Talvez tenha demorado um pouco mais do que o esperado, mas Clint Bowyer venceu pela primeira vez com piloto da Stewart-Haas. Depois de uma corrida marcada pela regularidade nesta segunda-feira (26) em Martinsville, passando a maior parte do tempo no top-3, o #14 só precisou buscar alguma vantagem sobre Kyle Busch nas últimas voltas para cruzar a linha de chegada em primeiro.
Kyle Busch foi o último grande adversário de Bowyer na prova. Antes, o #14 já tinha batalhado com Ryan Blaney – e o piloto da Penske segurou a onda por mais de 100 voltas, só ficando para trás no terceiro segmento. Após 500 voltas, Kyle foi o segundo e Ryan foi o terceiro. Martin Truex Jr. e Kevin Harvick também surgiram no top-5, mas sem o mesmo vigor para brigar pelo triunfo.
O resultado acaba com a incrível seca de vitórias de Bowyer. Depois de brigar pelo título – e perder – em 2012, numa campanha que somou três vitórias, o piloto afundou junto com a Michael Waltrip Racing, que fechou em 2015. Depois de uma passagem relâmpago pela minúscula H Scott em 2016, a temporada 2017 chegou com a chance de defender a Stewart-Haas. Entre a corrida de Charlotte de outubro de 2012 e a de Martinsville neste fim de semana se passaram 190 etapas da Nascar.
Clint Bowyer se defende de Kyle Busch (Foto: Nascar Media)
Outro jejum encerrado, mas bem menos expressivo, é o de vitórias do carro #14. A última vez que o numeral foi visto no Victory Lane foi em Sonoma em 2016, naquela que seria a vitória derradeira de Tony Stewart.
Além dos livros de estatística, a vitória também é muito importante para o campeonato da Nascar. Bowyer é o quarto piloto classificado para os playoffs, ao lado de Harvick, Truex e Austin Dillon.
A próxima etapa da Nascar acontece dentro de duas semanas. Depois de um fim de semana de folga, a categoria parte para o Texas.
Nascar 2018, Martinsville, corrida, final:
1 |
14 |
CLINT BOWYER |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
500 voltas |
|
2 |
18 |
KYLE BUSCH |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+1.146 |
|
3 |
12 |
RYAN BLANEY |
EUA |
PENSKE FORD |
+5.825 |
|
4 |
78 |
MARTIN TRUEX JR. |
EUA |
FURNITURE ROW TOYOTA |
+8.286 |
|
5 |
4 |
KEVIN HARVICK |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+10.627 |
|
6 |
22 |
JOEY LOGANO |
EUA |
PENSKE FORD |
+12.071 |
|
7 |
88 |
ALEX BOWMAN |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+14.646 |
|
8 |
47 |
AJ ALLMENDINGER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+15.234 |
|
9 |
9 |
CHASE ELLIOTT |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+15.475 |
|
10 |
2 |
BRAD KESELOWSKI |
EUA |
PENSKE FORD |
+15.939 |
|
11 |
41 |
KURT BUSCH |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+16.756 |
|
12 |
11 |
DENNY HAMLIN |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+16.858 |
|
13 |
21 |
PAUL MENARD |
EUA |
WOOD BROTHERS FORD |
+19.291 |
|
14 |
10 |
ARIC ALMIROLA |
EUA |
STEWART-HAAS FORD |
+21.857 |
|
15 |
48 |
JIMMIE JOHNSON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+1 volta |
|
16 |
42 |
KYLE LARSON |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+1 volta |
|
17 |
20 |
ERIK JONES |
EUA |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3 voltas |
|
18 |
19 |
DANIEL SUÁREZ |
MEX |
JOE GIBBS TOYOTA |
+3 voltas |
|
19 |
31 |
RYAN NEWMAN |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+3 voltas |
|
20 |
24 |
WILLIAM BYRON |
EUA |
HENDRICK CHEVROLET |
+3 voltas |
|
21 |
34 |
MICHAEL McDOWELL |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+3 voltas |
|
22 |
13 |
TY DILLON |
EUA |
GERMAIN CHEVROLET |
+4 voltas |
|
23 |
37 |
CHRIS BUESCHER |
EUA |
JTG DAUGHERTY CHEVROLET |
+4 voltas |
|
24 |
95 |
KASEY KAHNE |
EUA |
LEAVINE CHEVROLET |
+4 voltas |
|
25 |
38 |
DAVID RAGAN |
EUA |
FRONT ROW FORD |
+5 voltas |
|
26 |
1 |
JAMIE McMURRAY |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
+5 voltas |
|
27 |
72 |
COLE WHITT |
EUA |
TRISTAR CHEVROLET |
+7 voltas |
|
28 |
96 |
DJ KENNINGTON |
CAN |
GAUNT BROTHERS TOYOTA |
+7 voltas |
|
29 |
15 |
ROSS CHASTAIN |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+7 voltas |
|
30 |
3 |
AUSTIN DILLON |
EUA |
RICHARD CHILDRESS CHEVROLET |
+7 voltas |
|
31 |
55 |
JJ YELEY |
EUA |
PREMIUM CHEVROLET |
+7 voltas |
|
32 |
32 |
MATT DIBENEDETTO |
EUA |
GO F A S FORD |
+12 voltas |
|
33 |
6 |
TREVOR BAYNE |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+14 voltas |
|
34 |
43 |
DARRELL WALLACE JR. |
EUA |
RICHARD PETTY CHEVROLET |
+14 voltas |
|
35 |
51 |
HARRISON RHODES |
EUA |
RICK WARE RACING CHEVROLET |
+18 voltas |
|
36 |
23 |
GRAY GAULDING |
EUA |
BK TOYOTA |
+19 voltas |
|
37 |
17 |
RICKY STENHOUSE JR. |
EUA |
ROUSH FENWAY FORD |
+19 voltas |
|
38 |
0 |
LANDON CASSILL |
EUA |
STARCOM CHEVROLET |
+289 voltas |
NC |