Viñales fala em mudança de mentalidade para encarar MotoGP: “Aproveito mais cada volta”

O espanhol explicou que antes encarava apenas a vitória como resultado de êxito, mas agora aprendeu a lidar muito melhor com a própria pressão

LEIA TAMBÉM
Máscaras, marmitas, distância e confinamento: a nova rotina da pandemia na MotoGP

Le jour de gloire est arrivé!: Quartararo reescreve história da França na MotoGP

Maverick Viñales mostrou ter mudado de mentalidade para encarar a MotoGP. Antes encarando apenas a vitória como resultado aceitável, agora admitiu que tenta aproveitar cada volta e cada corrida, ajudando até mesmo na pressão.

O espanhol começou a temporada 2020 de forma bastante positiva. Nas duas primeiras corridas do calendário, em Jerez, conseguiu dois segundos lugares, atrás apenas de Fabio Quartararo. Com isso, está na segunda posição da classificação, apenas dez pontos atrás do francês.

“Sendo sincero, neste ano, agora, aproveito muito mais cada volta com a moto. Mudei muito minha mentalidade, antes me pressionava muito para ser sempre o primeiro em todas as corridas, mas isso é impossível por muitos fatores. Não depende de você”, disse em entrevista coletiva.

“Quero aproveitar correndo. É muito exigente, eu sei, mas estamos constantemente no top-3. É algo que faço bem: quando há muita pressão, lido bem. Agora posso ser mais rápido. Eu me sinto bem”, completou o espanhol da Yamaha.

Maverick Viñales encara as coisas de uma nova perspectiva (Foto: Yamaha)

Maverick ainda contou outra importante mudança feita durante os fins de semana de corrida. “Passo muito tempo nos boxes, conversando com a equipe. Isso ajuda a lidar com a pressão”, pontuou.

“Antes, passava mais tempo sozinho em meu motorhome. Agora estou mais no box, tentando entender a eletrônica. Passo muitas horas assim e gosto. É a maneira de não ter muito estresse”, encerrou o competidor.

Desde quando chegou à MotoGP, em 2015, tem em 2020 seu segundo melhor início de temporada. Apenas em 2017 teve começo mais positivo, quando conseguiu duas vitórias. Naquele ano, terminou a classificação em terceiro.

Em 2013, quando ainda corria na Moto3, Viñales também conseguiu duas segundas colocações nas duas primeiras provas do calendário. Ali, conseguiu seu primeiro, e até o momento único, título no Mundial de Motovelocidade.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube