Viñales despacha Folger, resiste à pressão de Rins e vence em Le Mans. Granado cai e é 24º na Moto3

Depois de perder a ponta na largada para Jonas Folger, Maverick Viñales conseguiu despachar o piloto da Aspar e resistir a perseguição de Álex Rins nas voltas finais para garantir a vitória no GP da França

A classificação do Mundial após quatro etapas
As imagens do domingo no Mundial de Motovelocidade em Le Mans
Acompanhe a cobertura do GP da França no GRANDE PRÊMIO
Automobilismo na TV: a programação do fim de semana

Maverick Viñales confirmou seu bom desempenho no circuito de Le Mans e garantiu a vitória no GP da França de Moto3. Exibindo um ótimo ritmo, o piloto da LaGlisse teve uma performance consistente e apesar de ter Álex Rins sempre em seu encalço, não teve sua liderança tão ameaçada. 
 
Saindo na pole neste domingo (18), o piloto da LaGlisse perdeu a ponta para Jonas Folger na largada, mas  não tardou a recuperar a posição. Rins passou o piloto da Aspar na sequência e começou a perseguir Maverick, mas o líder da temporada não deu espaço para uma ultrapassagem.
Viñales ficou tranquilo na ponta após se livrar de Folger (Foto: MotoGP)
Apesar do piso molhado, os ponteiros conseguiram exibir um ritmo forte, com Luis Salom merecendo destaque por sua atuação. Mesmo dolorido por conta de um acidente durante os treinos, o piloto da Red Bull KTM Ajo teve um ótimo desempenho, pressionando Rins nos metros finais.
 
Com a KTM do piloto da Estrella Galicia 0,0 rendendo mais, Salom não conseguiu a ultrapassagem e fechou a etapa francesa no terceiro posto, 1s387 atrás de Viñales.
Jonas Folger fez uma ótima largada e começou a prova muito bem, mas não conseguiu manter o mesmo nível. Um erro na parte final acabou selando o destino do germânico, que ficou com o quarto posto em Le Mans. 
 
Beneficiado por uma queda de Miguel Oliveira, Álex Márquez se isolou no quinto posto, correndo sozinho a maior parte do tempo. Também livre dos rivais, Jakub Kornfeil ficou com o sexto posto, 2s346 atrás do vencedor.
Romano Fenati e Brad Binder ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente, após ganharem duas posições nas voltas finais com um acidente de ZulFahmi Khairuddin e Niklas Ajo. O malaio sofreu um violento high-side e acabou coletando o finlandês no acidente. O piloto da Red Bull aparentemente não se feriu, mas o filho de Aki Ajo deixou a pista mancando. 
 
Correndo em casa, Alexis Masbou conquistou o nono lugar, com Isaac Viñales, primo do vencedor da prova deste domingo, fechando a lista dos dez primeiros colocados.
 
Eric Granado não teve uma prova fácil em Le Mans. Depois de aparecer no 18º posto, o brasileiro despencou no pelotão e quando tentava se recuperar, sofreu uma queda em uma disputa com Ana Carrasco. O piloto da Aspar levantou e voltou para a pista, mas não conseguiu nada melhor que o 24º lugar, uma volta atrás do vencedor.
Saiba como foi o GP da França de Moto3:
 
O dia em Le Mans começou com o tempo fechado e clima frio, com a temperatura na casa dos 12°C e o asfalto em 11°C. Apesar de o asfalto francês ainda estar bastante molhado por conta da chuva de algumas horas antes, a direção de prova declarou que a corrida seria no seco, o que significa que a prova poderia ser interrompida no caso da volta da chuva.
 
Viñales saiu na pole neste domingo (19), à frente de Oliveira e Folger. Granado iniciou a disputa no 26º posto, ganhando um posto pela ausência de Danny Webb, que sofreu uma concussão.
 
Folger saiu muito bem, mas Maverick fechou a porta e manteve a frente. Salom foi para cima, mas não conseguiu se encaixar na frente do pelotão. Na primeira curva, Jonas foi por fora e assumiu a liderança. Saindo em segundo, Oliveira não teve uma boa largada e despencou no pelotão, caindo para o quinto lugar. 
 
