O mistério, enfim, acabou. Maverick Viñales deixou para trás a dúvida das últimas semanas, optou por deixar a Suzuki e assinou um contrato de dois anos com a Yamaha. A partir de 2017, o espanhol será companheiro de Valentino Rossi, assumindo o posto de
Jorge Lorenzo, que vai guiar pela Ducati. O acordo foi oficializado nesta quinta-feira (19).
“É com um enorme prazer que a Yamaha anuncia a contratação de Maverick Viñales para correr na equipe Movistar Yamaha MotoGP em 2017 e 2018”, confirmou a montadora de Iwata.
Assim como aconteceu no caso de Lorenzo, o anúncio começou pela Suzuki, que enviou uma nota à imprensa comunicando o fim da relação com Viñales. Dez minutos depois, a Yamaha confirmou a chegada do #25.
Maverick Viñales vai guiar pela Yamaha a partir do próximo ano (Foto: Divulgação/MotoGP)
Inicialmente, o
piloto de 21 anos tinha até o GP da França para tomar sua decisão, mas Yamaha e Suzuki concordaram em ampliar o prazo de Maverick até a etapa de Mugello, que acontece no próximo fim de semana. Na esteira da oficialização da ida de Viñales para a Yamaha, a Suzuki escreveu um comunicado agradecendo ao espanhol.
"Toda a família Suzuki é extremamente grata a Viñales por sua contribuição para o crescimento do projeto da MotoGP e o desenvolvimento da GSX-RR, bem como os grandes resultados que nós temos alcançado juntos. Durante o Mundial 2016 que está em disputa, o Team Suzuki Ecstar e a Suzuki Motor Corporation vão continuar com seu apoio incondicional a Maverick, buscando inclusive resultados melhores nas corridas de MotoGP que faltam para disputar. Desejamos o melhor a Maverick, um futuro brilhante e bem-sucedido", concluiu.
Montado em equipamento Honda desde 2001, ainda nas 125cc, Pedrosa se limitou a assegurar que não tinha assinado contrato algum, mas, em entrevista ao jornalista espanhol Manuel Pecino, afirmou que a marca da asa dourada seguia sendo sua prioridade. Na última segunda, a
Honda encerrou rumores e confirmou a permanência do #26.
Os rumores em torno de Maverick voltaram a ganhar força no dia 13, quando a também espanhola ‘Solo Moto’ anunciou o acerto com a fábrica nipônica. A notícia tomou conta da imprensa espanhola e foi reproduzida pelo próprio 'El País', que tinha colocado Pedrosa na vaga.
Campeão da Moto3 em 2013, Viñales ficou apenas um ano na Moto2, mas as 18 provas que disputou na classe intermediária foram suficientes para o piloto de Figueres mostrar seu talento.
Valentino Rossi terá Maverick Viñales como companheiro de equipe na Yamaha (Foto: Suzuki)
Terceiro colocado no Mundial de 2014, Viñales foi contratado pela Suzuki para formar dupla com Aleix Espargaró no ano que marcou o retorno da marca à MotoGP e logo se converteu em uma referência para a fábrica.
Talentoso, Viñales conseguiu brigar de igual para igual com o experiente Aleix e encerrou seu primeiro ano na classe rainha com apenas oito pontos a menos que o piloto catalão.
Sob o comando de Davide Brivio, o mesmo que foi responsável pela chegada de Rossi à Yamaha em 2004,
a fábrica de Hamamatsu fez o que pôde para manter Viñales. Alguns rumores indicam que a casa de Iwata ofereceu € 4 milhões (cerca de R$ 16 milhões) por temporada para Maverick, enquanto a Suzuki elevou a oferta para € 5 milhões (por volta de R$ 20 milhões).
Apesar de o quesito financeiro ter sido apontado como entrave para a negociação, o namorado de Kiara Fontanesi — estrela do Mundial Feminino de Motocross — acabou optando por guiar a vencedora M1 e formar dupla com Rossi, um ponto que o próprio espanhol tinha apontado como atrativo.
Campeão da Moto2 no ano passado, Johann Zarco já chamou a atenção da fábrica e ganhou a chance de vestir o uniforme da marca ainda este ano, quando vai participar das 8 Horas de Suzuka.
Além do francês, Andrea Iannone, que
perdeu a vaga na Ducati para Andrea Dovizioso, aparece como forte candidato. Álex Rins também surge como opção caso a equipe chefiada por Brivio queira assumir novamente o risco de apostar em um piloto estreante.
Confira a prévia do grid de 2017 da MotoGP:
1 |
46 |
VALENTINO ROSSI |
ITA |
YAMAHA |
2 |
25 |
MAVERICK VIÑALES |
ESP |
YAMAHA |
3 |
99 |
JORGE LORENZO |
ESP |
DUCATI |
4 |
4 |
ANDREA DOVIZIOSO |
ITA |
DUCATI |
5 |
26 |
DANI PEDROSA |
ESP |
HONDA |
6 |
|
|
|
HONDA |
7 |
|
|
|
SUZUKI |
8 |
|
|
|
SUZUKI |
9 |
22 |
SAM LOWES |
ING |
APRILIA GRESINI |
10 |
|
|
|
APRILIA GRESINI |
11 |
38 |
BRADLEY SMITH |
ING |
KTM |
12 |
|
|
|
KTM |
13 |
94 |
JONAS FOLGER |
ALE |
TECH3 YAMAHA |
14 |
|
|
|
TECH3 YAMAHA |
15 |
|
|
|
PRAMAC DUCATI |
16 |
|
|
|
PRAMAC DUCATI |
17 |
|
|
|
AVINTIA DUCATI |
18 |
|
|
|
AVINTIA DUCATI |
19 |
|
|
|
MARC VDS HONDA |
20 |
|
|
|
MARC VDS HONDA |
21 |
|
|
|
ASPAR DUCATI |
22 |
|
|
|
ASPAR DUCATI |
23 |
|
|
|
LCR HONDA |
PADDOCK GP #29 RECEBE PIPO DERANI E DEBATE GP DA ESPANHA DE F1
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