Viñales faz volta perfeita, não dá chance aos adversários e fica com pole da Moto3 em Brno

Maverick Viñales anotou 2min08s075 em seu melhor giro e garantiu a pole-position para o GP da República Tcheca de Moto3. Sandro Cortese ainda tentou roubar a ponta, mas acabou ficando a 0s033 da melhor marca. ZulFahmi Khairuddin completa a primeira fila

Maverick Viñales conquistou a pole-position para o GP da República Tcheca de Moto3 neste sábado (25) ao cravar 2min08s075. O piloto da Blusens brigou com Sandro Cortese e Luis Salom pela ponta da tabela durante a maior parte do treino, mas com pouco mais de dez minutos para o fim da atividade, se instalou na posição de honra para não sair mais.

Cortese ainda tentou roubar a pole, mas acabou atrapalhado pelo tráfego e vai largar na segunda colocação. O malaio ZulFahmi Khairuddin completa a primeira fila.
 

Na briga pelo título, Viñales larga na pole em Brno (Foto: MotoGP)


Niccolò Antonelli, da Gresini, abre a primeira fila, à frente de Luis Salom, o vencedor da etapa de Indianápolis. Héctor Faubel, ainda dolorido pelo forte acidente que sofreu no fim de semana passado, anotou 2min08s880 e ficou com a sexta posição.

Correndo em casa, Jakub Kornfeil abre a terceira fila. Álex Rins sai em oitavo, seguido por Danny Kent e Jonas Folger.

Saiba como foi a classificação deste sábado:

A sessão classificatória da Moto3 começou com um acidente. Giulian Pedone e Brad Binder sofreram uma queda com suíço chegando a preocupar já que ficou estirado na brita. O piloto da Ambrogio, no entanto, conseguiu se levantar e deixou a pista caminhando.

Cortese se instalou na ponta logo nos primeiros minutos, mas acabou perdendo a ponta para Viñales, que anotou 2min09s007. Antonelli vinha em terceiro, seguido por Salom, Romano Fenati, Khairuddin, Louis Rossi, Alexis Masbou, Rins e Kent.

Com pouco mais de 20 minutos para o fim da classificação, Fenati sofreu uma queda e não se feriu, mas teve dificuldades para voltar para o treino com sua FTR Honda.

Maverick vinha tentando baixar sua marca, mas não conseguiu e viu Salom cravar 2min08s917 e assumir a pole provisória. Na sequência, o piloto da RW conseguiu ser ainda mais rápido, abrindo 0s168 de vantagem para Maverick.

Álex Márquez sofreu uma queda na sessão, mas não se feriu e conseguiu voltar para a pista.
 

Cortese tentou, mas não conseguiu bater a marca de Viñales (Foto: MotoGP)


Khairuddin foi mais rápido e pulou do nono para o quinto posto aos anotar 2min09s303. Kornfeil melhorou em seguida e passou à frente do malaio.

Faltando pouco menos de 15 minutos para o fim da classificação, a maioria dos pilotos se dirigiu aos boxes para tentar melhorar o acerto da moto para lutar pela pole.

Após uma rápida passagem pelos boxes da Blusens, Viñales abriu volta rápida baixando todas as parciais do circuito. Com 2min08s075, Maverick recuperou a pole provisória, abrindo 0s764 de vantagem para Salom.

Cortese abriu volta rápida na sequência e subiu para o segundo lugar, 0s191 atrás de Viñales.

Faltando menos de cinco minutos para o fim da classificação, Alberto Moncayo e Márquez caíram, abandonando a disputa.

Em seguida, Khairuddin conseguiu sua vaga na primeira fila de Brno ao anotar 2min08s504 e subir para o terceiro posto, 0s429 atrás do tempo da pole.

Com o cronometro zerado, Cortese vinha rápido, baixando as parciais de Brno. O germânico anotou 2min08s108, ficando a 0s033 atrás de Viñales.

Moto3, GP da República Tcheca, Brno, Grid de largada:
 

 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube