Yamaha mantém mistério e evita data para testar motor V4: “Quando estiver pronto”

Chefe da Yamaha, Massimo Meregalli evitou detalhar os planos da companhia e se limitou a dizer que o motor V4 será testado “quando estiver pronto”

Cinco meses após anunciar o desenvolvimento de um motor V4 para a YZR-M1, a Yamaha segue fazendo mistério em torno da unidade. Chefe da equipe japonesa na MotoGP, Massimo Meregalli não deu prazos para o propulsor ser testado e garantiu que a unidade vai dar as caras na pista “quando estiver pronta”.

Em meados da temporada passada, a Yamaha confirmou o desenvolvimento de um motor V4, mas evitou confirmar a troca dos atuais quatro cilindros em linha. De acordo com a fábrica, o objetivo é avaliar os benefícios de um design diferente de motor.

Relacionadas

Na MotoGP atual, a Yamaha é a única usando motor de quatro cilindros em linha, design adotado desde o início da era dos motores quatro tempos, em 2002. Ducati, Aprilia, KTM e Honda usam o V4.

Titular da equipe, Álex Rins confirmou que não foi informado de nenhuma previsão para testar o V4 e explicou que a montadora prefere não ocupar a cabeça dos pilotos com essa programação.

Álex Rins destacou que a Yamaha não quer dar data para testar motor V4 (Foto: Yamaha)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Não nos deram nenhuma data”, disse Rins. “Com certeza, como pilotos, nós perguntamos, mas eles preferem manter isso afastado, para o piloto não perder tempo pensando em quando vai testá-lo”, seguiu.

“Certamente, se testarem vai ser bom”, comentou. “Quer dizer, pelo que eles nos disseram, vão trazer quando for melhor do que o atual. Ter o motor V4 não é obrigatório. No fim, a Honda tem o motor V4 e nós temos mais ou menos os mesmos problemas”, ponderou.

Questionado sobre quando o motor V4 pode dar as caras, Meregalli respondeu: “Quando estiver pronto. Com certeza, é impossível dizer alguma coisa. Claro que nós gostaríamos de colocar na pista o mais cedo possível, mas faremos isso quando estiver pronto”.

MotoGP volta às pistas entre os dias 12 e 13 de fevereiro para o segundo teste da pré-temporada, na Tailândia. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.