Zarco sofreu impacto de 26 G em forte acidente com Morbidelli no GP da Áustria

Em gráfico liberado pela Alpinestars, fornecedora de macacões da MotoGP, o acidente do francês no Red Bull Ring, durou cerca de 6s no total

O acidente sofrido por Johann Zarco no GP da Áustria impressionou pelos dados divulgados. A Alpinestars, fornecedora de macacões da MotoGP, compartilhou nesta sexta-feira (21) o gráfico da assustadora queda no Red Bull Ring.

Na última semana, na nona volta da disputa, o francês vinha em disputa com Franco Morbidelli quando emparelhou com o ítalo-brasileiro na curva 3, freando e provocando a queda da dupla, que rolou com violência na caixa de brita.

Enquanto isso, as motos da dupla seguiram de volta para o traçado em alta velocidade. Passando pela cena bem no momento, Maverick Viñales e Valentino Rossi escaparam por um triz de serem acertados pela Ducati e pela Yamaha.

O gráfico do acidente (Foto: Alpinestars)

Com as informações aprofundadas liberadas pela marca de macacões em parceria com a Tech-Air, sistema de airbag, observou-se que o piloto da Avintia atingiu o solo com força de 26,2 G, ou seja, 26 vezes a força da gravidade.

Ainda, após o toque com Morbidelli, o sistema de proteção inflou cerca de 0s2 mais tarde, 0s2 antes de atingir o solo. Todo o acidente durou aproximadamente 6s entre decolagem, o rolar no chão e o escorregar na brita.

Diferente do que se pensava, o francês não saiu tão ileso do incidente. Após exames, constatou-se uma fratura em seu punho, o obrigando a passar pela sala de operação e o tornando dúvida para o GP da Estíria.

Após o Painel de Comissários da FIM [Federação Internacional de Motociclismo] conversar com ambos pilotos envolvidos no caso, aplicou punição ao #5 da Avintia: larga do pit-lane em sua próxima corrida.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO? Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube