Volta de Marc Márquez anima MotoGP no primeiro dia de treinos em Portimão

Embora os tempos não sejam lá um indicativo dos melhores, o primeiro dia de Marc Márquez na RC213V em nove meses foi o grande destaque desta sexta-feira (16) em Portimão

Marc Márquez volta a acelerar no Mundial de Motovelocidade (Vídeo: MotoGP)

Marc Márquez está de volta! Não, o espanhol da Honda não foi o líder os trabalhos desta sexta-feira (16) em Portimão, mas o que poderia ser mais importante no primeiro dia do GP de Portugal do que o retorno do hexacampeão da classe rainha?

Depois de nove meses longe da RC213V ― desde que tentou voltar precocemente no GP da Andaluzia do ano passado ―, Márquez completou um total de 32 voltas, a melhor delas em 1min40s339, o que lhe garantiu o sexto posto, só 0s433 atrás de Francesco Bagnaia, o líder dos trabalhos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram.

Marc Márquez voltou às pistas depois de quase nove meses (Foto: Repsol)

WEB STORY
⇝ Fatos e curiosidades do GP de Portugal de MotoGP. Com Marc Márquez!

“Foi um ótimo dia, uma grande sensação e, falando honestamente, fiz a primeira saída ― a pista ainda não estava muito boa ― e imediatamente me senti bem na moto”, relatou. “De manhã, em termos de sensação, me senti melhor do que a tarde, porque eu estava fresco. Meu braço estava descansado e eu tinha força”, seguiu.

“De tarde, eu descansei um pouco mais para aquecer o braço e comecei a sentir que ele estava um pouco mais cansado. Fora isso, estamos em uma situação muito melhor do que esperávamos antes do fim de semana”, avaliou. “Não sei como, pois não entendo o que está acontecendo. Só estou pilotando a moto, tentando seguir o meu caminho”, declarou.

Os tempos, contudo, não são a principal preocupação do espanhol. Marc quer mesmo saber é se o corpo vai resistir à sequência dos trabalhos, já que o braço direito passou por maus bocados nos últimos nove meses.

“Os tempos estão vindo. Isso não é o mais importante, mas eles estão vindo bem. A verdadeira dúvida, porém, é como o braço vai reagir quando eu acordar amanhã. Pois a velocidade está lá”, ponderou.

Mas Marc não foi o único feliz com este retorno. Estreando na Honda em 2021, Pol Espargaró também comemorou, mas pela chance de poder aproveitar as informações do companheiro de equipe.

“Estávamos esperando a volta de Marc, e pelo menos eu esperava que ele estivesse em alto nível muito rápido. Não sei se ele já está 100%, mas o tempo passa rápido, então é importante para todos”, comentou Pol. “Além disso, Marc tem mais experiência com o acerto, tem mais de nove anos com essa moto, então pode dar direções claras que eu posso utilizar para melhorar os meus tempos e os meus resultados. Então é importante para todos. Inclusive para mim”, assumiu

“A mensagem é clara: Marc volta para estar lá em cima e não lhe custou tanto”, observou. “Todos esperavam que ele fosse rápido, que seria muito rápido, alguns esperávamos e outros, não. Eu estou entre os que esperavam, porque Marc é um piloto rápido e que tem muita experiência com essa moto”, completou.

Líder do primeiro dia em Portimão, Bagnaia saiu satisfeito com o próprio trabalho e também impressionado com Márquez.

“Tinha certeza de que ele seria rápido desde o início e, de fato, Marc está em grande forma”, considerou. “Depois do que aconteceu com ele no ano passado, acho que ele não voltaria se não estivesse 100%. Não posso fazer outra coisa que não seja cumprimentá-lo pelo que fez”, frisou.

Jack Miller, que também chega em Portimão longe da melhor forma, já que operou o braço recentemente, destacou o largo sorriso exibido pelo espanhol ainda pela manhã.

Marc Márquez quer saber como o corpo vai reagir (Foto: Repsol)

“Ver o sorri de Marc nos boxes hoje de manhã me fez sorrir, pois dá para ver o quanto este esporte significa para ele”, revelou.

Às distância, o hoje aposentado Jorge Lorenzo, que também foi companheiro de equipe de Márquez, exaltou a atuação do espanhol.

Marc Márquez, de que planeta você veio?”, escreveu Jorge no Twitter. “Admito que não esperava essa atuação estratosférica no TL1 e no TL2. A verdade é que você é feito de outro material”, continuou.

“Espero que você consiga se manter na moto sem sustos, com o mesmo ritmo e energia na corrida de domingo. Sorte!”, completou.

Em se tratando apenas do primeiro dia de testes, é cedo para dizer qual será a performance de Marc Márquez em Portimão, mas tê-lo de volta à pista foi o grande atrativo desta sexta-feira. O titular da Honda pode até não ganhar a corrida, talvez não consiga nem um pódio, mas certamente é um personagem que agrega ao campeonato e coloca os espectadores na pontinha do sofá esperando pela próxima manobra ou pela próxima salvada.

Enfim, Marc Márquez está de volta!

LEIA TAMBÉM
⇝ Série à la ‘Drive to Survive’ é impulso necessário para expansão da MotoGP
⇝ WEB STORY – Pedro Acosta: a nova pérola do Mundial de Motovelocidade
⇝ Zarco acerta ao confiar na Ducati e dá volta por cima após saída da KTM
⇝ Miller sucumbe à pressão e derrete favoritismo em rodada dupla no Catar
⇝ Novo Marc Márquez? Acosta encanta e ganha protagonismo na Moto3
⇝ Dupla talentosa e poucos erros: como Pramac superou Ducati no Catar
⇝ Longa estadia no Catar afeta termômetro, mas MotoGP 2021 é estonteante
⇝ Martín brilha e vira protagonista da MotoGP após rodada dupla no Catar
⇝ Marc Márquez revê MotoGP com novos nomes e ordem de forças embaralhada

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.