Zarco bate tempo de Lüthi no fim e lidera último treino livre da Moto2 na Espanha. Rabat é 3º, com Lowes em 8º
Johann Zarco foi o mais rápido na terceira sessão de treinos livres para o GP da Espanha de Moto2. 0s209 mais lento, Tom Lüthi aparece em segundo, com Tito Rabat fechando a lista dos três melhores
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Johann Zarco foi o mais rápido na terceira e última sessão de treinos livres para o GP da Espanha de Moto2. Na manhã deste sábado (2), o piloto da Ajo cravou 1min42s875 e superou a concorrência para garantir o topo da tabela de tempos.
No forte calor espanhol, os tempos caíram bastante no fim da sessão, com Tom Lüthi aparecendo em condições de ditar o ritmo. Nos segundos finais, no entanto, o francês #5 baixou o tempo do rival da Interwetten em 0s209 e garantiu a liderança.
Johann Zarco ditou o ritmo nesta manhã em Jerez (Foto: Ajo)
0s221 mais lento que Zarco, Tito Rabat aparece no terceiro posto da tabela, seguido por Julián Simón, que mostrou bom ritmo ao longo de toda a sessão.
Simone Corsi chegou a flertar com a ponta, mas acabou em quinto, 0s288 mais lento que o ponteiro. Axel Pons aparece de surpresa no sexto posto.
Álex Rins foi 0s382 mais lento que Zarco e ficou com a sétima posição, 0s029 à frente de Sam Lowes, o oitavo. Luis Salom vem na sequência, com Jonas Folger completando o rol dos dez melhores.
Saiba como foi o terceiro treino livre da Moto2 em Jerez:
Com o tempo firme em Jerez de la Frontera, os pilotos da Moto2 foram para a pista para o terceiro treino livre com a temperatura na casa dos 27°C e o asfalto batendo os 32°C. A velocidade dos ventos era de 6 km/h.
Em ótima fase nesse início de temporada, Sam Lowes se instalou na liderança logo no início da sessão, com Simone Corsi se colocando em segundo, 0s017 atrás. Tom Lüthi aparecia em terceiro.
Com 1min44s089, Álex Márquez aparecia na quarta colocação, à frente de Julián Simón e Axel Pons.
Pouco depois, Lüthi cravou 1min43s601 e assumiu a ponta, abrindo 0s053 de vantagem para Lowes. O #22 reagiu imediatamente e recuperou a ponta ao melhorar o tempo de Tom em 0s157. Corsi vinha em terceiro, com Simón, Luis Salom, Márquez, Marcel Schrotter, Álex Rins, Johann Zarco e Jonas Folger fechando o top-10.
Com 1min43s796, Zarco saltou para o quinto posto antes de seguir para sua primeira parada nos boxes. Assim como o francês, muitos pilotos já tinham retornado para os boxes após os primeiros 15 minutos de sessão.
Tito Rabat ficou com a terceira melhor marca (Foto: Marc VDS)
De volta à pista, Tito Rabat começou a escalar o pelotão, subindo dois postos a cada giro. Depois de 11 voltas, o #1 ocupava a sétima colocação, 0s422 atrás de Lowes, o líder. Companheiro do campeão vigente na Marc VDS, Álex Márquez aparecia na oitava colocação, 0s008 mais lento que Tito.
Quem também melhorou foi Lorenzo Baldassarri. 0s418 mais lento que Lowes, o italiano subiu para a sétima colocação, à frente de Rabat, Márquez e Salom.
Com 1min43s549, Rins saltou de 14º para segundo, se instalando a 0s105 de Lowes. Lüthi tinha o terceiro tempo, com Corsi e West completando o top-5.
Tentando melhorar sua marca, Rins perdeu a frente da moto na curva 2 de Jerez, mas conseguiu se equilibrar por um tempo usando o braço direito como apoio. Apesar o malabarismo, o espanhol acabou caindo, mas não se feriu e logo conseguiu voltar para a pista.
Na sequência, Franco Morbidelli escapou da pista e, apesar de ter ido parar na brita da curva 10, atuou como um verdadeiro peão para evitar a queda de um touro bravo.
Enquanto isso, Rabat virou em 1min43s096, assumindo a ponta da sessão, agora à frente de Lüthi e Lowes. Rins tinha o quarto posto, seguido por Corsi.
Com 1min43s521, Lorenzo Baldassarri saltou para a quinta colocação, 0s008 à frente de Jonas Folger. Rins caiu para sétimo, com West, Simón e Hafizh Syahrin completando o rol dos dez primeiros.
Pouco depois, Corsi virou 0s160 mais lento que Rabat e subiu para a segunda colocação, à frente de Lüthi e Lowes. Na sequência, Axel Pons cravou 1min43s173 e se instalou em segundo, 0s080 mais lento que o campeão vigente. Corsi respondeu de imediato, superou Pons por 0s013 e retomou a segunda colocação.
Com 1min43s084, Lüthi assumiu a ponta da tabela, abrindo 0s012 de vantagem para Rabat depois de um ótimo terceiro setor em Jerez.
0s076 mais lento que o líder, Simón subiu para a terceira colocação, com Corsi, Pons, Lowes, Rins, Salom, Cortese e Baldassarri completando o top-10.
Com pouco mais de dois minutos para o fim, Zaqhwan Zaidi caiu na Dry Sack, mas não se feriu e logo voltou para a pista.
Zarco abriu uma ótima volta, mas perdeu um pouquinho de tempo nos metros finais da pista andaluz e apenas conseguiu subir para a terceira posição, 0s049 atrás do líder.
Pouco depois, Anthony West caiu na curva 10, com a moto da QMMF atingindo em cheio a barreira de pneus.
