Zarco é punido por acidente com Morbidelli e vai largar no pit-lane do GP da Estíria

O Painel de Comissários considerou o piloto da Avintia responsável pelo acidente que quase vitimou Maverick Viñales e Valentino Rossi. O francês não entrou na pista nesta sexta-feira (21) por causa da cirurgia que fez na fratura do escafoide direito

Johann Zarco não escapou sem punições do acidente que causou no GP da Áustria de semana passada. Nesta sexta-feira (21), o Painel de Comissários da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) anunciou a penalização ao piloto da Avintia, que terá de largar para o GP da Estíria do pit-lane.

Na semana passada, ainda na nona volta da corrida, Johann tentou passar Franco Morbidelli se valendo da superioridade do motor Ducati. Ao contornar a curva 2, o francês se colocou à frente do ítalo-brasileiro e, na sequência, freou para preparar a entrada na Remus. Sem ter como reagir, Franco colidiu com a GP19 e caiu, junto com Zarco.

A YZR-M1 da SRT escorregou pelo trecho de grama e, em um desnível do piso, acabou catapultada, passando entre os dois companheiros de Yamaha. A Ducati de Johann, por sua vez, cortou a área de escape sem perder muita velocidade na brita e reencontrou Maverick Viñales e Valentino Rossi, que tinham acabado de contornar o ápice da curva.

Johann Zarco não escapou de punição pelo acidente da Áustria (Foto: Divulgação/MotoGP)

Inicialmente, o bicampeão da Moto2 parecia ter escapado sem lesões, mas na segunda-feira anunciou uma fratura no escafoide direito, que foi operada apenas na quarta. Por conta da cirurgia, Johann não pôde entrar na pista nesta sexta.

No último fim de semana, os comissários sequer ouviram os pilotos, mas depois de algumas criticas, a FIM anunciou que Zarco e Morbidelli teriam um encontro com o Painel de Comissários na quinta-feira. Após a reunião, a FIM adiou para hoje a decisão.

Através de um comunicado, a entidade máxima do motociclismo informou que “após o incidente durante o GP da Áustria envolvendo Johann Zarco e Franco Morbidelli que causou bandeira vermelha, o Painel de Comissários da FIM ouviu os dois pilotos na quinta feira, 20 de agosto. Após avaliação, foi determinado que houve pilotagem irresponsável de Johann, o que resultou em uma punição. O francês vai largar do pit-lane na próxima corrida”.

O francês chegou a afirmar que seria absurdo ser sancionado pelo lance, já que não fez nenhuma loucura e não saberia como evitar o toque. Após ter chamado o adversário de “meio assassino”, Morbidelli voltou atrás da declaração, mas seguiu com a opinião de grande erro do piloto.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da MotoGP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.