Contando com pit-stop decisivo, Hamlin segura ímpeto de Harvick e vence Nascar All-Star em Charlotte

Depois de perder ritmo na metade da prova, Denny Hamlin conseguiu se recuperar e, após excelente pit-stop, saltou para a liderança. O piloto do #11 também se preocupou com Kevin Harvick, que fez parecer que a corrida estava “acabada”. Todavia, o #4 se viu preso atrás da pilotagem defensiva do líder e não conseguiu levar o cheque de US$ 1 milhão

Mesmo tendo conseguido a pole para a etapa All-Star da Sprint Cup, realizada neste sábado (17), Denny Hamlin não era visto como favorito à vitória, conforme a corrida se desenrolava. Mas a situação mudou: o #11 fez um excelente pit-stop e, após ganhar cinco posições e assumir a ponta, só precisou segurar o forte ritmo de Kevin Harvick e levar US$ 1 milhão para casa.
 
Hamlin foi o líder das primeiras 18 voltas, mas seu ritmo começou a decair. Depois de ceder a ponta para Kasey Kahne, o piloto da Joe Gibbs Racing foi perdendo posições até chegar ao oitavo lugar. A briga pela vitória parecia distante.
Hamlin e Harvick estiveram bem próximos nos momentos decisivos da prova (Foto: AP)
Pouco depois, Brad Keselowski – que optou por trocar apenas dois pneus – tomou a ponta na base da estratégia. Ao contrário do que o senso comum indica, o #2 seguiu líder por um bom tempo, sem perder ritmo. Todo o trabalho do piloto da Penske passou a ser segurar Kurt Busch e Jeff Gordon, que estavam logo atrás.
 
Harvick também vinha bem, mas estava mais atrás. Depois de fazer uma classificação ruim, largando em 19º, precisou se recuperar aos poucos, até entrar no top-5 na metade da prova. Ficava claro que ele seria uma ameaça aos líderes, cedo ou tarde.
 
Faltando dez voltas para o fim, as posições foram alteradas. O formato da All-Star, baseado nas posições dos pilotos a cada 25 voltas, prevê uma média das colocações dos carros na corrida. Tomando esse número como referência, determinado a ordem para a parte decisiva da etapa.
 
Então, Keselowski seguiu líder, com Kurt Busch, Kahne, Harvick, Gordon e Hamlin atrás. Mas uma rodada de pit-stops ainda seria realizada e poderia embaralhar tudo.
Hamlin contou com pit-stop rápido para vencer em Charlotte (Foto: AP)
E assim o fez. Keselowski saiu líder dos boxes, mas foi punido por excesso de velocidade, saindo da disputa pela vitória. Portanto, Hamlin assumiu a ponta, depois de ganhar cinco posições apenas com um bom pit-stop.
 
Na última relargada, Hamlin e Harvick eram os líderes. Na maior parte do tempo, Kevin parecia ter ritmo para vencer. Mas Denny conseguiu fechar a porta com sabedoria. Daí em diante, era só cruzar a linha de chegada e levar um cheque milionário para casa.
 
“Harvick estava sempre se aproximando, eventualmente colando na minha traseira, à direita. Parecia que a corrida estava acabada. Eu olhei pelo espelho e sabia que precisava de uma manobra defensiva”, contou Hamlin.
 
Passada a etapa extra-campeonato, a Sprint Cup volta ao normal no próximo final de semana. O próximo domingo (24) é dia de 600 Milhas de Charlotte.
AO VIVO

A Indy começa a definir as posições de largada para as 500 Milhas de Indianápolis neste sábado, quando os pilotos vão ao famoso oval para determinar os três grupos para a decisão das 11 filas do grid. No domingo, o dia será dividido em três sessões distintas. A primeira parte vai decidir as colocações entre o décimo e o 30º. Depois, vem a formação entre 31º e 33º. E, em seguida, terá início a fase mais importante: o ‘Fast Nine’. É daí que sai, portanto, o pole-position. Assista AO VIVO e em TEMPO REAL a classificação

TENSÃO EM INDY

O momento mais aguardado da temporada da Indy chegou. Depois de cinco etapas em circuitos mistos em 2015, a categoria americana já está desde o início de maio no lendário Indianapolis Motor Speedway para a 99ª edição das 500 Milhas. E já neste final de semana, os pilotos se juntam em busca da pole mais importante do campeonato. A classificação para a formação do grid é feita em dois dias. O dono da posição de honra só será conhecido no domingo, depois do 'Fast Nine'. Só que os treinos da semana foram marcados por acidentes sérios, e isso colocou a Indy em alerta

A 25ª DA CARREIRA

Marc Márquez não foi para o treino classificatório do GP da França como favorito à pole, mas isso nunca fez diferença para o piloto da Honda. Na tarde deste sábado (16) em Le Mans, o espanhol voltou a mostrar sua tradicional boa performance e afastou a concorrência para garantir sua 25ª pole na MotoGP — a terceira na temporada 2015. Calçando a RC213V com um par de pneus macios, Márquez cravou 1min32s246 na melhor de suas nove voltas no treino classificatório e garantiu a posição de honra no grid 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.