Nos últimos instantes antes de a bandeira quadriculada ser exibida, Zarco passou em 1min42s875 e assumiu a liderança, abrindo 0s209 de vantagem para Lüthi. O suíço tentou melhorar na sequência, mas não conseguiu superar Johann.
#GALERIA(5292)
Relacionadas
Moto2, GP da Espanha, Jerez de la Frontera, 3º Treino Livre:
1
|
5
|
JOHANN ZARCO
|
FRA
|
AJO Kalex
|
1:42.875
|
|
2
|
12
|
THOMAS LÜTHI
|
SUI
|
INTERWETTEN Kalex
|
1:43.084
|
+0.209
|
3
|
1
|
ESTEVE RABAT
|
ESP
|
MARC VDS Kalex
|
1:43.096
|
+0.221
|
4
|
60
|
JULIÁN SIMÓN
|
ESP
|
QMMF Speed Up
|
1:43.160
|
+0.285
|
5
|
3
|
SIMONE CORSI
|
ITA
|
FORWARD Kalex
|
1:43.163
|
+0.288
|
6
|
49
|
AXEL PONS
|
ESP
|
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
|
1:43.176
|
+0.301
|
7
|
40
|
ÁLEX RINS
|
ESP
|
PONS Kalex
|
1:43.257
|
+0.382
|
8
|
22
|
SAM LOWES
|
ING
|
SPEED UP
|
1:43.286
|
+0.411
|
9
|
39
|
LUIS SALOM
|
ESP
|
PONS Kalex
|
1:43.353
|
+0.478
|
10
|
94
|
JONAS FOLGER
|
ALE
|
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
|
1:43.377
|
+0.502
|
11
|
11
|
SANDRO CORTESE
|
ALE
|
INTACT Kalex
|
1:43.445
|
+0.570
|
12
|
7
|
LORENZO BALDASSARRI
|
ITA
|
FORWARD Kalex
|
1:43.521
|
+0.646
|
13
|
23
|
MARCEL SCHROTTER
|
ALE
|
TECH3 Mistral 610
|
1:43.617
|
+0.742
|
14
|
95
|
ANTHONY WEST
|
AUS
|
QMMF Speed Up
|
1:43.641
|
+0.766
|
15
|
55
|
HAFIZH SYAHRIN
|
MAS
|
RACELINE Kalex
|
1:43.727
|
+0.852
|
16
|
30
|
TAKAAKI NAKAGAMI
|
JAP
|
TEAM TADY Kalex
|
1:43.833
|
+0.958
|
17
|
21
|
FRANCO MORBIDELLI
|
ITA
|
ITALTRANS Kalex
|
1:43.864
|
+0.989
|
18
|
73
|
ÁLEX MÁRQUEZ
|
ESP
|
MARC VDS Kalex
|
1:43.874
|
+0.999
|
19
|
19
|
XAVIER SIMÉON
|
BEL
|
GRESINI Kalex
|
1:43.950
|
+1.075
|
20
|
77
|
DOMINIQUE AEGERTER
|
SUI
|
INTERWETTEN Kalex
|
1:43.967
|
+1.092
|
21
|
36
|
MIKA KALLIO
|
FIN
|
ITALTRANS Kalex
|
1:43.996
|
+1.121
|
22
|
25
|
AZLAN SHAH
|
MAS
|
TEAM TADY Kalex
|
1:44.204
|
+1.329
|
23
|
88
|
RICKY CARDÚS
|
ESP
|
TECH3 Mistral 610
|
1:44.274
|
+1.399
|
24
|
57
|
EDGAR PONS
|
ESP
|
PONS Kalex
|
1:44.404
|
+1.529
|
25
|
96
|
LOUIS ROSSI
|
FRA
|
TASCA Tech3
|
1:44.429
|
+1.554
|
26
|
4
|
RANDY KRUMMENACHER
|
SUI
|
JIR KALEX
|
1:44.443
|
+1.568
|
27
|
2
|
JESKO RAFFIN
|
SUI
|
SAG Kalex
|
1:45.516
|
+2.641
|
28
|
66
|
FLORIAN ALT
|
ALE
|
IODA Suter
|
1:45.579
|
+2.704
|
29
|
10
|
THITIPONG WAROKORN
|
TAI
|
SAG Kalex
|
1:45.649
|
+2.774
|
30
|
51
|
ZAQHWAN ZAIDI
|
MAL
|
JPMOTO MALAYSIA Suter
|
1:46.084
|
+3.209
|
31
|
70
|
ROBIN MULHAUSER
|
SUI
|
INTERWETTEN Kalex
|
1:46.147
|
+3.272
|
|
|
|
|
|
|
|
RECORDE
|
JONAS FOLGER
|
ALE
|
ARGIÑANO & GINÉS Kalex
|
1:42.876
|
154.7 km/h
|
|
MELHOR VOLTA
|
STEFAN BRADL
|
ALE
|
VIESSMANN KIEER Kalex
|
1:42.706
|
155.0 km/h
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Condições do tempo
|
|
PISTA SECA
|
|
ar: 29ºC | pista: 36ºC
|
FOI HORRÍVEL
Há exatos 21 anos, o acidente fatal de Ayrton Senna na curva Tamburello, no circuito de Ímola, na Itália, chocava o Brasil e o mundo do esporte. O tricampeão do mundo, à época defendendo a Williams #2, morreu no auge quando buscava quebrar os recordes do pentacampeão Juan Manuel Fangio, o então maior dono de títulos da história da F1. Mais de duas décadas depois do momento que marcou — e mudou — a categoria, Bernie Ecclestone, dirigente máximo da F1, falou sobre o tema e relembrou seu carinho e, principalmente, dos fãs do esporte em relação ao piloto brasileiro