Na abertura do segundo giro, Viñales aproveitou a curva 1 para recuperar a liderança, mas era seguido de perto por Folger e Rins. Salom vinha em quarto, à frente de Márquez, Oliveira, Miller, Kornfeil, Ajo e Isaac Viñales. Granado tinha o 20º posto.
 
Com Viñales firme na ponta, o duelo da primeira volta era entre Márquez e Oliveira, com o piloto da Mahindra assumindo o quinto posto, mas perdendo a posição na sequência. 
 
Na sequência, Folger tomou a ponta de Viñales, anotando a melhor volta da corrida na sequência. Mais atrás, Oliveira passou Márquez pelo quinto posto e Granado deixou Loi para trás para ocupar a 19º colocação.
 
Na entrada da reta oposta, Oliveira atacou Salom, mas a força da KTM foi suficiente para o espanhol manter a frente. 
 
Com pista livre pela frente, Folger registrou mais uma volta rápida, tentando escapar de Viñales. Na quarta volta, Oliveira caiu na curva 2, abandonando a disputa.
Rins e Salom dividiram pódio com Viñales em Le Mans (Foto: MotoGP)
De novo na curva 1, Maverick tentou ir por dentro para passar Folger, mas o piloto da Aspar manteve a linha de fora na curva 3 para manter a frente. Mais atrás, Granado caiu para o 21º posto, atrás de Loi, Oettl e Bagnaia.
 
Acompanhando o ritmo dos ponteiros, Álex Rins, que vinha em terceiro, cravou 1min44s807 na sexta volta do GP da França, a melhor marca até então. 
 
No terceiro pelotão, liderado pelo finlandês Niklas Ajo, Romano Fenati vinha rápido tentando escalar posições. No fundo, Eric caiu mais, despencando para o 25º lugar, à frente de Ana Carrasco.
 
Jack Miller conseguiu passar Ajo e assumiu o sétimo lugar. O finlandês tentou responder na sequência, mas o britânico manteve a posição.
 
Na frente, Viñales passou fácil por dentro na curva 1 e recuperou a liderança da prova com 16 voltas para o fim. O espanhol tentou se afastar, mas seguia pressionado por Folger, que tinha Rins logo atrás.
 
Enquanto os três ponteiros rodavam junto, Salom aumentava o ritmo para chegar ao primeiro grupo. Viñales tinha ponta e na 11ª volta da corrida, Rins passou Folger por dentro e o germânico acabou escapando da pista, voltando na quarta colocação.
 
Álex passou, então, a pressionar Maverick, que conseguia se manter na liderança. Mais atrás, Khairuddin assumiu o comando do quarto pelotão, subindo para a sétima colocação, à frente de Ajo, McPhee, Fenati, Miller, Masbou, Binder e Isaac Viñales.
 
Com 10 voltas para o fim, o wild-card Jules Danilo abandonou a disputa após uma queda. Niccolò Antonelli teve o mesmo destino, mas também não se feriu. 
 
Na ponta, Maverick seguia liderando, mas acompanhando por Rins. A dupla, entretanto, já conseguia abrir uma pequena diferença para Salom, que vinha acompanhado por Folger. Márquez tinha o quinto posto, seguido por Kornfeil, Khairuddin, Ajo, McPhee e Masbou. Granado ocupava o 22º lugar, 0s203 atrás de Jasper Iwema, o 21º.
 
Salom conseguiu reduzir o atraso em relação a Rins, isolando Folger. Viñales, por outro lado, não conseguia abrir e era cercado por Álex.
 
Mesmo dolorido por conta de uma queda nos treinos, Salom seguia forçando para se aproximar do primeiro grupo. Com seis voltas para o fim, a diferença para Rins era de 0s368, mas Luis era quem virava mais rápido que os três.
 
Com cinco voltas para o fim, Granado escorregou em uma disputa com Ana Carrasco e caiu na curva 3 de Le Mans. O brasileiro, entretanto, levantou correndo e voltou para a pista na 28ª colocação.
 
