRUCCI |
ITA |
DUCATI |
1:56.419 |
+2.103 |
17 |
43 |
JACK MILLER |
AUS |
MARC VDS HONDA |
1:56.453 |
+2.137 |
18 |
42 |
ÁLEX RINS |
ESP |
SUZUKI |
1:56.502 |
+2.186 |
19 |
53 |
TITO RABAT |
ESP |
MARC VDS HONDA |
1:56.725 |
+2.409 |
20 |
8 |
HECTOR BARBERÁ |
ESP |
AVINTIA DUCATI |
1:56.725 |
+2.409 |
21 |
44 |
POL ESPARGARÓ |
ESP |
KTM |
1:57.630 |
+3.314 |
22 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA |
1:57.887 |
+3.571 |
23 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
1:58.114 |
+3.798 |
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:54.927 |
168.5 km/h |
MELHOR VOLTA |
JORGE LORENZO |
ESP |
YAMAHA |
1:29.401 |
170.0 km/h |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo |
|
PISTA SECA |
|
ar: 22ºC | pista: 22ºC |
#GALERIA(6965)
PADDOCK GP #70 FAZ PRÉVIA DE ABERTURA DAS TEMPORADAS DE F1 E MOTOGP E LEMBRA PACE
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.