Na volta seguinte, Khairuddin sofreu um violento high-side na curva 10 e acabou coletando Ajo no acidente. Niklas aparentemente lesionou o tornozelo no acidente na reta oposta. ZulFahmi parece não ter se machucado.
 
Perseguindo Viñales, Rins anotou 1min44s035, a volta mais rápida da corrida. Ainda assim, o piloto da LaGlisse seguia firma na liderança, mas vendo também a aproximação de Salom. 
 
Com duas voltas para o fim, Maverick se esforçava para fugir de Rins, conseguindo abrir uma ligeira diferença, deixando Álex para se defender da aproximação de Salom. 
 
Moto3, GP da Espanha, Le Mans, Final:
 
1
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
42.05.448
24 voltas
2
Álex RINS
ESP
Estrella Galicia 0'0 
KTM
+1.264
 
 
3
Luis SALOM
ESP
Red Bull KTM Ajo
+1.387
 
 
4
Jonas FOLGER
ALE
Aspar
Kalex KTM
+14.593
 
 
5
Álex MÁRQUEZ
ESP
Estrella Galicia 0'0
KTM
+37.949
 
 
6
Jakub KORNFEIL
TCH
RW
Kalex KTM
+40.295
 
 
7
Romano FENATI
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda 
+43.325
 
 
8
Brad BINDER
RSA
Ambrogio Racing
Suter Honda
+43.537
 
 
9
Alexis MASBOU
FRA
Ongetta
FTR Honda
+45.511
 
 
10
Isaac VIÑALES
ESP
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+45.674
 
 
11
John McPHEE
ING
Team Germany
FTR Honda
+51.452
 
 
12
Jack MILLER
AUS
Team Germany
FTR Honda
+51.592
 
 
13
Arthur SISSIS
AUS
Red Bull KTM Ajo
+58.713
 
 
14
Alessandro TONUCCI
ITA
Caretta Technology
Honda
+58.907
 
 
15
Phillipp OETTL
ALE
Paddock TT Motion
Kalex KTM
+1:18.027
 
 
16
Livio LOI
BEL
Marc VDS
Kalex KTM
+1:18.384
 
 
17
Matteo FERRARI
ITA
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
+1:23.388
 
 
18
Toni FINSTERBUSCH
ALE
Kiefer Racing
Kalex KTM
+1:27.726
 
 
19
Ana CARRASCO
ESP
LaGlisse
KTM
+1:27.754
 
 
20
Francesco BAGNAIA
ITA
Team Italia FMI
FTR Honda
+1:27.860
 
 
21
Jasper IWEMA
HOL
RW
Kalex KTM
+1:28.165
 
 
22
Juanfran GUEVARA
ESP
CIP
 TRS Honda
+1:30.631
 
 
23
Alan TECHER
FRA
CIP
TRS Honda
+1:30.841
 
 
24
Eric GRANADO
BRA
Aspar
Kalex KTM
+1 volta
 
 
25
Hyuga WATANABE
JAP
Caretta Technology
Honda
+1 volta
 
 
26
Christophe ARCIERO
FRA
ARC
Suter
+1 volta
 
 
 
Lorenzo BALDASSARRI
ITA
Gresini
FTR Honda
NC
 
 
 
ZulFahmi KHAIRUDDIN
MAL
Red Bull KTM Ajo
NC
 
 
 
Niklas AJO
FIN
AVANT TECNOLOGY
KTM
NC
 
 
 
Jules DANILO
FRA
Marc VDS
Kalex KTM
NC
 
 
 
Niccolò ANTONELLI
ITA
Gresini
FTR Honda
NC
 
 
 
Florian ALT
ALE
Kiefer Racing
Kalex KTM
NC
 
 
 
Miguel OLIVEIRA
POR
Mahindra
NC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Condições do tempo
 
PISTA SECA
 
ar: 12°C | pista: 11ºC
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
MV
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
 
1:43.696
145.2 km/h
REC
Jakub KORNFEIL
TCH
Ongetta-Centro Seta
FTR Honda
 
2:01.056
124.4 km/h
VMR
Maverick VIÑALES
ESP
LaGlisse
KTM
 
1:43.916
144.9 km/h

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.